Apresentação
Ao longo de quatro décadas, do início dos anos 1940
ao final dos 70, o diretor de fotografia, técnico de efeitos especiais e
cineasta Mario Bava (1914-1980) escreveu, com uma imaginação visual única, o
seu nome na história do cinema de horror, e também no cinema popular italiano,
do qual foi o mestre maior, desbravando o caminho para uma geração de diretores
cultuados, como Dario Argento e Lucio Fulci. Nos últimos anos, graças ao
trabalho dedicado de pesquisadores como o norte-americano Tim Lucas, seu principal
biógrafo, e a ótimas restaurações que possibilitaram o lançamento de
praticamente todos os seus filmes em versões integrais no mercado de vídeo
doméstico, a extensa obra de Bava, que inclui mais de 20 longas-metragens
somente na função de diretor, começou a receber o reconhecimento que merece
pelo mundo, com a publicação de inúmeros estudos críticos, organização de
retrospectivas, etc.
Dimensionar a importância e o legado de Mario Bava é uma tarefa hercúlea devido à riqueza e à variedade de sua obra. Afinal, ele codirigiu o primeiro filme de horror do cinema italiano desde a era silenciosa (Os Vampiros), criou as maiores obras-primas do terror gótico italiano (A Maldição do Demônio; As Três Máscaras do Terror; O Ciclo do Pavor; O Chicote e o Corpo e Lisa e o Diabo), codificou as convenções visuais e o sadismo voyeurístico do giallo com A Garota Que Sabia Demais e Seis Mulheres Para o Assassino, antecipou o slasher com Banho de Sangue, além de ter deixado obras-primas e filmes marcantes em muitos gêneros, como o poliziottesco (Cães Raivosos), a ficção científica (O Planeta dos Vampiros) e o peplum (Hércules no Centro da Terra; A Vingança dos Vikings e Os Punhais do Vingador).
Dimensionar a importância e o legado de Mario Bava é uma tarefa hercúlea devido à riqueza e à variedade de sua obra. Afinal, ele codirigiu o primeiro filme de horror do cinema italiano desde a era silenciosa (Os Vampiros), criou as maiores obras-primas do terror gótico italiano (A Maldição do Demônio; As Três Máscaras do Terror; O Ciclo do Pavor; O Chicote e o Corpo e Lisa e o Diabo), codificou as convenções visuais e o sadismo voyeurístico do giallo com A Garota Que Sabia Demais e Seis Mulheres Para o Assassino, antecipou o slasher com Banho de Sangue, além de ter deixado obras-primas e filmes marcantes em muitos gêneros, como o poliziottesco (Cães Raivosos), a ficção científica (O Planeta dos Vampiros) e o peplum (Hércules no Centro da Terra; A Vingança dos Vikings e Os Punhais do Vingador).
Vista em conjunto, a filmografia de Bava nos revela um cineasta extremamente autoral não apenas em seu estilo visual como também no nível temático, apesar de todas as dificuldades de produção que o diretor quase sempre tinha de enfrentar, como falta de orçamento e de tempo para filmar, roteiros mal escritos, atores ruins, convocações de última hora para salvar projetos, etc.
Seu frutífero legado pode ser visto não apenas em inúmeros elogios e citações, mas também nos filmes de famosos cineastas que estão entre seus confessos admiradores: Tim Burton (Batman, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça), Joe Dante (O Buraco), Martin Scorsese (A Última Tentação de Cristo; Cabo do Medo), Federico Fellini (Julieta dos Espíritos; Histórias Extraordinárias) e David Lynch (Twin Peaks). Portanto, não causa nenhuma surpresa a bela homenagem a Bava realizada pela cineasta neozelandesa Jennifer Kent no recente e ótimo The Babadook (2014).
Seu frutífero legado pode ser visto não apenas em inúmeros elogios e citações, mas também nos filmes de famosos cineastas que estão entre seus confessos admiradores: Tim Burton (Batman, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça), Joe Dante (O Buraco), Martin Scorsese (A Última Tentação de Cristo; Cabo do Medo), Federico Fellini (Julieta dos Espíritos; Histórias Extraordinárias) e David Lynch (Twin Peaks). Portanto, não causa nenhuma surpresa a bela homenagem a Bava realizada pela cineasta neozelandesa Jennifer Kent no recente e ótimo The Babadook (2014).
Sendo assim, hoje, mais do que
nunca, é fundamental que todos os interessados e estudiosos pela história e
crítica não apenas do cinema de gênero como também do cinema de autor vejam,
revejam e compreendam os filmes de Mario Bava, o “Hitchcock da Cinecittà” e um
dos monstros incontornáveis da criação cinematográfica.
Objetivos
O curso Mario Bava: Maestro do Macabro, ministrado por Fernando Brito, vai apresentar um panorama da vida e da obra de Mario
Bava dentro do contexto histórico do cinema popular italiano, e também buscar
compreender o estilo visual do diretor, a partir da análise de cenas de seus
principais filmes e, por fim, discutir sua enorme influência em outros
cineastas.
Conteúdo das aulas
AULAS 1 e 2 (10/Outubro)
- Apresentando Mario Bava: por que “maestro do macabro”?
- Uma família de artistas italianos: o aprendizado com o pai Eugenio Bava, escultor, cenógrafo e diretor de fotografia.
- Os primeiros anos, a atuação como diretor de fotografia, técnico de efeitos especiais e operador de câmera, e o trabalho com grandes cineastas como Roberto Rossellini, Raoul Walsh, Steno, Mario Monicelli, G. W. Pabst, Mario Camerini e Jacques Tourneur.
- Diretor de fotografia, diretor ou codiretor de Os Vampiros e Caltiki – O Monstro Imortal?
- Um dos melhores filmes de estreia de todos os tempos: A Maldição do Demônio.
- Anos 60 – o gótico e “todas as cores da escuridão”: O Chicote e o Corpo; As Três Máscaras do Terror e O Ciclo do Pavor.
- Anos 60 – a criação do giallo: o episódio “O Telefone” de As Três Máscaras do Terror; A Garota que Sabia Demais e Seis Mulheres para o Assassino.
- Anos 60 – os pepla: Hércules no Centro da Terra; A Vingança dos Vikings e Os Punhais do Vingador, e o “Polifemo” da minissérie A Odisseia.
- Anos 60 – a incursão pelo pop: Bonecas Explosivas e Perigo: Diabolik.
- Anos 60 – paradigma de sci-fi “B” e “pai” do Alien: O Planeta dos Vampiros.
- Anos 60 – os obscuros faroestes spaghetti: A Estrada do Forte Alamo; Ringo del Nebraska e Roy Colt & Winchester Jack.
AULAS 3 e 4 (11/Outubro)
- Anos 70 – novas explorações estéticas: O Alerta Vermelho da Loucura; Quatro Vezes Naquela Noite e Cinco Bonecas para a Lua de Agosto;
- Anos 70 – subvertendo o giallo e antecipando o slasher: Banho de Sangue;
- Anos 70 – a volta ao gótico e o magnífico filme-súmula: Os Horrores do Castelo de Nuremberg e Lisa e o Diabo;
- Anos 70 – um policial visceralmente moderno – Cães Raivosos;
- Os últimos anos: Shock, A Vênus de Ille e a colaboração com Argento em A Mansão do Inferno;
- Os discípulos e filhos do maestro do macabro e Bava hoje.
Ministrante: Fernando Brito
Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de
São Paulo, com especialização em romance gótico, Fernando Brito é também
pesquisador e crítico de cinema, tendo colaborado ao longo de sua carreira com
diversas publicações, como a Sci-Fi News Cinema e o extinto Jornal
do Vídeo.
Desde 2002, trabalha como curador na Versátil Home
Video, onde teve a felicidade de idealizar e supervisionar o lançamento de (por
enquanto) dez filmes de Mario Bava em DVD: O Chicote e o Corpo; O
Ciclo do Pavor: Lisa e o Diabo; O Planeta dos Vampiros; A
Maldição do Demônio; O Alerta Vermelho da Loucura; A
Garota que Sabia Demais; Cães Raivosos; Banho de Sangue e Seis
Mulheres para o Assassino.
Curso
Mario Bava: Maestro do Macabro
de Fernando Brito
Mario Bava: Maestro do Macabro
de Fernando Brito
DATAS
Dias 10 e 11 / Outubro (sábado e domingo)
HORÁRIO
Sábado
Aula 1: 14h30 às 16h20 / Aula 2: 16h40 às 18h30
Domingo
Aula 3: 14h30 às 16h20 / Aulas 4: 16h40 às 18h30
Aula 1: 14h30 às 16h20 / Aula 2: 16h40 às 18h30
Domingo
Aula 3: 14h30 às 16h20 / Aulas 4: 16h40 às 18h30
LOCAL
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO
R$ 80,00
FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural
PATROCÍNIO
PATROCÍNIO
PARCERIA
INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário