sábado, 8 de junho de 2024

O Filme

 






O cartaz dos filmes é uma arte tão antiga quanto o próprio Cinema. As primeiras sessões nos bulevares, cafés e parques de diversões de Paris, no final do século 19, eram sempre promovidas com os pioneiros affiches (posteres, cartazes) que divulgavam a atração para os eventuais pedestres nas calçadas. O processo de comunicação promocional dos filmes foi evoluindo ao longo do tempo – em termos de técnica e design - até atingir o status de Arte. Todas as cinematografias mundiais fazem uso desta prática imbatível de divulgação, ainda válida nos tempos digitais de exibição por streaming. O conceito original permanece: o poder insuperável de uma imagem síntese para “vender” a produção cinematográfica.



Algumas escolas de design de cartazes de cinema se destacaram em diferentes períodos da história centenária do cinema. Na época dos filmes mudos, no início do século 20, as produções da União Soviética utilizaram técnica de propaganda ideológica na criação dos cartazes. A criatividade dos artistas gráficos da escola polonesa foi reconhecida por centenas de peças maravilhosas nos anos 50 e 60. O cinema asiático imprimiu dinamismo, força e uma explosão de cores nos vibrantes posteres dos filmes de artes marciais. O Brasil também desenvolveu uma rica tradição na criação de cartazes de cinema, com destaque para os geniais trabalhos de Benício e Ziraldo, cujas obras repercutem até hoje.



Ferramenta fundamental para a criação de um cartaz ou capa de filme, o Design é uma atividade que utiliza diversas técnicas para gerar e avaliar ideias que solucionem qualquer problema que necessite de uma abordagem criativa. No caso das capas e cartazes dos filmes, elas representam uma parte importante da obra. Em pouco espaço de tempo (e percepção) deve atrair a atenção do espectador para assistir ao filme.


Objetivos

O curso O Filme: Um Estudo do Design do Cartaz de Cinema, ministrado por Ricardo Sastre, fará uma abordagem do processo criativo para o desenvolvimento de capas de filmes, transitando pelas mudanças de plataforma de comunicação e os elementos de análise (morfologia) do design gráfico. O curso fará estudos de caso com apresentação de técnicas de comunicação para transmitir conceitos e sensações através da apreciação de cartazes e capas de filmes.



Público alvo
Cinéfilos em geral, estudantes de Arte, designers, ilustradores, publicitários, artistas gráficos e qualquer interessado no tema.
Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.


Conteúdos


Aula 1

Introdução ao design.

Do rolo ao streaming sob o olhar do design.

Análise morfológica: cores, formas, ilustrações, hierarquia de informações.

Análise semiótica das capas de filmes.

Estratégias de comunicação: chamar atenção, transmitir a essência do conteúdo através da capa.



Aula 2

Análise de capas de filmes (olhar técnico).

Dicas e soluções para o desenvolvimento de capas: softwares, ferramentas, estratégias.



Perfil do ministrante: Ricardo Sastre

Publicitário, especialista em expressão gráfica e gestão empresarial. Mestre em design e Doutor em Engenharia de produção e Pós-Doutor em Design Sustentável. Pesquisador, escritor, consultor e professor universitário. Consultor Ad hoc do Estado do Rio Grande do Sul, Presidente da Associação dos Profissionais de Design do RS – Apdesign e Diretor na Mudrá Design.



Curso

O FILME: UM ESTUDO DO DESIGN DO CARTAZ DE CINEMA
de Ricardo Sastre


Datas
29 e 30 / Junho
(sábado e domingo)

Horários
14h30 às 17h30

Duração
2 encontros presenciais
(carga horária: 6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)


Material
Certificado de participação


Investimento

Lote 1 (até 23/06)
R$ 50,00


Formas de pagamento
Cartão de crédito (em até 3x)
Boleto
Depósito / Pix



FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES







Informações

cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99270-1352




Realização




Apoio








Nenhum comentário:

Postar um comentário