O Noir, como
objeto artístico cinematográfico, é "o gênero que nunca existiu".
Durante sua ocorrência original, em meados do século 20, nem indústria, nem
crítica, nem público jamais utilizaram o termo, em terras americanas, em
referência ao que hoje se cultua como Filme Noir. A criação foi dos franceses,
inundados por filmes de Hollywood no período pós-Segunda Guerra Mundial. O Noir
não é propriamente um gênero. É um fenômeno, e acima de tudo social. A maior
prova que existe? A fascinação que produz e o desejo que desperta a
"mística noir".
Herdeiro do expressionismo alemão, do romance
policial hard-boiled e do filme de
gângster, o filme noir hollywoodiano
teve seu ciclo histórico entre o início dos anos 1940 e o final dos 1950,
permeando diversos gêneros, do melodrama ao policial. Este curso introdutório
pretende ir além do debate “gênero ou estilo” que norteia muitos dos estudos
sobre o filme noir, a fim de pensar
sua complexidade histórica, social, cultural e cinematográfica.
A partir da análise de cenas de filmes
emblemáticos serão discutidas as principais vertentes e destacados realizadores
do cinema noir e, sobretudo, evidenciando
que o noir não deve ser reduzido
apenas a termos estéticos, mas sim compreendido como uma visão cínica e
moralmente ambígua de um mundo corrompido pelo dinheiro, revelando assim o lado
sombrio do sonho americano no imediato pós-guerra.
Objetivos
O Curso online Repensando o Filme Noir, de Fernando Brito,
vai tratar da origem, das bases e dos conceitos que permeiam toda a produção
cinematográfica do período, enfocando a estética fílmica, o comportamento
(a)moral das personagens, as grandes obras do ciclo clássico dos anos 40 e 50, concluindo
com uma análise da permanência mítica do filmes noir nos tempos atuais e o revisionismo
que resultou em novas vertentes, como o neo-noir.
Conteúdos
Aula 1
As
origens e vertentes do noir em seu ciclo histórico (1940/41-1958/59)
Introdução às principais questões do universo noir.
A herança expressionista e os imigrantes europeus em
Hollywood.
O crime vai às ruas: a revolução da literatura hard-boiled norte-americana.
A transição do filme de gângster dos anos 30 ao filme noir.
O detetive particular:
O Falcão Maltês, Até a Vista, Querida, À Beira do Abismo
O noir suburbano
e a femme fatale: Pacto de Sangue, O Destino
Bate à Sua Porta, O Caminho da
Tentação, O Cúmplice das Sombras, Lágrimas
Tardias
O melodrama noir:
Alma em Suplício, Na Teia do Destino
O peso do passado e o fatalismo noir: Fuga do Passado, Ato de Violência
Aula 2
Vertentes
do noir em seu ciclo histórico e a
permanência do neo-noir
A relação entre filme
noir e os filmes “B” do “beco da pobreza” de Hollywood: Curva do Destino, Entre Dois
Fogos, Mortalmente Perigosa
O mundo do boxe e o filme noir: Corpo e Alma
A cidade como personagem no noir semi-documental: Cidade
Nua
Filme noir de
cunho social e a perseguição do Macarthismo:
A Força do Mal, Justiça Injusta
A tradição do filme de assalto (heist movie): O Segredo das
Joias, O Grande Golpe
O domínio da corrupção e da violência: Os Corruptos
Paranoia nuclear e subversão: Anjo do Mal, A Morte num
Beijo
O apogeu e o réquiem do universo noir: A Marca da Maldade
Releituras e emulações em três momentos-chave do chamado
neo-noir: O Perigoso Adeus, Chinatown, Corpos Ardentes, Los Angeles - Cidade Proibida
Ministrante: Fernando Brito
Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, com especialização em romance gótico. Pesquisador e crítico de cinema, tendo colaborado ao longo de sua carreira com diversas publicações, como a "Sci-Fi News Cinema" e o "Jornal do Vídeo".
Desde 2001 trabalha como curador na Versátil Home Video, onde idealizou e supervisionou o lançamento de muitos clássicos do cinema. Um de seus trabalhos de curadoria de maior
destaque tem sido justamente a série Filme
Noir, que já está com 18 volumes e traz, a cada exemplar, seis filmes
do período clássico do ciclo noir (1940-1959) em cópias restauradas.
Já ministrou para a Cine UM os cursos “Mario Bava:
Maestro do Macabro” (2015) e “Giallo: Suspense à Italiana” (2021).
Curso online
REPENSANDO O FILME NOIR
de Fernando Brito
Datas
11 e 12 / Setembro
(sábado e domingo)
Horário
14h às 16h30
Duração
2 encontros online
(carga horária: 5 horas / aula)
Material
Certificado de participação
Investimento
R$ 90,00 (parcelado em até 12x)
..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições com 20% de desconto:
R$ 70,00
Informações