segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Star Wars e a Filosofia





INSCRIÇÕES ABERTAS



Apresentação

Star Wars é uma das maiores franquias não apenas cinematográficas, mas também de toda a cultura pop. Seus filmes, séries, jogos, card games e livros foram responsáveis por uma grande mudança não somente na indústria cinematográfica como também na sociedade, alterando itens culturais importantes a ponto de gerar uma comunidade bastante engajada.

O universo fechado criado pela saga Star Wars permite uma reflexão não apenas dos acontecimentos que vemos em todas essas mídias, mas também como o universo pensado por George Lucas impactou a sociedade nesses quase 45 anos desde a exibição do primeiro filme.

Para esta reflexão serão considerados alguns pensadores clássicos da Filosofia e os filmes das três trilogias cinematográficas do universo de Star Wars. Ao resgatar a origem filosófica da experiência grega, na qual a Filosofia é, antes de mais nada, um pensar sobre o mundo a partir daquilo que o mundo apresenta ao ser humano, podemos compreender que para muitas pessoas a primeira experiência reflexiva se dá através do cinema.

Objetivos

O Curso online STAR WARS E A FILOSOFIA, ministrado por Rafael Alves de Oliveira, objetiva demonstrar que é possível o exercício de pensar e refletir sobre a sociedade e o mundo a partir das três trilogias de Star Wars. Para o aproveitamento das aulas não é necessário qualquer experiência ou conhecimento prévio com Filosofia, pois também é objetivo do curso que os participantes compreendam como refletir a partir dos elementos presentes na experiência cinematográfica que os filmes da franquia de Star Wars proporcionam.


Ministrante: Rafael Alves de Oliveira

Professor de Filosofia e mestrando em Filosofia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Editor do blog "Cinesofia" que aborda o Cinema e a Filosofia fazendo conexões e leituras interligando temas diversos como ética, violência, cultura, quadrinhos e videogame. Já ministrou o curso “Grandes Temas da Filosofia no Cinema” pela Cine UM.


Curso online
STAR WARS E A FILOSOFIA
de Rafael Alves de Oliveira


Data
13 e 14 / Março
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h

Duração
2 encontros online
(carga horária: 4 horas / aula)

Material
Certificado de participação (digital)

Investimento
R$ 95,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições: R$ 80,00
Esgotado!

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714







Realização




Nenhum comentário:

Postar um comentário