terça-feira, 11 de maio de 2021

Alfred Hitchcock





Apresentação

Sir Alfred Joseph Hitchcock (Londres, 13 de agosto de 1899 — Los Angeles, 29 de abril de 1980), diretor e produtor cinematográfico britânico, é amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Hitchcock foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial. Conhecido como o "Mestre do Suspense", dirigiu 53 longas-metragens ao longo de seis décadas de carreira. Tornou-se também famoso por conta de diversas entrevistas, das frequentes aparições em seus filmes e da apresentação do programa da TV Alfred Hitchcock Presents (1955 - 1965).



Alfred Hitchcock é certamente o mais popular diretor de toda a história do cinema. Seu perfil característico é reconhecido até mesmo por aqueles que jamais viram seus filmes, da mesma maneira que o mais casual dos cinéfilos é capaz de citar alguma cena memorável de um filme de Hitchcock, mesmo que nem o tenha assistido. Este é o poder inigualável da obra do realizador.

Objetivos

O trabalho do realizador inglês é o tema do Curso online ALFRED HITCHCOCK: A ARTE DE UM MESTRE, ministrado pelo jornalista, escritor e crítico de cinema CARLOS PRIMATI, que fará uma revisão de sua carreira e seus filmes, que serão analisadas a partir de seu pleno domínio da técnica cinematográfica e da linguagem narrativa, exemplos máximos do cinema clássico.



Conteúdos

Aula 1 (29/Maio)

1.1 – Resumo da carreira do diretor, seu pioneirismo na Inglaterra e a consagração em Hollywood. A técnica da montagem; noções de suspense, choque e horror. A evolução do conceito de “cinema de autor” e o papel do produtor na independência artística do cineasta. A integridade narrativa como chave interpretativa da obra de Hitchcock.


Aula 2 (30/Maio)

2.1 – A influência do teatro e as metáforas de interpretação dentro e fora do filme. A técnica do cineasta na criação da motivação dos personagens, a elaboração meticulosa do filme através de storyboards e croquis. A manipulação de olhares e o cinema como ferramenta voyeur. Medo, neuroses, culpa, pecado e castigo nos filmes do diretor.

2.2 – A personalidade dividida e a duplicidade de personagens como representações do Bem e do Mal. Fatalidade, humor, ironia e pessimismo como temas recorrentes nos finais de seus filmes. O uso do trem e de cenários turísticos na narrativa. A moda no cinema hitchcockiano e o uso dos figurinos como simbolismo de estados de espírito.



Aula 3 (05/Junho)

3.1 – A transferência da culpa e noções gerais do anti-herói hitchcockiano. A mulher nos filmes do cineasta: a loira frígida, a mulher indomável, inatingível; a mulher moderna, sexualmente agressiva e protagonista. Gastronomia como tema hitchcockiano e a degustação do crime. A privação da liberdade e a simbologia das algemas.

3.2 – A figura da mãe dominadora e opressora nos filmes do cineasta. A desestruturação familiar e a composição incomum de casais e famílias no universo de diretor.


Aula 4 (06/Junho)

4.1 – O uso sutil da metalinguagem e o fascínio pelo cinema em filmes sobre filmes: uma revisão de A Janela Indiscreta e Um Corpo Que Cai como espelhos e reflexões sobre a criação cinematográfica e seus efeitos emocionais.

4.2 – Hitchcock, mestre da autopromoção. O respeito como autor e o êxito comercial se combinam no cineasta absoluto. Estratégias de divulgação e produtos com sua marca.



Ministrante: Carlos Primati

Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado ao cinema de horror mundial e brasileiro. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no cinema brasileiro. Colaborou no livro "Maldito", de André Barcinski e Ivan Finotti, e coproduziu a Coleção "Zé do Caixão" em DVD. Pesquisador da obra de Alfred Hitchcock com inúmeros textos, artigos e análises publicadas sobre o realizador inglês.

Colaborou com as edições especiais "O Livro do Horror" (Herói); "Super Livro dos Filmes de Ficção Científica" (Superinteressante) e "A História do Rock" (Bizz). Criou e editou a revista "Cine Monstro", o livro "Voivode: Estudos Sobre os Vampiros" e escreveu o volume sobre "Séries de TV" da Coleção "100 Respostas" (Mundo Estranho).

Já ministrou para a Cine UM os cursos "História do Cinema de Horror"; "Zé do Caixão: 50 Anos de Terror"; "Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras"; "Ficção Científica dos Anos 50", "Horror no Cinema Brasileiro” e “Horror Britânico: Uma Orgia de Sangue e Pavor”.


Curso online
ALFRED HITCHCOCK
A ARTE DE UM MESTRE
de Carlos Primati


Datas
29 e 30 / Maio, 05 e 06 / Junho
(sábados e domingos)

Horário
14h às 16h30

Duração
4 encontros online
(carga horária: 10 horas / aula)

Material
Certificado de participação
Apostila

Investimento
R$ 100,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições: R$ 80,00
*** Esgotado ***


Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714






Realização

Nenhum comentário:

Postar um comentário