Apresentação
Ao mesmo tempo prolífico e de nicho, o
cinema brasileiro vive um paradoxo neste século 21: faz-se muitos filmes no
país, mas, em sua maioria, esses títulos são pouco vistos pelo grande público,
consequência direta das dificuldades de ocupação de um mercado totalmente
dominado pelos blockbusters de Hollywood. O que o espectador está perdendo?
Acima de tudo, uma diversidade enorme
de propostas estéticas, muitas destas apresentadas por novas gerações, as
primeiras formadas na era do vídeo digital, do streaming e do compartilhamento
de longas-metragens via internet. À margem do circuito e na era “pós-industrial”,
surgiu um novo e vigoroso cinema independente brasileiro.
Quais são suas características? Suas
correntes, seus principais filmes e cineastas? E como estes estão organizados?
Além de apresentá-los, este curso pretende refletir sobre como esse novíssimo
cinema nacional problematiza a produção de imagens nestes tempos de
hiperconectividade, aproximação das linguagens artísticas e bombardeio de
informações, sobretudo visuais.
Objetivos
O curso Cinema Independente Brasileiro
Hoje, ministrado por Daniel Feix, vai propor uma discussão sobre os
caminhos do novo cinema independente do Brasil neste início de século XXI. O
acesso às novas tecnologias e a realidade dos compartilhamentos pelas redes promoveram
uma revolução no audiovisual brasileiro, gerando propostas inovadoras e
vigorosas, em forma e conteúdo. O curso fará uma reflexão sobre este momento do
nosso cinema, imerso na explosão de imagens e informações que estimulam novos
cineastas e geram novas possibilidades artísticas e estéticas.
Conteúdo
programático
1. O que é ser independente no Brasil:
o paradoxo do mainstream.
2. Independentes ontem e hoje: dos
filmes marginais aos filmes pós-industriais.
- A
autoficção, o cinema de um homem só e os filmes sem distribuição;
- Estrada para Ythaca;
- Morro do Céu; Pacific; Riscado e 33.
3. Sensação de realidade: o
documentário na ficção.
- A influência de Eduardo Coutinho;
- A subversão a Eduardo Coutinho;
- O Céu sobre os Ombros;
- Terra
Deu, Terra Come.
4. Cinema de galeria: a aproximação às
outras linguagens.
- Viajo Porque Preciso, Volto
Porque te Amo;
- Vídeo
digital, cinemascope e internet;
- Sudoeste e As
Horas Vulgares.
5. Outra sensação de realidade: o apelo da
fantasia.
- A Alegria e Girimunho.
6. O público cada vez mais longe.
- Meu Nome É Dindi; Os
Monstros e A Vizinhança do Tigre.
7. Um realismo brasileiro: questões
acerca da autenticidade.
- Ela Volta na Quinta; Castanha e Branco Sai, Preto
Fica.
Ministrante:
Daniel Feix
Jornalista e crítico de
cinema. Graduou-se pela PUCRS em 2000 e, desde então, atua em veículos de
imprensa de Porto Alegre. Foi editor da revista de cultura “Aplauso” e
atualmente é editor e crítico no jornal Zero Hora. Tem artigos publicados em
livros como Bernardet 80 (Paco Editorial), Os 100
Melhores Filmes Brasileiros (Letramento) e Os Filmes que
Sonhamos (Lume). Cursa mestrado na PUCRS, com pesquisa sobre o realismo
nos filmes híbridos brasileiros do século 21. Integra as associações de
críticos do RS (ACCIRS) e do Brasil (ABRACCINE).
Datas
Investimento
Informações
.
Curso
Cinema Independente Brasileiro Hoje
de Daniel Feix
de Daniel Feix
Datas
08 e 09 de Julho (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 85,00
* Desconto para pagamento por depósito ou transferência bancária:
a) R$ 70,00 (10 inscrições) ** VALOR PROMOCIONAL ESGOTADO **
b) R$ 80,00 (demais inscrições)
* Desconto para pagamento por depósito ou transferência bancária:
a) R$ 70,00 (10 inscrições) ** VALOR PROMOCIONAL ESGOTADO **
b) R$ 80,00 (demais inscrições)
Formas de pagamento
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
Material
Certificado de participação
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
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