![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghJFBqnXF4IXKCFK0db3yVUlovYUKXZ4dsfcO_Ljkk3b6eIfGVdt1MNctwiGqgRE1IYCXu5ta1oAC_-HPegigquGZTB1iZ_fpfC4_hC-OdwmBEH_TXLjfd1scHjC8cPvbsypDhDryMfZC4dpdwJsprjW7J4xDzdTEiaCUkiUuCdTGDypcrDmV-qmyYwH8T/w205-h100/Twin%20Peaks%20-%20Logo2.jpg)
Em 1990, um nome do novo cinema autoral norte-americano da década anterior, David Lynch, se juntava a um roteirista de televisão experiente, Mark Frost, para mudar a história desta mídia doméstica para sempre. Twin Peaks estreou com muitas dúvidas, causando burburinho e tornando-se em seguida um sucesso de audiência levado pela pergunta que incendiou a cabeça dos fãs: “quem matou Laura Palmer?”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvpJ0UAJrN6p-RMAUudakUkLccRj7qFL9TAjN7sA-RHID4Ln-D7xcBMk2Nhm4IhGJihcwLmumo8yZVxBR8wjWg4HyjpyCdIBSRL9YDftbFNnIqkga5ZecBavjBdvAsRdxNlM-VXEWcOs3_DaV7ihgK2Xm72oZbacH_K6wZIMHJSlef8s12NMTa7TSfmCu2/w496-h372/5a77bcaeaa3036bd74bc24aa2ae89cb6.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9NNlCBZT011DtNbm0-ugq42hHCoRmH8FkaqAWA1qFAZKNzN8uzi5XVEPVBTXQpzFWH34qAVA7Z5Q74yn_Awq8grt1BQm05-IPK9_mbB_nGQ8R6Xf9YU-9qv96GNiwORFvOPGw8WT9T90tqZjwIp7a279oJ2zzef1Pa3e7qclf-FOUBWfdm7od9ZgJQN9m/w504-h365/4IRdFMM.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7i0DiJQ27zo1DxY10BfZ6EZJdnuk-3fhWLNO4GsioFJNiOpYxw_L16KfDgeT6kEpQu46NWT_EXVlJGJC7CNNvGPplcsvsleFM4DMluFiQgoBr6W_9WKuarD90CxJ1oJCeParojsXA-IvI0vSSlJO3UA0Ou0uiNjXP_XOhZlTxz8pukywoVMLZxh1vAIz4/w414-h414/tumblr_nd1f8glUrP1ru5h8co1_500.gif)
Objetivos
O curso O ENIGMA TWIN PEAKS, ministrado por Milton do Prado, irá examinar o universo criado por Twin Peaks tanto na série original, quanto no Retorno, passando pelo filme de 1992. Para além dos aspectos autorais ligados à obra de Lynch, o curso irá abordar os aspectos estético-narrativos e os aspectos culturais ligados tanto às mídias de exibição, quanto às de propagação (livros, fanzines e a fortuna crítica ligada à série). Não decifraremos o enigma, mas o contemplaremos para melhor apreciá-lo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRnEWiMtxqrZIxpoHoaYpQW9v7Z_HSjR2pSC-JokYxUZuk3VKR-bbq5uQy4E_7I_fD9iM7HjZqZleWLh_lhtmxfOncewGvxSyJCJFVUCd2zvx87O7RfDKRwtPk7PK1DPTZax_q0XZXCi6MLaKskHGzaGNCWD7i2eSt2d6XhIAu-7JfxuszBAPO7_weaAG9/w560-h316/1_mxG7xn6nF4K5AJQmn5D3TQ%20(1).gif)
Conteúdos
Aula 1
A ORIGEM
As
séries televisivas até os 1980;
David
Lynch: entre o culto e o fracasso;
O
piloto e as duas temporadas: um sucesso inesperado e desajeitado;
Aspectos
formais e narrativos de Twin Peaks;
O
fim da série e o filme como começo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiw6vvfcOAEDRmlgedZDW_rRSBMFmRLsvICzI0t2tR-LgUfdN_vwBVj32D0oNgNycfEZRZQFqoDpizyoTHLg4BKPeFcnY-Z1FYwrkSQdiSfXXv8Yz3i3t9vf7OAXkn0vs_dblf4K0jXPab-vXgIixiEwdeKsiWXHpzm1fWhFpdL8Xb52cyuLkrHytFLAMCw/w550-h310/jhZJ3CW.gif)
Aula 2
O RETORNO
Um
hiato aqui e no além: te vejo em 25 anos;
Velhos
rostos, velhos corpos: os personagens;
Twin
Peaks está por tudo;
Questões
de duração na série;
Aspectos formais e narrativos de Twin Peaks – O Retorno.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWDu5nXxNJQmb32BQwny6oQkLWhWLY6fd-P3UqZ9L3pIaEK7jKaYnnV7fgeKc12U-Zpe8rp9DlEgckW7RTytD0WWS6kmTxn5_J2cUUNOhIgSUNv39Nhe8DpC8KzS6sppfosz_A36k94EDu6GJpLvEJUSnjovVBvMdcODuKzZj3OQV8gKMDVFFftkfnh1sv/w443-h443/strip-me-blog-twin-peaks-11.gif)
Ministrante:
Milton do Prado
Doutor
em Comunicação Social pela PUCRS, onde desenvolveu a tese “Longa duração e
serialidade no Cinema do Século XXI: Os casos Twin Peaks – O Retorno (2017) e
La Flor (2018)”. Mestre em Film Studies pela Concordia University,
de Montreal e bacharel em Comunicação Social: Jornalismo (UFRGS). Professor e
Coordenador do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos (CRAV). Dirigiu com
Amabile Rocha o curta O Velho do Saco (1999). De 2004 a 2009 foi sócio
da produtora Clube Silêncio, de Porto Alegre e em 2010 fundou, com Fabiano de
Souza, a Rainer Cine, onde atua principalmente como produtor e montador. Ainda
na Rainer, codirigiu com Fabiano o curta documentário Os Filmes Estão Vivos
(Prêmios da Crítica e Especial do Júri no Festival de Gramado, 2013).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9nZpvJhMBltedbmY4UusKkU-hYLZ8kXRz6WZb9HghB2YlbXUnhQIjx7XnWPbVCzyoJIxfomBoYVrBJE8K27rK65bI70n3y_bqnyEr4Zp7k8ERUTvrezQsBUxOwcemBeRX7Sg6_XyIdv2M3OKLZm7hGMRWIEJv955kGdZJ-1QMgqhlG01fXyaWhnWmPzii/w493-h314/xK9.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxst_0BDP7kyDAfAtpIkZQp8qoZ7zxsvJmIFOtk0pup9iuxOBLHNShmPhzFnuigvIch5MaEq36eLHjp9MF-ETHMIIQMWdJ1A_6JbfazdslTTrcMKbdxN1_Jv4PTgsYOrxsMotIF1kvuZwf/w216-h56/Cine+UM+logo+2.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8-FxZdyCLfM59WBbWgx2_ywqm01NG7xzB7_Ylil6Mq8LRSQknLysJLOgOUZU8jW6OtZpPtyCwla0HkyWcQos5qrvgldGt9Sm6mHYmLCK1q0D6Zpgppi20rknoqI68Al-00NdmsFLHGcCxDiOaqajmW0iy6eBMRpFMDp41qgzysfTs_DLXXQIliy_3PnrH/w162-h68/Cinemateca%20Capit%C3%B3lio%20-%20Assinatura.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBnWeJjJLb4_rLuJ9_LO1NnkKUfKrkRE1F5Gel7TOOTURKJex4YNMyJ9U45pEAxdbY1YNXvMoXpX9TKNW1BeNVdlOHgPKLtiaxsOiJIimhXYO2QmDYnUFqGG6hML_xZ7Q4aXsom6Q8Ow2USR9IhUIh9j3IKkJNcyMljVJxUu4spF3CEIVeR2OuoNC6RvKV/w608-h173/Patroc%C3%ADnios.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário