segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
quinta-feira, 3 de janeiro de 2019
Curso de Férias "Sonho, Cinema & Psicanálise"
6 Filmes – 6 Temas – 6 Abordagens
Ir ao cinema é uma experiência relacionada ao ato de sonhar. A Psicanálise nasceu da análise dos sonhos e com o tempo muitos diretores foram se nutrindo da teoria psicanalítica para criarem imagens oníricas com alto conteúdo simbólico. Conforme a criação de Sigmund Freud foi se tornando famosa, diversos cineastas no mundo se analisaram e estudaram os conceitos freudianos para a realização de seus filmes.
Com o tempo, virou prática comum a utilização de consultores psicanalistas para a realização de roteiros que trabalhavam com material onírico. Alguns diretores se especializaram neste tipo de produção e criaram obras importantes para todo aquele que se interessa por sonho, cinema e psicanálise.
Objetivos
Curso de Férias Sonho, Cinema & Psicanálise: A Representação do Onírico, ministrado por Leonardo Della Pasqua, aborda alguns aspectos sobre a relação entre cinema e o sonhar e analisa filmes recentes com a temática dos sonhos através da ótica psicanalítica. Nesta proposta, a ideia é apresentar três importantes obras em cada dia do curso, com o objetivo de analisarmos em profundidade o modo como os cineastas contemporâneos trabalharam os sonhos em suas realizações. Serão apresentadas cenas de filmes que servirão de base para a reflexão sobre os símbolos e as possibilidades de significado das obras.
Temas
- Sonhos lúcidos e psicanálise
Preso na Escuridão (Espanha, 1997)
Direção: Alejandro Amenábar
- Sonhos no cinema brasileiro.
O Filme da Minha Vida (Brasil, 2017)
Direção: Selton Mello
- Entre o sonho, o delírio e a alucinação.
O Amante Duplo (França, 2017)
Direção: François Ozon
Aula 2
- Sonhos e processos mentais.
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (EUA, 2004)
Direção: Michel Gondry
- Sonhos lynchianos.
Cidade dos Sonhos (EUA, 2001)
Direção: David Lynch
- Sonhos e cinema de animação.
Coraline e o Mundo Secreto (EUA, 2009)
Direção: Henry Selick
Ministrante: Leonardo Della Pasqua
Psicanalista. Psicólogo. Formado em psicanálise na escola Lo Spazio Psicoanalitico di Roma, Itália. Sócio-fundador do Laboratório Psicoanalitico Tiburtino, em Roma, na Itália, onde coordenou o evento “Cinema e Terceira Idade” por um período de três anos. Presidente da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (Biênio 2011-2013), onde coordenou as atividades “Cinema e psicologia” e “Diálogos entre o direito e a psicologia”. Ministra a disciplina "Cinema e Psicanálise" na Psychesul - Sociedade Sul-brasileira de Psicanálise. Ministrou o curso "Filmes e Sonhos: A Psicanálise no Cinema" pela Cine UM.
Datas
Curso
SONHO, CINEMA & PSICANÁLISE:
A REPRESENTAÇÃO DO ONÍRICO
de Leonardo Della Pasqua
A REPRESENTAÇÃO DO ONÍRICO
de Leonardo Della Pasqua
Datas
23 e 24 de Fevereiro (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
Valor promocional: R$ 70,00
Material
Material
Certificado de participação e Apostila
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Patrocínio
Total Poker Club
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
******
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
******
quarta-feira, 2 de janeiro de 2019
Curso de Férias "Construção do Personagem"
No final do século 19, na Rússia, surgia um ator e grande entusiasta da arte da representação, que não estava satisfeito com a forma melodramática de declamação do teatro da época. Apenas poucos atores chamados "gênios" conseguiam verdadeiramente uma atuação realista, que convencesse em cena. Inconformado, este ator passou a sistematizar o trabalho dos artistas que admirava, negando toda forma de inspiração ou talento, e partindo de pressupostos técnicos e sistemáticos. Este era Constantin Stanislavski, pai da pedagogia do ator, e criador do mais conhecido e importante estudo de interpretação, o chamado Sistema Stanislavski.
Os estudos de Stanislavski se popularizaram no mundo inteiro ao longo do século 20 e chegaram à Hollywood em meados de 1930, pelas mãos de Elia Kazan. Em parceria com alguns nomes do teatro e do cinema norte-americano, Kazan fundaria o Actor's Studio. Lee Strasberg, a partir de 1950, no comando do Studio, foi um dos grandes responsáveis pela popularização do Sistema Stanislavski, que a partir da visão estadunidense, ganhou status de "método", ou melhor ainda, "O Método".
Técnicas de submersão no personagem e alta dosagem nas emoções popularizaram atores como James Dean, Marilyn Monroe e Marlon Brando, entre muitos outros. Entretanto, como poderíamos entender o Método à luz de nossas experiências práticas? O que Stanislavski tinha como objetivo com a sistematização e sua busca pela verdade cênica? Será que Lee Strasberg e Hollywood de fato continuaram a pesquisa de seu sistema?
Objetivos
O curso Construção do Personagem: Uma abordagem sobre a interpretação, ministrado por Juliano Rabello, tem o objetivo fornecer elementos teóricos e reflexivos que ofereçam respostas às questões fundamentais: Como construir um personagem? Como dirigir uma interpretação cênica? Baseado em experiências práticas do ministrante e de caminhos traçados por grandes atores e atrizes, o curso oferecerá aos participantes - sejam eles atores, roteiristas ou diretores - ferramentas efetivas para seus projetos cinematográficos.
Público alvo
O curso é aberto ao público em geral.
Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar deste curso.
Trata-se de uma atividade de caráter teórico.
Conteúdos
Aula 1
- A revolução de Stanislavski para o trabalho do ator.
- A americanização do Sistema Stanislavski.
- A construção de uma Ação Real.
Aula 2
- O superobjetivo e a linha direta de ações.
- Uso das lembranças do ator na construção de um personagem.
- Fisicalização, o trabalho dos atores "camaleões".
Ministrante Juliano Rabello
Ator, diretor e professor de teatro, coaching de atores e coordenador da Efêmeros Escola de Arte. Dirigiu o espetáculo “O Anexo Secreto”, adaptação do livro Diário de Anne Frank. É preparador de elenco da Painel Publicidade e ator da Cia. Fasta. Atualmente remonta de maneira prática todos os elementos do sistema de Stanislavski e participa da elaboração do musical "Vamos Fazer um Filme?". É diretor e preparador de elenco da peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov.
Datas
Curso
CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM:
UMA ABORDAGEM SOBRE A INTERPRETAÇÃO
de Juliano Rabello
UMA ABORDAGEM SOBRE A INTERPRETAÇÃO
de Juliano Rabello
Datas
09 e 10 de Fevereiro (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
Valor promocional: R$ 70,00
Material
Material
Certificado de participação e Apostila
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Patrocínio
Total Poker Club
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
Cinemateca Capitólio Petrobras
.
.
.
Instruções para efetuar a inscrição
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
.
.
.
.