
A preservação cinematográfica é mais do que uma técnica: é uma prática cultural que envolve escolhas, disputas de memória e políticas públicas. Arquivos, museus e cinematecas não apenas armazenam filmes, documentos e objetos, mas produzem sentidos sobre o que deve ser lembrado ou esquecido.

Ao propor o diálogo entre cinema e patrimônio, o curso enfatiza a potência do audiovisual como ferramenta pedagógica e meio de valorização cultural. Salas de cinema, documentos e filmes tornam-se pontos de partida para a investigação do passado, da diversidade cultural e das memórias urbanas.

Objetivos
O curso CINEMA & PATRIMÔNIO: QUANDO O FILME FAZ HISTÓRIA, ministrado por Lucas Quadros Petry, objetiva apresentar de forma introdutória e acessível o que é a preservação audiovisual, por que ela é importante e como ela acontece, além de compreender como o cinema pode ser uma ferramenta para valorizar o patrimônio cultural e ensinar história de forma envolvente.

Conteúdos
Aula 1
Noções de patrimônio (material e imaterial) e sua
aplicação ao cinema.
O cinema como testemunho social, cultural e histórico.
Surgimento e funções de Instituições – cinematecas,
museus e arquivos.
Papel crítico e formador dessas instituições:
preservação, difusão, formação.
Profissionais e práticas de preservação

Aula 2
Memória e patrimônio urbano: Cinema de rua como elemento
social e patrimonial.
Casos de filmes perdidos e recuperados.
Cinema como instrumento educativo.
Exemplo local: Cinemateca Capitólio em Porto Alegre –
arquitetura histórica, projeções, acervo e memória urbana.

Ministrante: Lucas Quadros Petry
Arquivista e graduando em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2020 atua no projeto de extensão Farol: Conexões da Informação em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUSPA/UFRGS). Bolsista no Museu da UFRGS, trabalhando com a documentação museológica de artes visuais e coleção de imagens. Desenvolve o programa “Lugares de Cinema” na Rádio da Universidade, além de pesquisa na área do cinema, patrimônio e documentação em museus.




Nenhum comentário:
Postar um comentário