A cultura pop através da lente filosófica
As histórias de super-heróis são já há algum tempo as principais atrações nas salas de cinemas e nos serviços de streaming. Adaptando personagens que fizeram sucesso no século passado nos gibis, esse “gênero” cinematográfico tornou-se febre mundial, influenciou filmes de outros gêneros e a cultura pop em geral.
Nesse sentido, a incontestável presença dos heróis em nossas vidas nos convida a pensar sobre esse acontecimento. Por que esses filmes fazem tanto sucesso? Em que se baseia nosso gosto por personagens feitos para o público infantil de gerações anteriores? Quem são esses personagens e o que eles dizem sobre nós mesmos?
Objetivos
O Curso online HERÓIS DA FILOSOFIA, ministrado por Cristian Arão, proporá diversas reflexões sobre questões de ordem existencial, ética, social e política presentes nas histórias através da análise de filmes de super-heróis contemporâneos. A partir de narrativas protagonizadas por personagens como Batman, Homem-Aranha, Homem de Ferro, a Liga da Justiça e os Eternos, se fará a discussão de temas como justiça, heroísmo, responsabilidade, ressentimento e individualismo. Por conseguinte, espera-se abordar como esses filmes refletem a realidade e também como a constroem.
Conteúdos
Heróis e heroísmo
Liga da Justiça, Eternos e a
perspectiva dos deuses
Batman e o
ressentimento: analisando o homem-morcego
Violência e gozo
Batman quer o fim do crime?
Aula 2
Homem-Aranha: com
grandes poderes vem grandes responsabilidades?
O herói e a cidade
Pobreza combina com super poderes?
O arquétipo do self-made man
Ultron: filho de Tony Stark
Ministrante: Cristian Arão
Doutor, mestre e graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Professor e pesquisador filiado à rede internacional Research Network on Dialectics & Society e ao grupo de pesquisa Marx no Século XXI. Produtor e apresentador do canal A Coruja Diurna, que discute temas filosóficos a partir de obras da cultura pop e fenômenos sociais e políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário