CURSO EM SÃO PAULO
Apresentação
Ao longo de quatro décadas, do início dos anos 1940 ao final dos
70, o diretor de fotografia, técnico de efeitos especiais e cineasta Mario
Bava (1914-1980) escreveu, com uma imaginação visual única, o seu nome
na história do cinema de horror, e também no cinema popular italiano, do qual
foi o mestre maior, desbravando o caminho para uma geração de diretores
cultuados, como Dario Argento e Lucio Fulci. Nos últimos anos, graças ao
trabalho dedicado de pesquisadores como o norte-americano Tim Lucas, seu
principal biógrafo, e a ótimas restaurações que possibilitaram o lançamento de
praticamente todos os seus filmes em versões integrais no mercado de vídeo
doméstico, a extensa obra de Bava, que inclui mais de 20 longas-metragens
somente na função de diretor, começou a receber o reconhecimento que merece
pelo mundo, com a publicação de inúmeros estudos críticos, organização de
retrospectivas, etc.
Dimensionar a importância e o legado de Mario Bava é uma tarefa
hercúlea devido à riqueza e à variedade de sua obra. Afinal, ele codirigiu o
primeiro filme de horror do cinema italiano desde a era silenciosa (Os
Vampiros), criou as maiores obras-primas do terror gótico italiano (A
Maldição do Demônio; As Três Máscaras do Terror; O
Ciclo do Pavor; O Chicote e o Corpo e Lisa e o
Diabo), codificou as convenções visuais e o sadismo voyeurístico do giallo com A
Garota Que Sabia Demais e Seis Mulheres Para o Assassino,
antecipou o slasher com Banho de Sangue, além de
ter deixado obras-primas e filmes marcantes em muitos gêneros, como o poliziottesco (Cães
Raivosos), a ficção científica (O Planeta dos Vampiros) e o peplum (Hércules
no Centro da Terra; A Vingança dos Vikings e Os
Punhais do Vingador).
Vista em conjunto, a filmografia de Bava nos revela um cineasta
extremamente autoral não apenas em seu estilo visual como também no nível
temático, apesar de todas as dificuldades de produção que o diretor quase sempre
tinha de enfrentar, como falta de orçamento e de tempo para filmar, roteiros
mal escritos, atores ruins, convocações de última hora para salvar projetos,
etc.
Seu frutífero legado pode ser visto não apenas em inúmeros elogios
e citações, mas também nos filmes de famosos cineastas que estão entre seus
confessos admiradores: Tim Burton (Batman e A Lenda do Cavaleiro
Sem Cabeça); Joe Dante (O Buraco); Martin Scorsese (A Última
Tentação de Cristo e Cabo do Medo); Federico Fellini (Julieta
dos Espíritos e Histórias Extraordinárias) e David Lynch (Twin
Peaks). Portanto, não causa nenhuma surpresa a bela homenagem a Mario Bava
realizada pela cineasta neozelandesa Jennifer Kent no recente e ótimo The
Babadook (2014).
Sendo assim, hoje, mais do que nunca, é fundamental que todos os
interessados e estudiosos pela história e crítica não apenas do cinema de
gênero como também do cinema de autor vejam, revejam e compreendam os filmes de
Mario Bava, o “Hitchcock da Cinecittà” e um dos monstros incontornáveis da
criação cinematográfica.
Objetivos
O curso Mario Bava: Maestro do Macabro, ministrado por Fernando Brito, vai apresentar um panorama da vida e da obra do cineasta Mario Bava dentro do contexto histórico do cinema popular italiano, e também buscar compreender o estilo visual do diretor a partir da análise de cenas de seus principais filmes e, por fim, discutir sua enorme influência em outros realizadores.
Conteúdo das aulas
AULA 1 (17/Novembro)
- Apresentando Mario Bava: por que “maestro do macabro”?
- Uma família de artistas italianos: o aprendizado com o pai Eugenio Bava, escultor, cenógrafo e diretor de fotografia.
- Os primeiros anos, a atuação como diretor de fotografia, técnico de efeitos especiais e operador de câmera, e o trabalho com grandes cineastas como Roberto Rossellini, Raoul Walsh, Steno, Mario Monicelli, G. W. Pabst, Mario Camerini e Jacques Tourneur.
- Diretor de fotografia, diretor ou codiretor de Os Vampiros e Caltiki – O Monstro Imortal?
- Um dos melhores filmes de estreia de todos os tempos: A Maldição do Demônio.
- Anos 60 – o gótico e “todas as cores da escuridão”: O Chicote e o Corpo; As Três Máscaras do Terror e O Ciclo do Pavor.
- Anos 60 – a criação do giallo: o episódio “O Telefone” de As Três Máscaras do Terror; A Garota que Sabia Demais e Seis Mulheres para o Assassino.
- Anos 60 – os pepla: Hércules no Centro da Terra; A Vingança dos Vikings e Os Punhais do Vingador, e o “Polifemo” da minissérie A Odisseia.
- Anos 60 – a incursão pelo pop: Bonecas Explosivas e Perigo: Diabolik.
- Anos 60 – paradigma de sci-fi “B” e “pai” do Alien: O Planeta dos Vampiros.
- Anos 60 – os obscuros faroestes spaghetti: A Estrada do Forte Alamo; Ringo del Nebraska e Roy Colt & Winchester Jack.
AULA 2 (18/Novembro)
- Anos 70 – novas explorações estéticas: O Alerta Vermelho da Loucura; Quatro Vezes Naquela Noite e Cinco Bonecas para a Lua de Agosto;
- Anos 70 – subvertendo o giallo e antecipando o slasher: Banho de Sangue;
- Anos 70 – a volta ao gótico e o magnífico filme-súmula: Os Horrores do Castelo de Nuremberg e Lisa e o Diabo;
- Anos 70 – um policial visceralmente moderno – Cães Raivosos;
- Os últimos anos: Shock, A Vênus de Ille e a colaboração com Argento em A Mansão do Inferno;
- Os discípulos e filhos do maestro do macabro e Bava hoje.
Ministrante: Fernando Brito
Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, com
especialização em romance gótico, Fernando Brito é também pesquisador e crítico
de cinema, tendo colaborado ao longo de sua carreira com diversas publicações,
como a Sci-Fi News Cinema e o extinto Jornal do Vídeo.
Desde 2002, trabalha como curador na Versátil Home Video, onde
teve a felicidade de idealizar e supervisionar o lançamento de (por enquanto)
dez filmes de Mario Bava em DVD: O Chicote e o Corpo; O
Ciclo do Pavor: Lisa e o Diabo; O Planeta dos Vampiros; A
Maldição do Demônio; O Alerta Vermelho da Loucura; A
Garota que Sabia Demais; Cães Raivosos; Banho de
Sangue e Seis Mulheres para o Assassino.
Curso
Mario Bava: Maestro do Macabro
de Fernando Brito
Mario Bava: Maestro do Macabro
de Fernando Brito
DATAS
Dias 17 e 18 / Novembro (terça e quarta)
HORÁRIO
19h às 22h
LOCAL
Espaço Maestro
(Rua Maestro Cardim, 1170 - Paraíso - São
Paulo - SP)
INVESTIMENTO
R$ 150,00
FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de
Crédito (PagSeguro)
MATERIAL
Certificado de participação e Apostila
(arquivo em PDF)
INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51)
9320-2714
REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora
Cultural*****
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