segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Cinema Queer





...NOVA DATA / NOVO HORÁRIO / NOVO LOCAL...




A ideia de Cinema Queer deriva da ascensão e consolidação da Teoria Queer, nas décadas de 1980 e 1990, como uma maneira de reapropriação e ressignificação teórico-crítica do termo queer. Palavra de cunho pejorativo – que significa estranho e esquisito, e que equivale aos xingamentos: “viado”, “maricas” e “bicha”, no Brasil.

Glen ou Glenda (1953)

Enquanto agenciamento, a Teoria Queer reivindicou um modelo de política interseccional que rejeita as noções de identidade monolíticas e dicotômicas: homem, mulher, branco / não-branco, heterossexual /  homossexual. E entende a sexualidade como devir – como algo movediço, ambíguo e ambivalente, em permanente mutação, e que responde ao contexto histórico-cultural em que está inserida.

O Cinema Queer/Cuir diz respeito, então, a produções cinematográficas que subvertem o discurso e a estética heteronormativa – na forma e no conteúdo. Suas narrativas abordam sexualidades fluidas que rompem com padrões tradicionais e têm como protagonistas e/ou personagens de destaque indivíduos LGBTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo e Assexual).

Priscilla, A Rainha do Deserto (1994)

Nesse sentido, o Cinema Queer promove práticas discursivas a respeito de homoafetividade e homoerotismo em uma sociedade heterossexista, rompendo e se distanciando dos modelos estabelecidos pelo cinema clássico hollywoodiano. Enquanto linguagem e narrativa, esse cinema se constituiu e se afirmou por meio dos repertórios transgressores da estética camp marcada pelo uso da afetação, do artifício, do exagero, do deboche e da paródia de si, presentes na composição das narrativas e dxs personagens – no figurino, na maquiagem, nos gestos, nos discursos e, até mesmo, no próprio corpo.

Tatuagem (2013)

Objetivos

O Curso Cinema Queer: Identidade & Diversidade, ministrado por Rosângela Fachel de Medeiros, objetiva traçar um panorama geral da questão do queer/cuir no cinema, partindo do entendimento do conceito e de sua apropriação no âmbito cinematográfico mundial para então repensar sua configuração no âmbito dos cinemas latino-americanos e brasileiro.
The Rocky Horror Picture Show (1975)

Conteúdos

Aula 1
a) Contextualizar e discutir a teoria Queer e sua importância no campo dos estudos em diferentes áreas do saber.
b) O que é Cinema Queer?
c) O Cinema Queer antes da teoria Queer – historiografia e principais expoentes da cinematografia Queer: cinema underground – décadas de 1960 e de 1970; San Francisco International Lesbian and Gay Film Festival (1976/1977).


Filadélfia (1993)

d) New Queer Cinema – B. Ruby Rich, Sight & Sound (1992) – do impulso radical ao cinema de nicho.
e) Filadélfia (1993), de Jonathan Demme – quando o Queer chega ao mainstream.
f) O Cinema Queer como ativismo e política de representatividade.

Querelle (1982)

Aula 2
a) Contextualizar e discutir a ressignificação do conceito Queer no âmbito latino-americano como Cuir – descolonização e identidade cultural.
b) Historiografia e principais expoentes do Cinema Queer/Cuir Latino-americano.
c) O Queer/Cuir no Brasil – do subtexto ao ativismo.


Uma Mulher Fantástica (2017)

d) Uma Mulher Fantástica – quando o Queer/Cuir leva um Oscar;
e) Crianças Queer/Cuir no cinema: Minha Vida em Cor de Rosa (1997), de Alain Berliner; Tomboy (2011), de Céline Sciamma; Pelo Malo (2013), de Mariana Rondón.
f) Cinema Pós-Queer?

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Ministrante: Drª Rosângela Fachel de Medeiros
Possui mestrado e doutorado em Literatura Comparada pela UFRGS, e graduação em Comunicação Social pela PUCRS. É Professora Visitante do Mestrado em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas; e vice-líder do Grupo de pesquisa (CNPq) "Narrativas Contemporâneas e Estudos Culturais" – URI/FW. Participa dos grupos "Cinema Latino-Americano" – UFF; "Cinema da América Latina e Vanguardas Artísticas" (GECILAVA) – UNIFESP. Integra as redes internacionais: RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales, e RICiLa – Red de Investigadores sobre Cinema Latinoamericano. Desenvolve projetos de pesquisas e extensão relacionados à configuração das narrativas audiovisuais latino-americanas contemporâneas, temática sobre a qual já publicou artigos, ministrou conferencias e cursos, e orientou trabalhos de graduação e pós-graduação. Atuou como colaboradora nos festivais: FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul /Brasil, como selecionadora e jurada; e FIS-MED – Festival Internacional de Series Web – Medellín/Colombia, como jurada. Já ministrou para a Cine UM os cursos: "David Cronenberg: Seu Cinema e Suas Obsessões" e “Novo Cinema Argentino”.





Curso
CINEMA QUEER: IDENTIDADE & DIVERSIDADE
de Rosângela Fachel de Medeiros


Datas
08 e 09 de Dezembro (sábado e domingo)

Horário
09h30 às 12h30

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
R$ 95,00
* Desconto para pagamento por depósito bancárioR$ 90,00

Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural




.
.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.


.
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário