segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Novo Cinema Iraniano




Apresentação

Na década de 2010 o Irã foi o único país a conquistar dois Oscar de filme internacional, em 2012 e 2017, o que é um forte indicativo do prestígio alcançado pela produção cinematográfica daquela nação. Participações bem-sucedidas nos principais festivais do planeta desde a década de 90 reforçam ainda mais a visibilidade e a qualidade de uma das mais destacadas cinematografias nacionais da atualidade.



O cinema iraniano encontra suas origens ainda na virada do século 19 para o século 20, mas se desenvolve principalmente a partir dos anos 60, período que assinala o marco inaugural do chamado Novo Cinema Iraniano. Fortemente afetada pelas convulsões políticas ocorridas no país, sobretudo quando a Revolução Islâmica de 1979, a produção cinematográfica ganha um impulso definitivo a partir da segunda metade da década de 80, que se consolida mundialmente com a Palma de Ouro de Cannes em 1997 para O Gosto de Cereja, de Abbas Kiarostami. Além dele, que se tornou um nome fundamental da sétima arte, inúmeros outros autores se destacaram nos últimos anos.


Apesar da limitações técnicas impostas pela excessiva normatização estatal, os cineastas desenvolveram uma estética bastante particular, reconhecida por pesquisadores e críticos de cinema. Fortemente influenciados pelo movimento neorrealista italiano pós-Segunda Guerra, os filmes têm como uma das marcas principais o esmaecimento entre o ficcional e o não-ficcional, com uso de não-atores, cenários e iluminação naturais e recursos metanarrativos, que não apenas chamam a atenção para a realidade política do país como instigam discussões sobre a função e os limites do cinema e da arte em geral.


Objetivos

O Curso online Novo Cinema Iraniano, ministrado por Pedro Garcia, propõe uma revisão geral do cinema contemporâneo do Irã, além de um resgate histórico dos principais momentos da produção cinematográfica daquele país. Os principais filmes dos cineastas mais destacados serão analisados e discutidos à luz do contexto político local e do contexto mais amplo de valorização da estética realista e de questionamentos sobre os limites da arte na atualidade.


Dentre os autores que serão estudados estão: Dariush Mehrjui, Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf, Jafar Panahi, Ebrahim Forouzesh, Majid Majidi, Samira Makhmalbaf e Asghar Farhadi.


Ministrante: Pedro Garcia

Jornalista formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Mestre em Letras pela mesma instituição, com dissertação sobre o cineasta iraniano Jafar Panahi. Já ministrou curso sobre Jafar Panahi e o cinema do Irã, pela Cine UM.



Curso online
Novo Cinema Iraniano
de Pedro Garcia


Data
27 e 28 / Fevereiro
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h

Duração
2 encontros online
(carga horária: 4 horas / aula)

Material
Certificado de participação (digital)

Investimento
R$ 95,00 (parcelado em até 12x)

Informações

cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714











Realização






Nenhum comentário:

Postar um comentário