sexta-feira, 9 de abril de 2021

Mulheres Diretoras

 






Apresentação

O cinema feito por mulheres é um fenômeno vigoroso e de longa data no Brasil. Entretanto, muitas vezes a trajetória das nossas cineastas acaba minimizada ou esquecida nos livros de história do cinema. Nas últimas duas décadas, a insurgência dos movimentos sociais em prol da equidade de gênero impulsionou pesquisadoras e pesquisadores a resgatarem a presença artística das mulheres no audiovisual.


Este novo olhar para a história do cinema brasileiro revelou cineastas do período silencioso, como Cléo de Verberena, além de difundir o trabalho de diretoras em atividade durante movimentos importantes da nossa cinematografia como a Pornochanchada, o Cinema Novo e o Cinema Marginal.

Traçar um panorama da autoria feminina no Brasil é, portanto, recolocar essas mulheres no olho da história e reconhecer a sua importância para construção estética e política do nosso cinema.


"Creio que existe, sim, uma expressão feminina. Entretanto, ela é, antes de tudo, uma expressão libertária de resistência, de formulação política, de expressão transformadora e de construção de novas percepções críticas e projetos políticos." (Heloísa Buarque de Holanda no prefácio do livro Feminino e Plural: Mulheres no Cinema Brasileiro)


Objetivos

O Curso online Mulheres Diretoras no Cinema Brasileiro, ministrado por Daniela Strack, deseja lançar luz à trajetória das cineastas mulheres no contexto brasileiro. A partir da análise da vida e obra de algumas de suas principais cineastas, o curso propõe um novo olhar para a história do cinema brasileiro.




Conteúdos

AULA 1

Percursos invisíveis: as primeiras cineastas

1) Breve panorama dos estudos sobre mulheres no cinema brasileiro;

2) De personagem à cineasta: as pioneiras do cinema brasileiro (Cléo de Verberena, Carmen Santos, Gilda de Abreu);

3) Mulheres diretoras nas décadas de 60 e 70 (Helena Solberg, Tereza Trautman, Vera de Figueiredo);

4) Amor Maldito e as cineastas pós ditadura militar (Adélia Sampaio, Suzana Amaral, Lúcia Murat).

AULA 2

Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro contemporâneo

1) A geração pós-retomada (Tata Amaral, Anna Muylaert, Ana Luiza Azevedo, Laís Bodanzky);

2) Helena Ignez e Paula Gaitán: longos percursos, novos cinemas;

3) Mulheres no cinema brasileiro contemporâneo.

 



Ministrante: Daniela Strack

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS e graduada em Produção Audiovisual pela PUCRS (2014). Pesquisadora de cinema sobretudo nas áreas de cinema brasileiro, de estudos de gênero e de filosofia da imagem. Trabalha como Assistente de Direção Cinematográfica desde 2012, com destaque para os longas-metragens Tinta Bruta (Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, 2018); Raia 4 (Emiliano Cunha, 2019) e A Nuvem Rosa (Iuli Gerbase, 2021), exibido no Sundance Festival deste ano.

É membro-fundadora do cineclube "Academia das Musas", fundado em 2016 com objetivo de estudar produções dirigidas por mulheres, e membro da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul). Foi presidente da APTC-RS (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul) de 2019 a 2021. Ministrou o curso “Agnès Varda: Pioneira da Nouvelle Vague” (2020) pela Cine UM.



Curso online
MULHERES DIRETORAS 
NO CINEMA BRASILEIRO
de Daniela Strack


Datas
01 e 02 / Maio
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h

Duração
2 encontros online
(carga horária: 4 horas / aula)

Material
Certificado de participação

Investimento
R$ 80,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições: R$ 60,00


Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714







Realização

Nenhum comentário:

Postar um comentário