Apresentação
Desde o início do século XXI acompanhamos a emergência de novos e diversos "enquadramentos" (BUTLER, 1993/2004) das dissidências sexuais e de gênero no cinema latino-americano, que culminou com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para Uma Mulher Fantástica (2017), de Sebastián Lelio.
Objetivos
O Curso online O CINEMA LGBTI+ E O QUEER NA AMÉRICA LATINA, ministrado pela Drª Rosângela Fachel de Medeiros, tem a proposta de abordar e discutir essas duas perspectivas, LGBTI+ e Queer-Cuir, por meio de uma cartografia de produções cinematográficas emblemáticas na abordagem das dissidências sexual e de gênero, na região - América Latina e Caribe, buscando desvelar tanto os repertórios recorrentes quanto os insurgentes.
Conteúdos
- Contextualização territorial da cartografia fílmica e abordagem teórico-crítica.
- Reflexão acerca das noções de cinema gay, lésbico, trans* e queer/cuir.
- Países de maior produção cinematográfica regional: México, Brasil e Argentina. E mais: América Latina e Caribe.
Repertórios estético-narrativos recorrentes e insurgentes acerca das dissidências sexual e de gênero, obras e realizadores em destaque.
Madame Satã (Brasil. 2002)
Mil Nubes de Paz Cercan el Cielo, Amor, Jamás Acabarás de Ser Amor (México, 2003)
Un Año Sin Amor (Argentina, 2005)
Rabioso Sol, Rabioso Cielo (México, 2009)
Ausente (Argentina, 2011)
Tatuagem (Brasil, 2013)
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Brasil, 2014)
Mãe Só Há Uma (Brasil, 2016)
Antes o Tempo Não Acabava (Brasil, 2016)
Uma Mulher Fantástica (Chile, 2017)
As Boas Maneiras (Brasil, 2018)
Tinta Bruta (Brasil, 2018)
Breve História del Planeta Verde (Argentina, 2019)
Ministrante: Drª Rosângela Fachel de Medeiros
Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e mestrado e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/CAPES). Atualmente, é professora voluntária do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integra vários grupos latino-americanos de pesquisa no campo do Audiovisual.
Idealizadora
e codiretora do "Festival Internacional de Videoarte SPMAV" (UFPel) e
coidealizadora e codiretora da "Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande" (IFRS - Campus de Rio Grande) e do "Festival Internacional de Videodança – FIVRS" (UFPel/ECARTA). Atua como colaboradora no "Fantaspoa - Festival de Cinema
Fantástico de Porto Alegre".
Seus
atuais temas de investigação e de atuação acadêmica estão relacionados às
audiovisualidades latino-americanas contemporâneas, especialmente, em relação
aos enquadramentos de corporalidades, sexualidades e gênero.