PEQUENOS
FILMES GRANDES DIRETORES
Os primeiros curtas
de consagrados realizadores.
#6 – STANLEY KUBRICK
Filme: “FLYING PADRE” (9 mim, 1951)
Sinopse
Mini documentário que registra dois dias na vida do Reverendo Fred Stadtmuller, cuja paróquia no Novo México (EUA) é tão grande que ele só pode espalhar bondade e luz entre os fiéis viajando em um pequeno avião monomotor, o “Padre Voador”. O piloto sacerdotal é visto percorrendo de província em província administrando orientação para crianças indisciplinadas, fazendo sermões em funerais e levando uma criança doente e sua mãe para um hospital.
Notas
Depois que Stanley Kubrick vendeu seu primeiro curta-metragem (auto-financiado), Dia da Luta (1951), para a RKO, por 4.000 dólares (com lucro de apenas 100 dólares), a empresa adiantou um dinheiro para o cineasta de 23 anos fazer este documentário para a série Pathe Screenliner, especializada em documentários curtos de interesse humano. Ele originalmente queria chamar o filme de Sky Pilot, mas o estúdio não gostou do nome.
Flying Padre é narrado pelo apresentador Bob Hite, da CBS.
O curta-metragem apresenta técnicas que se tornariam familiares nos trabalhos posteriores de Kubrick: notavelmente o uso de voice-over (VO) que aparece em vários filmes do realizador (A Morte Passou por Perto, O Grande Golpe, Barry Lyndon e Nascido Para Matar) e o uso característico e elegante dos movimentos de câmera (por exemplo, para capturar os movimentos aéreos do avião).
O filme comete um equívoco, referindo-se os latinos no Novo México como "espanhóis-americanos", quando na verdade eles são claramente de origem indígena e não ibérica.
Em uma entrevista em 1969, Kubrick se referiu a Flying Padre como "bobo". O curta, no entanto, foi um marco importante em sua carreira como cineasta. "Foi nesse ponto que formalmente deixei meu emprego na (revista) Look para trabalhar em tempo integral no cinema", afirmou Kubrick.
ASSISTA
no Canal da CINE UM no YOUTUBE
https://www.youtube.com/watch?v=-EaW7KT1y4o
INSCREVA-SE no
Canal e fique atualizado com as Estreias
Nenhum comentário:
Postar um comentário