A Revolução Cubana completou 62 anos. Liderados por Fidel Castro e Ernesto "Che" Guevara, os guerrilheiros da Sierra Maestra protagonizaram um dos momentos mais importantes do século XX, alterando o rumo de todo o continente americano. No entanto, os revolucionários nunca visaram, tão somente, uma mera tomada de poder, mas sim, carregavam consigo todo um projeto de modificação da sociedade. Para tanto, o Cinema era uma peça fundamental na construção daquela nova realidade social, ocupando a centralidade da produção de imagens do novo regime cubano, tocando diretamente no imaginário social. A construção de um novo cinema era vista como fundamental na formação de um "homem novo".
Objetivos
O Curso online Cinema Cubano: Os Filmes de Revolução, ministrado pelo historiador e cineasta Alexandre Guilhão, apresentará um panorama social e histórico da formação do Cinema em Cuba. O objetivo é analisar o diálogo da produção cinematográfica com a própria história social e política do país. Serão analisados diversos filmes e os principais diretores, desde a era pré-revolucionária até os filmes mais importantes das décadas de 60, 70, 80 e 90.
Conteúdos
Aula 1
Introdução à história de Cuba e a trajetória
da arte cinematográfica na ilha.
Os cinemas silencioso e sonoro antes da
Revolução Cubana.
Os primeiros filmes com temática política em
Cuba.
A efervescência dos anos 60 e a criação do
Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográfica (ICAIC).
A revolução produz suas imagens. Surge o Novo
Cinema Cubano (NCC).
O cinema dialético de Tomás Gutiérrez Alea.
A primeira geração de diretores da Revolução:
Julio Garcia Espinosa, Humberto Solás, Santiago Alvares e Tomás Gutiérrez Alea.
Aula 2
O cerceamento cultural e as disputas no campo
cinematográfico dos anos 70.
As relações do cinema cubano com os outros
cinemas do continente.
Os filmes históricos dos anos 70.
Os filmes de Sara Gomes, Jesus Diaz, Sergio
Giral e Juan Carlos Tabío.
As disputas em torno de um projeto socialista
nos anos 80 e sua influência nos filmes do período.
O cinema no período especial e a crise do socialismo no mundo.
Qual o papel do cineasta?
O Cinema Cubano hoje.
Ministrante:
Alexandre Guilhão
Formado em Cinema e Mestre e Doutorando em
História pela PUCRS. Produziu dissertação de Mestrado que analisou a transição do
Cinema em Cuba após a Revolução e os seus principais filmes. Desenvolveu também
pesquisa, em nível acadêmico, sobre o Cinema Cubano. É coordenador do grupo de
estudos em Cinema-História da PUCRS. Já ministrou cursos e oficinas com esta
temática, bem como, coordenou simpósios temáticos e escreveu artigos sobre
Cinema e História, em especial na América Latina. Roteirista e diretor de
fotografia. Dirigiu o documentário Tomada da Casa do Povo (vencedor do
II Cine Tamoio Festival).
Nenhum comentário:
Postar um comentário