sábado, 6 de abril de 2019

Jafar Panahi











Apresentação

Expoente da fase recente de uma das cinematografias mais aclamadas do planeta, o iraniano Jafar Panahi possui uma filmografia inventiva, provocativa e combativa. Panahi estudou cinema na Universidade de Teerã e iniciou a carreira como assistente de Abbas Kiarostami - que, aliás, assina o roteiro de seu primeiro longa-metragem, O Balão Branco. Suas obras, que desde a década de 1990 acumulam passagens bem-sucedidas pelos principais festivais do mundo, refletem uma realidade de repressão política à produção cinematográfica em seu país, onde os filmes são submetidos a rigorosas normatizações elaboradas à luz do código islâmico.



Esta realidade levou Panahi a uma situação absolutamente particular que comoveu o mundo ao longo da última década: acusado de conspirar contra o governo, ele foi proibido de filmar e obrigado a viver em prisão domiciliar. Com isso, passou a fazer filmes de forma clandestina, com o apoio de amigos. Seus trabalhos, além de jogarem luz sobre a pressão a que estão sujeitos os artistas no Irã, também chamam a atenção por promoverem um constante questionamento aos limites entre a realidade e ficção, o que se torna ao mesmo tempo um instrumento de luta e um estudo profundo sobre o papel da arte e a sua relação com o mundo.




Objetivos

O Curso O Cinema Metanarrativo de Jafar Panahi, ministrado por Pedro Garcia, propõe uma revisão geral da obra do cineasta iraniano, desde os seus primeiros filmes na década de 1990 - como O Balão Branco, O Espelho e O Círculo, marcados por forte tonalidade política - até a fase mais recente, em que seus trabalhos são rodados e distribuídos na clandestinidade - incluindo Isso Não É Um Filme, Taxi Teerã e o recém-chegado ao circuito brasileiro Três Faces, nos quais, além da militância, as fronteiras entre a realidade e a ficção são exploradas à última potência. Seus filmes serão analisados em um cenário de eclosão de um cinema de resistência no Irã e em um contexto de valorização, no contemporâneo, de obras de arte autorreferentes e que se propõe a discutir o papel da arte no mundo e os seus limites.

Conteúdos


Aula 1
- A trajetória do cinema na terra de Kiarostami e o Novo Cinema Iraniano.
- A repressão política à produção cinematográfica no Irã.
- Os primeiros passos de Jafar Panahi e a militância de O Balão Branco, O Círculo e O Espelho.



Aula 2
- O cinema na clandestinidade: a fase pós-prisão.
- O tensionamento entre ficção e realidade em Isto Não É Um Filme, Cortinas Fechadas, Táxi Teerã e Três Faces.




Ministrante: Pedro Garcia
Jornalista e Mestre em Letras pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul. Pesquisou e estudou em profundidade a obra do cineasta iraniano Jafar Panahi, analisando toda sua filmografia pela ótica da metanarrativa e da pós-modernidade, para seu trabalho de dissertação de conclusão do mestrado.




Curso
O CINEMA METANARRATIVO DE JAFAR PANAHI
de Pedro Garcia



Datas
27 e 28 de Abril (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
** Promoção de Aniversário **
Apenas R$ 70,00

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714


Realização
Cine UM Produtora Cultural - 10 Anos

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras


.
.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.

 .
.
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário