O cartaz dos filmes é uma arte tão antiga quanto o próprio
Cinema. As primeiras sessões nos bulevares, cafés e parques de diversões de
Paris, no final do século 19, eram sempre promovidas com os pioneiros affiches
(posteres, cartazes) que divulgavam a atração para os eventuais pedestres nas
calçadas. O processo de comunicação promocional dos filmes foi evoluindo ao
longo do tempo – em termos de técnica e design - até atingir o status de Arte.
Todas as cinematografias mundiais fazem uso desta prática imbatível de
divulgação, ainda válida nos tempos digitais de exibição por streaming. O
conceito original permanece: o poder insuperável de uma imagem síntese para “vender”
a produção cinematográfica.
Algumas escolas de design de cartazes de cinema se
destacaram em diferentes períodos da história centenária do cinema. Na época dos
filmes mudos, no início do século 20, as produções da União Soviética
utilizaram técnica de propaganda ideológica na criação dos cartazes. A
criatividade dos artistas gráficos da escola polonesa foi reconhecida por centenas de
peças maravilhosas nos anos 50 e 60. O cinema asiático imprimiu dinamismo,
força e uma explosão de cores nos vibrantes posteres dos filmes de artes
marciais. O Brasil também desenvolveu uma rica tradição na criação de cartazes
de cinema, com destaque para os geniais trabalhos de Benício e Ziraldo, cujas
obras repercutem até hoje.
Objetivos
O curso O Filme: Um Estudo do Design do Cartaz de Cinema, ministrado por Ricardo Sastre, fará uma abordagem do processo criativo para o desenvolvimento de capas de filmes, transitando pelas mudanças de plataforma de comunicação e os elementos de análise (morfologia) do design gráfico. O curso fará estudos de caso com apresentação de técnicas de comunicação para transmitir conceitos e sensações através da apreciação de cartazes e capas de filmes.
Conteúdos
Aula 1
Introdução ao design.
Do rolo ao streaming sob
o olhar do design.
Análise morfológica: cores,
formas, ilustrações, hierarquia de informações.
Análise semiótica das capas de
filmes.
Estratégias de comunicação: chamar
atenção, transmitir a essência do conteúdo através da capa.
Aula 2
Análise de capas de filmes
(olhar técnico).
Dicas e soluções para o
desenvolvimento de capas: softwares, ferramentas, estratégias.
Ministrante: Ricardo Sastre
Publicitário, especialista em expressão gráfica e gestão empresarial. Mestre em design e Doutor em Engenharia de produção e Pós-Doutor em Design Sustentável. Pesquisador, escritor, consultor e professor universitário. Consultor Ad hoc do Estado do Rio Grande do Sul, Presidente da Associação dos Profissionais de Design do RS – Apdesign e Diretor na Mudrá Design.
Curso
Nenhum comentário:
Postar um comentário