Apresentação
O cinema feito por mulheres é um fenômeno vigoroso e de longa data no Brasil. Entretanto, muitas vezes a trajetória das nossas cineastas acaba minimizada ou esquecida nos livros de história do cinema. Nas últimas duas décadas, a insurgência dos movimentos sociais em prol da equidade de gênero impulsionou pesquisadoras e pesquisadores a resgatarem a presença artística das mulheres no audiovisual.
Traçar um panorama da autoria feminina no Brasil é, portanto, recolocar essas mulheres no olho da história e reconhecer a sua importância para construção estética e política do nosso cinema.
Objetivos
O Curso online Mulheres Diretoras no Cinema Brasileiro, ministrado por Daniela Strack, deseja lançar luz à trajetória das cineastas mulheres no contexto brasileiro. A partir da análise da vida e obra de algumas de suas principais cineastas, o curso propõe um novo olhar para a história do cinema brasileiro.
AULA 1
Percursos
invisíveis: as primeiras cineastas
1) Breve panorama dos estudos sobre mulheres no cinema brasileiro;
2) De personagem à
cineasta: as pioneiras do cinema brasileiro (Cléo de Verberena, Carmen Santos,
Gilda de Abreu);
3) Mulheres
diretoras nas décadas de 60 e 70 (Helena Solberg, Tereza Trautman, Vera de
Figueiredo);
4) Amor Maldito e
as cineastas pós ditadura militar (Adélia Sampaio, Suzana Amaral, Lúcia Murat).
AULA 2
Feminino e
plural: mulheres no cinema brasileiro contemporâneo
1) A geração pós-retomada (Tata Amaral, Anna Muylaert, Ana Luiza Azevedo, Laís Bodanzky);
2) Helena Ignez e
Paula Gaitán: longos percursos, novos cinemas;
3) Mulheres no
cinema brasileiro contemporâneo.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS e graduada em Produção Audiovisual pela PUCRS (2014). Pesquisadora de cinema sobretudo nas áreas de cinema brasileiro, de estudos de gênero e de filosofia da imagem. Trabalha como Assistente de Direção Cinematográfica desde 2012, com destaque para os longas-metragens Tinta Bruta (Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, 2018); Raia 4 (Emiliano Cunha, 2019) e A Nuvem Rosa (Iuli Gerbase, 2021), exibido no Sundance Festival deste ano.
É membro-fundadora
do cineclube "Academia das Musas", fundado em 2016 com objetivo de estudar
produções dirigidas por mulheres, e membro da ACCIRS (Associação de Críticos de
Cinema do Rio Grande do Sul). Foi presidente da APTC-RS (Associação
Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul) de 2019 a 2021.
Ministrou o curso “Agnès Varda: Pioneira da Nouvelle Vague” (2020) pela Cine
UM.
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