sexta-feira, 5 de março de 2021

Planeta dos Macacos

 




Apresentação

O livro de Pierre Boulle, lançado em 1963, Arthur P. Jacobs tirou inspiração para produzir um dos filmes de maior sucesso da história do cinema do século XX. O Planeta dos Macacos (1968), de Fraklin J. Schaffner, revolucionou a forma de se fazer maquiagem e deu ao mundo a primeira cinessérie de ficção científica conhecida como Ape Saga, cinco episódios-sequência entre 1968 e 1973.



Inspirou a criação de dois seriados de televisão na década de 1970, um deles em desenhos animados, e um reboot em 2011, quando a maquiagem deu lugar às modernas técnicas de animação e captura de movimento. Setores como maquiagem, figurino e cenografia contribuíram para fazer deste filme um marco na história da sétima arte, levando-o ao posto de clássico.

 


Objetivos

O curso online Planeta dos Macacos: A Construção de um Clássico, ministrado pelo escritor Saulo Adami (que há 40 anos pesquisa o tema), vai oportunizar aos participantes uma viagem de volta aos bastidores da produção do filme O Planeta dos Macacos (1968), de Franklin J. Schaffner, que marcou o início da cinessérie produzida por Arthur P. Jacobs a partir do livro de Pierre Boulle, o mesmo autor de A Ponte do Rio Kwai. Serão abordados temas como: o livro, roteiros propostos, maquiagem, figurino, cidade cenográfica, espaçonave e demais atrativos que levaram milhões de espectadores às salas de projeção e o estúdio a investir em outros sete filmes para cinema e dois seriados de televisão.


Temas

1. A trama do livro de Pierre Boulle e a sua crença de que seu livro era “infilmável”;

2. Do livro para os roteiros de Rod Serling e Michael Wilson: o que mudou?

3. Os primeiros testes com maquiagem e a inspiradora criação do maquiador John Chambers;

4. Atores esperavam mais de três horas para ser maquiados e mais de uma hora para retirar as maquiagens de símios. Como eram realizados estes processos e quais os materiais que usavam?

5. O trabalho dos figurinistas e os símbolos que constavam das roupas dos chimpanzés, gorilas e orangotangos.

6. A cidade cenográfica e a espaçonave: do design à planta baixa e à construção. Suas reutilizações nas séries de cinema e televisão.

7. A trajetória do filme O Planeta dos Macacos através dos tempos: filmes-sequência, seriados de TV e merchandising.

8. O “renascimento” e o futuro de O Planeta dos Macacos: livros, quadrinhos e filmes que estão por vir.

Ministrante: Saulo Adami

Natural de Brusque (SC) em 1965 e radicado em Curitiba (PR). Autor de mais de 120 livros publicados nas áreas de poesia, conto, crônica, novela, romance, ensaio, biografia e história, oito deles dedicados a O Planeta dos Macacos, tema que pesquisa e coleciona desde 1975. Seu livro “Homem não entende nada! Arquivos secretos do Planeta dos Macacos” (Editora Estronho, 2015) é resultado de 40 anos de pesquisas. Criador do Cine Clube Postal “Planet of the Apes Brazilian Fan Club” (1984), do fãzine “Century City News” (1985-2000), produtor das exposições “Casa do Macaco” (2001-2015) e dos documentários “Forbidden Zone Telegraph” (2000) e “O Papel e o Sonho” (2015), passou pela experiência da maquiagem dos macacos nos Estados Unidos em 1999, entrevistou atores e técnicos que fizeram parte da produção destas séries de cinema e TV, com alguns dos quais mantém correspondência até hoje. É roteirista de documentários para cinema e escreve livros sob encomenda.


Curso online
PLANETA DOS MACACOS: 
A CONSTRUÇÃO DE UM CLÁSSICO
de Saulo Adami


Data
27 e 28 / Março
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h

Duração
2 encontros online
(carga horária: 4 horas / aula)

Material
Apostila
Certificado de participação

Investimento
R$ 80,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições: R$ 60,00


Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714







Realização



Nenhum comentário:

Postar um comentário