Em memória dos artistas, técnicos e profissionais do Cinema e da TV que partiram em 2019.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2019
In Memoriam 2019
Em memória dos artistas, técnicos e profissionais do Cinema e da TV que partiram em 2019.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
Curso de Férias: Cinema & Pintura
de Milton do Prado
Apresentação
Em mais de um século de existência, a pintura está presente no cinema de várias maneiras. Alguns filmes são sobre pintores; em outros, a pintura tem uma importância fundamental na narrativa; outros, ainda, tem sua imagem baseada em movimentos ou pintores específicos - e alguns, claro, tem todos esses aspectos juntos.
"Os limites da tela não são, como o vocabulário técnico daria por vezes a entender, a moldura da imagem, mas a máscara que só pode desmascarar uma parte da realidade. A moldura polariza o espaço para dentro; tudo o que a tela nos mostra, ao contrário, supostamente se prolonga indefinidamente no universo. A moldura é centrípeta, a tela é centrífuga. Consequentemente, se invertendo o processo pictórico, a tela é inserida na moldura, o espaço do quadro perde sua orientação e seus limites para impor-se à nossa imaginação como indefinido."
(André Bazin - Teórico e Crítico de Cinema)
Objetivos
O curso Cinema & Pintura: Um Encontro Artístico, ministrado por Milton do Prado, tem como objetivo apresentar todas essas tendências e entender, com o uso de exemplos, como o diálogo entre essas duas formas de expressão se deu através do tempo, das tendências estéticas de um e outro campo, assim como das expressões pessoais de alguns realizadores e diretores de fotografia.
Conteúdos
Aula 1
A pintura vai ao cinema
Questões de representação
Imagem parada e em movimento
Primeiras manifestações: irmãos Lumière e Georges Méliès
Vanguardas dos anos 1920: Hans Richter e Man Ray
O documentário de arte: Alain Resnais e Henri-Georges Clouzot
Nouvelle Vague, pop art e colagem: Jean-Luc Godard e Eric Rohmer
A imagem-pintura: Terrence Malick e Wim Wenders
Aula 2
O cinema vai à pintura
Questões de expressão
Ficções múltiplas sobre pintores e pinturas: Raul Ruiz e Orson Welles
Imagens do Inconsciente: Stan Brackhage e Leon Hirszman
A morte do Cinema salvo pela pintura: anos 1980
Processos de criação: Agnès Varda e Jacques Rivette
O caso Van Gogh: o pintor mais cinematográfico da história?
Questões de imersão.
Milton do Prado
Formado em Jornalismo pela UFRGS. Atua como montador de cinema desde 1998. É sócio da Rainer Cine, junto com Fabiano de Souza, que lançou os longas "A Última Estrada da Praia" e "Nós Duas Descendo a Escada". Foi programador da Sala P. F. Gastal (1999) e presidente da Associação dos cineastas do Rio Grande do Sul (APTC / ABD - RS, 2001-2003). É professor e coordenador do curso de Cinema e Realização Audiovisual da Unisinos. Possui mestrado em Estudos de Cinema da Concordia (Montreal / Canadá), com uma dissertação sobre o cineasta Jacques Rivette. É também um dos editores da revista "Teorema - Crítica de Cinema". Já ministrou o curso “Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa” pela Cine UM.
CINEMA & PINTURA:
UM ENCONTRO ARTÍSTICO
de Milton do Prado
UM ENCONTRO ARTÍSTICO
de Milton do Prado
Datas
11 e 12 de Janeiro (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 90,00 (Cartão de crédito)
* PROMOÇÃO COMBO
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
a) 1 Curso de Férias: R$ 80,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/curso)
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/curso)
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
.
.
.
Instruções para efetuar a inscrição
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
FICHA DE INSCRIÇÃO
.
FICHA DE INSCRIÇÃO
.
.
Clique aqui para pagamento por Cartão de Crédito
(Válido apenas para 1 curso)
Curso de Férias: Crítica de Cinema
Apresentação
Historicamente, a crítica de cinema se consolidou em duas instâncias: o jornalismo e a pesquisa acadêmica. As naturezas convergentes desses dois polos permitem pensá-la como algo único, mas sem deixar de lado suas particularidades.
No ambiente contemporâneo, em que o jornalismo passa por reformulações de discursos e práticas, em grande parte motivados pela mudança de suportes e mídias, essas particularidades parecem se acentuar. Contudo, paradoxalmente, surgem novos pontos de convergência: o crescimento exponencial da produção provoca uma necessidade de seleção prévia de filmes, tendências e movimentos escolhidos para serem objetos da crítica, o que resulta em olhares de perspectiva semelhantes, necessariamente distanciados, seja na crítica de imprensa ou na academia.
Além disso, as reconfigurações das noções de autoria, na contemporaneidade (com as cooperativas de produção, as colaborações e coproduções, além da facilidade tecnológica que permite a criação solitária mesmo na mais coletiva das artes), modificam a maneira como olhamos para os filmes — para refletir sobre eles no dia a dia (em blogs, revistas, redes sociais, vídeos ou jornais) e, também, em estudos mais aprofundados (de caráter científico).
Neste curso, vamos lembrar brevemente características históricas da crítica em ambas as instâncias para, depois, pensar de maneira mais aprofundada sobre essa convergência contemporânea. Nossa base serão as propostas de análise fílmica como metodologia conforme elaborada por autores como Aumont e Marie. Ao mesmo tempo, vamos refletir sobre a crítica a partir da dinâmica dos encontros que, segundo Migliorin, reconfiguram as noções de autoria nos filmes — poderiam, do mesmo modo, reconfigurar a própria reflexão sobre os filmes?
Objetivos
O Curso A Crítica de Cinema Hoje, ministrado por Daniel Feix, a partir da análise de trechos de artigos publicados, pretende observar como a crítica se estrutura na contemporaneidade, tendo como referenciais, ainda, os estudos do norte-americano David Bordwell (teórico e historiador do cinema) e o pensamento do crítico francês Jean-Michel Frodon. Em sua recente passagem por Porto Alegre, no seminário “O Estado da Crítica” (realizado pela ACCIRS e Unisinos) Frondon defendeu que o texto crítico possui um estatuto próprio, cuja potência advém da sua própria forma.
Conteúdos
Aula 1
Breve história da crítica.
A pesquisa acadêmica e o jornalismo.
Os gêneros do texto.
A análise fílmica: questões teóricas.
A anatomia da interpretação.
A estrutura do texto.
Aula 2
A crítica hoje: o suporte e a linguagem.
Tendências, movimentos e questões de autoria na contemporaneidade.
Pensar a imagem hoje.
Pensar o texto no ambiente contemporâneo.
Ministrante: Daniel Feix
Jornalista e crítico de cinema. Graduado pela PUCRS (2000) com Mestrado em 2018, onde defendeu a tese "Da entrevista à observação da ação: A tendência realista fabular no cinema brasileiro pós-2010". Atua em veículos de imprensa de Porto Alegre. Foi editor da revista de cultura “Aplauso” e atualmente é editor e crítico no jornal Zero Hora. Tem artigos publicados em livros como Bernardet 80 (Paco Editorial), Os 100 Melhores Filmes Brasileiros (Letramento) e Os Filmes que Sonhamos (Lume). Presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e integrante da Associação de Críticos de Cinema (ABRACCINE). Lançou em 2019 a biografia "Teixeirinha - Coração do Brasil" (Diadorim Editora). Ministrou o curso “Cinema Independente Brasileiro” pela Cine UM (2017).
Curso de Férias
A Crítica de Cinema Hoje
de Daniel Feix
Datas
25 e 26 de Janeiro (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 90,00 (Cartão de crédito)
* PROMOÇÃO COMBO
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
a) 1 Curso de Férias: R$ 80,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/curso)
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/curso)
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
.
.
.
Instruções para efetuar a inscrição
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
FICHA DE INSCRIÇÃO
.
FICHA DE INSCRIÇÃO
.
.
Clique aqui para pagamento por Cartão de Crédito
(Válido apenas para 1 curso)
.
Curso de Férias: Arquitetura do Cinema
Apresentação
Cinema e Arquitetura são formas artísticas e práticas espaciais que constroem o espaço. Ao analisar o desenvolvimento espacial de uma determinada obra do cinema, inevitavelmente esbarra-se na relação tempo-espaço e na percepção arquitetônica e/ou urbanística da cenografia.
Acompanhando a história do seu desenvolvimento, vemos que o cinema, enquanto meio de produção do espaço, sempre definiu a si mesmo tanto como uma prática arquitetônica, quanto como uma prática urbana, constantemente reinventando o espaço.
Paralelamente
aos aspectos físico-espaciais de um filme, entram em cena também dois outros
elementos artísticos fundamentais e definidores da "visão de mundo"
proposta pelos realizadores. Além dos espaços e da arquitetura em si, existem
ainda os objetos de cena (e suas funções) e as cores (e seus significados),
definidos pelas escolhas da cenografia e da direção de arte. Todo este tecido de elementos estáticos, sempre - ou tanto quanto possível - são variáveis definidoras do resultado final do que chamamos de "a cara de um filme".
Objetivos
O curso A Arquitetura do Cinema, ministrado por Paulo Leônidas, se propõe a analisar o cinema e a sua arquitetura através das suas formas básicas de expressão do espaço. As aulas abordarão estudos minuciosos de muitas obras cinematográficas importantes através de desenhos de filmagens, plantas baixas, cortes e perspectivas da arquitetura destes filmes, visando a qualificação de profissionais e interessados em geral nesta área do conhecimento.
Público alvo
Esta atividade é aberta a todos os públicos. Não há nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.
Exemplos estudados no curso
* O Realismo Italiano - Roma, Cidade Aberta (Roberto Rossellini, 1945) / Ladrões de Bicicletas (Vittorio De Sica, 1948)
* A Nouvelle Vague de Godard - O Desprezo (Jean-Luc Godard, 1963)
* O Cinema Novo - Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964)
* Le Corbusier (arquiteto) - O Homem ao Lado (Gaston Duprat e Mariano Cohn, 2011)
* Museu Gugenheim - Trama Internacional (Tom Tykwer, 2000)
* O Realismo Italiano - Roma, Cidade Aberta (Roberto Rossellini, 1945) / Ladrões de Bicicletas (Vittorio De Sica, 1948)
* A Nouvelle Vague de Godard - O Desprezo (Jean-Luc Godard, 1963)
* O Cinema Novo - Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964)
* Le Corbusier (arquiteto) - O Homem ao Lado (Gaston Duprat e Mariano Cohn, 2011)
* Museu Gugenheim - Trama Internacional (Tom Tykwer, 2000)
Aula 2
O diálogo através do cenário
A construção de cenários. Estúdios fechados. Iluminação e condições climáticas. Locações e ambientes reais.
Exemplos estudados no curso
* O Expressionismo Alemão - O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene, 1920)
* A maestria de Hitchcock - Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954)
* A paisagem urbana de Tati - Playtime - Tempo de Diversão (Jacques Tati, 1967)
* A herança do Dogma - Dogville (Lars Von Triers, 2003)
O diálogo através da visão distópica
O cinema pós-moderno da era pós-industrial. A visão de futuro das cidade. As interferências da arquitetura no cinema. A sociedade cibernética e seus estilos arquitetônicos. A cidade opressora. A cidade onipresente.
Exemplos estudados no curso
* A invenção - Metrópolis (Fritz Lang, 1927)
* O sentimento futurista - Blade Runner - O Caçador de Andróides (Ridley Scott, 1982)
* Um mundo à parte - Star Wars (George Lucas, 1977)
* Um futuro próximo - Gattaca - A Experiência Genética (Andrew Niccol, 1997)
* Futuro do pretérito - O Quinto Elemento (Jean-Luc Besson, 1997)
Ministrante: Paulo Leônidas
Graduado em Arquitetura (UFRGS). Pós-graduado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS / Architectural Association School of Architecture - Londres). Mestrado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS). Professor visitante na Escola de Arquitetura / Universidade de Varsóvia (Polônia) e na Architectural Association School of Architecture - Londres.
Conferencista, cenógrafo, cineasta, escritor e roteirista de cinema e séries de TV. Lançou os livros "Romeu e Julieta 1844" (romance, 2015) e "DezMiolados" (coletânea de autores, 2019). É autor de inúmeros artigos e textos acadêmicos.
Conferencista, cenógrafo, cineasta, escritor e roteirista de cinema e séries de TV. Lançou os livros "Romeu e Julieta 1844" (romance, 2015) e "DezMiolados" (coletânea de autores, 2019). É autor de inúmeros artigos e textos acadêmicos.
Curso de Férias
A Arquitetura do Cinema
A Arquitetura do Cinema
de Paulo Leônidas
Datas
08 e 09 de Fevereiro (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio Petrobras / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - 3º andar - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 90,00 (Cartão de crédito)
* PROMOÇÃO COMBO
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
a) 1 Curso de Férias: R$ 80,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/curso)
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/curso)
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
.
.
.
Instruções para efetuar a inscrição
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
FICHA DE INSCRIÇÃO
.
FICHA DE INSCRIÇÃO
.
.
Clique aqui para pagamento por Cartão de Crédito
(Válido apenas para 1 curso)