quinta-feira, 30 de julho de 2020
Pequenos Filmes Grandes Diretores - #5 CHRISTOPHER NOLAN
terça-feira, 21 de julho de 2020
Pequenos Filmes Grandes Diretores - #4 KEN RUSSELL
- O curta traz influências de “Gabinete do Dr. Caligari” e também se assemelha a alguns filmes amadores que Roman Polanski fazia naquela época. Há também algumas sequências (as cenas da multidão ao redor do buraco na cerca) que remetem aos primeiros filmes de Alfred Hitchcock.
- O filme é silencioso, narrado apenas por textos riscados por giz nas calçadas e paredes. Os créditos iniciais, que também utilizam este recurso, são muito imaginativos.
- “Peepshow” revela elementos do surrealismo do cinema mudo, e já demonstra o fascínio de Ken Russell pelo nonsense, humor, fantasia e desapego ao realismo, que marcariam fortemente sua futura filmografia.
- A sequência da boneca seria usada posteriormente em “Gothic” (1986).
- Durante a realização deste filme Russell se converteu ao catolicismo.
- Shirley Kingdon (que interpreta a “boneca”) casou com Ken Russell no mesmo de realização do filme. Ela se tornaria figurinista de boa parte dos filmes de Russell, e também de outros realizadores.
segunda-feira, 13 de julho de 2020
Pequenos Filmes Grandes Diretores - #3 JAMES CAMERON
PEQUENOS FILMES
GRANDES DIRETORES
Os primeiros curtas de consagrados realizadores.
#3 – JAMES CAMERON
Filme: “XENOGENESIS” (12 min, 1978)
Sinopse
Uma mulher e um homem são enviados em missão espacial
para uma gigantesca nave estelar a procura de um local para iniciar um novo
ciclo de vida. O homem, Raj, decide explorar a nave e se depara com um
gigantesco e ameaçador robô. O desfecho se dá com a mulher, Laurie, em combate
contra a ameaça cibernética com auxílio de um outro robô.
Notas
- James Cameron, aos 24 anos, levantou 20.000 dólares com um dentista da sua cidade para financiar o filme. A maior parte do filme foi filmada em sua sala de estar e os métodos que usou foram totalmente criados por ele. Aprendendo à medida que avançava com a produção, Cameron disse que se sentia como um médico fazendo seu primeiro procedimento cirúrgico.
- Ele coescreveu, dirigiu, editou, projetou os cenários e até fez todo o trabalho de câmera. Autodidata, Cameron criou a maioria dos efeitos especiais por conta própria. Consta que ele passou um dia inteiro desmontando e montando a câmera alugada para que entender como utilizá-la.
- Durante o desenvolvimento do projeto o dentista desistiu do financiamento com base no que viu das primeiras filmagens. Mas o filme já estava muito avançado, e seguiu em frente. O fato é que o curta nunca foi totalmente concluído, pois em dado momento o dinheiro acabou.
- O trabalho foi visto como promissor por Roger Corman que decidiu chamar James Cameron para trabalhar em “Piranha II” e “Mercenários das Galáxias”.
- Em “Aliens – O Resgate” há uma cena muito semelhante com “Xenogenesis”. Aquela onde Ripley grita com a Alien rainha é claramente uma referência a uma cena do curta. Também foi observado que muitos dos temas que apareceriam nos filmes posteriores de Cameron, incluindo uma forte personagem feminina, podem ser encontrados aqui pela primeira vez.
- William Wisher, o ator principal do filme, coescreveu “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” e fez participações especiais em dois filmes de Cameron, “O Exterminador do Futuro” e “O Segredo do Abismo”.
- Há evidências claras e convincentes do talento e estilo de James Cameron neste curta. As cenas usadas para mostrar a entrada do robô gigante são totalmente consistentes com o estilo cinematográfico e de edição de James Cameron, revelado por seus trabalhos posteriores. Especialmente no confronto entre dois robôs. Além disso, a semelhança entre o robô gigante do mal em “Xenogenesis” e o Hunter Killer dos filmes da série “O Exterminador do Futuro” é impressionante.
- O segundo robô de “Xenogenesis” é pilotado por uma mulher dentro dele, e esse detalhe, juntamente com a maneira como James Cameron a filmou em seu posto de comando, lembra muito a cena em “Aliens – O Resgate”, onde Ripley usa o robô de carga para lutar contra a ameaça alienígena. A semelhança é incontestável. “Xenogenesis” é puro James Cameron.
ASSISTA no Canal da CINE UM no YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=XfvPuK3QL78
Inscreva-se no Canal e fique atualizado com as Estreias.
segunda-feira, 6 de julho de 2020
Pequenos Filmes Grandes Diretores - #2 ROBERT RODRIGUEZ
PEQUENOS FILMES GRANDES DIRETORES
Os
primeiros curtas de consagrados realizadores.
#2 – ROBERT RODRIGUEZ
Filme: “BEDHEAD”
(9min, 1991)
Rebecca, uma jovem garota, é sempre criticada
por seu irmão mais velho, David, que "tem o pior cabelo do mundo".
David é geralmente um tipo indisciplinado. No
café da manhã, ele faz uma grande bagunça com o cereal e come uma barata. Após,
Rebecca vai brincar com uma de suas bonecas e descobre que ela foi desfigurada
por David. Enfurecida, ela ataca David, mas depois cai e bate a cabeça.
Quando recupera os sentidos ela descobre que
tem poderes telecinéticos. A princípio, ela pensa em como seus novos poderes
poderiam beneficiar a humanidade (incluindo tornar-se a primeira
mexicana-americana a chegar à presidência dos Estados Unidos). Mas ela primeiro
decide que se vingará de seu irmão e domará a cabeça dele.
Oprimida por seus poderes, mas ainda incapaz
de alisar os cabelos rebeldes de David, ela arrasta o garoto atrás de sua
bicicleta, mas acaba sofrendo uma nova queda, batendo outra vez com a cabeça no
chão. Ela acorda em um hospital e decide que nunca mais abusará de seus
poderes, mas, tanto quanto David sabe, ela continuará sendo uma ameaça.
Notas
- Projeto de filme estudantil de Robert Rodriguez enquanto ele estava na Universidade do Texas em Austin. Ele atuou como diretor, cinegrafista, editor e escreveu a história, juntamente com seu irmão, David, e um amigo, Bryant Delafosse. Rodriguez também criou a sequência animada de títulos.
- O filme foi filmado em preto e branco na bitola de 16 mm. Foi então transferido para a fita de vídeo de 3/4 ". Como ele não tinha o equipamento para gravar sons sincronizados, o único diálogo é a narração da narração, porque não precisa ser sincronizada com os movimentos dos lábios de ninguém.
- “Bedhead” foi exibido em vários festivais de cinema competitivos, onde ganhou prêmios em dinheiro que possibilitaram Robert Rodriguez a produzir seu primeiro longa-metragem, “El Mariachi”, no ano seguinte (1992).
Assista no Canal da CINE UM no YOUTUBE
Pequenos Filmes Grandes Diretores - #1 STEVEN SPIELBERG
PEQUENOS FILMES GRANDES DIRETORES
Os
primeiros curtas de consagrados realizadores.
#1 – STEVEN SPIELBERG
Filme: “AMBLIN’”
(26min, 1968)
O curta conta uma
história de amor, ambientada na era hippie do final da década de 1960, sobre um
casal de jovens que se encontram no deserto e tentam juntos pegar carona e
seguir para uma praia. Durante a jornada se tornam amigos, depois amantes.
Notas
- Primeiro filme concluído por Steven Spielberg em 35mm.
- O título do curta-metragem posteriormente foi utilizado para batizar o nome da produtora de Spielberg, “Amblin Entertainment”.
- Graças a este trabalho Steven Spielberg conseguiu seu primeiro contrato para dirigir filmes e séries para a TV.
Assista no Canal da CINE UM no YOUTUBE