A produção cinematográfica de perfil independente viveu um período particularmente próspero em São Paulo entre o final dos anos 60 e o final dos 80, incluindo a intensa produção de filmes da chamada Boca do Lixo. Neste cenário floresceu uma forte produção comercial, com destaque para alguns cineastas com iniciativas mais autorais, experimentais e introspectivas. Apesar de incluírem elementos eróticos, a produção destes cineastas se apropriou da temática apenas como pano de fundo. A proposta era mergulhar mais fundo na intimidade dos personagens. Nesta perspectiva o cinema autoral de Walter Hugo Khouri se apresenta como um caso singular no cinema brasileiro.
Objetivos
O Curso online O CINEMA INTIMISTA DE WALTER HUGO KHOURI, ministrado por Fernando Oriente, vai abordar e discutir o cinema do diretor por meio da análise e exposição de seu estilo cinematográfico, suas opções de mise en scène e composição e os processos de decupagem e montagem. Nas aulas também serão abordadas as principais questões temáticas, de enunciação e dramático-narrativas que condicionam a evolução do discurso fílmico dentro da obra khouriana. O curso também procura reforçar uma das características centrais do cinema de Walter Hugo Khouri – seu caráter de cronista ácido da burguesia brasileira.
Conteúdos
Aula 1
Os filmes sem a presença de personagem fetiche (alter ego), Marcelo.
A diversidade de temas: o horror psicológico, o drama existencial, o thriller, o sexo.
Aula 2
Os filmes com a presença de personagem fetiche (alter
ego), Marcelo.
A evolução do personagem.
A crônica da burguesia brasileira.
Ministrante: Fernando Oriente
Professor, crítico e pesquisador de cinema, comunicação e
audiovisual. Graduado em jornalismo pela PUC/SP. Mestre em
Comunicação/Audiovisual-Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi. Ministra
cursos de cinema em diversas localidades como unidades do SESC, a Escola de
Cinema do Maranhão – IEMA, cinemas, cineclubes e espaços de pesquisa
cinematográfica. É editor e crítico do site de cinema Tudo Vai Bem, além de
colaborador de diversas revistas, sites e outras publicações. Escreve
regularmente para catálogos de mostras e festivais, bem como para revistas
acadêmicas e livros de cinema. Participa de debates e palestras em mostras,
festivais e diferentes eventos ligados ao cinema e ao audiovisual. É membro da
Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) desde sua fundação.
Curso online
Nenhum comentário:
Postar um comentário