Poucas cinematografias despertaram tanto fascínio quanto a japonesa. Mesmo quando pouco conhecida, ou quando esse conhecimento limita-se apenas aos nomes mais famosos - Akira Kurosawa ou Takeshi Kitano, por exemplo - há sempre um grande interesse por trás das imagens compostas com um esmero que pode nos parecer estranho, mas jamais, nos grandes filmes, está alheio aos dramas que são narrados.
Objetivos
O curso Panorama do Cinema Japonês, ministrado por Sérgio Alpendre, vai propiciar o estudo dos cineastas mais destacados, passando pelos principais filmes da cinematografia japonesa, visando mostrar a riqueza e diversidade do cinema japonês em toda a sua história. Serão exibidos trechos de filmes e haverá leitura de textos importantes que trataram de filmes ou cineastas japoneses.
Conteúdos
Aula 1
Os Grandes Mestres do
Cinema Clássico Japonês
- A arte da modulação em
Mizoguchi.
- O estabelecimento de
um estilo único e muito imitado: Ozu.
- O discreto cronista da
gente simples e das mulheres trabalhadoras: Naruse.
- O grupo dos que
começaram no sonoro e fizeram a ponte do clássico com o moderno: Akira
Kurosawa, Kobayashi, Shindo e Ichikawa.
Aula 2
Os Rebeldes do Moderno e
os Contemporâneos
- A explosão da nuberu
bagu na Shochiku (Oshima, Shinoda, Yoshida).
- Rebeldes de outros
estúdios (Suzuki, Teshigahara, Imamura, Masumura).
- Os cineastas contemporâneos, as diferenças estéticas entre eles: a opção pelo cinema fantástico em Kiyoshi Kurosawa, as crianças e os idosos de Hirokazu Koreeda, o cinema emotivo de Naomi Kawase e a violência estetizada de autores como Takeshi Kitano e Takashi Miike.
Ministrante:
SÉRGIO ALPENDRE
Crítico e professor de cinema, jornalista, pesquisador, curador e consultor para textos. Escreve na Folha de S. Paulo, no site Leitura Fílmica e no blog pessoal “sergioalpendre.com”, entre outros veículos. É doutor em Comunicação pela UAM - SP, mestre em Cinema pela ECA-USP. Atualmente faz pós-doutorado em Comunicação na PUC-RS.
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