quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Expressionismo Alemão

 



O Expressionismo Alemão é um dos mais celebrados movimentos ocorridos nas primeiras décadas de desenvolvimento do Cinema. Amalgamando o experimentalismo técnico de uma arte nova com influências muito marcadas do Teatro e da Pintura, os filmes constelados dentro dessa abordagem compartilham temas e linguagens que refletem tanto o espírito de sua época, quanto de seu povo.


Apostando no fantástico, no grotesco, no distorcido, no ambíguo – do enredo à interpretação, passando pela maquiagem, cenografia, iluminação, montagem –, destaca-se nos filmes do Expressionismo Alemão uma ambientação lúgubre que ressalta uma apresentação de personagens dramáticas, carregadas de emoções amplificadas e sombrias, num diálogo com as questões políticas e sociais que impactaram a vida e o imaginário da nação alemã no começo do século XX.


Delimita-se o Expressionismo Alemão entre 1920, com O Gabinete do Dr. Galigari, e 1931, com M, O Vampiro de Düsseldorf, já um filme falado. A ascensão do nazismo em 1933, levou à construção de uma nova política cinematográfica e enquanto alguns realizadores se adequaram, outros se exilaram, fugindo da perseguição. No entanto, produções precoces, como o Estudante de Praga (1913) e uma influência tardia no cinema de guerra nazista, evidenciam a representatividade dessa estética, dentro de um polo produtivo como foi a Universum Film Aktien Gesellschaft, mais conhecida como UFA, responsável desde 1917 até 1945 por mais de 1000 longas-metragens.


Objetivos

O Curso Expressionismo Alemão: A Arte da Luz e a Política das Sombras, ministrado por Daniel de Bem oferece um panorama do movimento, explorando sua história, influências, fases e o contexto político-econômico que o moldou. A partir da análise de filmes paradigmáticos, os participantes serão conduzidos à identificação dos padrões estéticos e à interpretação dos elementos simbólicos recorrentes que definiram o estilo.


Conteúdos


Aula 1

História relâmpago do Expressionismo Alemão e da UFA;

Luz e sombras: a linguagem do Expressionismo.

Tópicos sobre os antecessores e a primeira fase (1913, 1920-1925): analisando O Estudante de Praga, O Gabinete do Dr. Caligari, A Morte Cansada, Nosferatu e Fausto.

 


Aula 2

Tópicos sobre a segunda fase (1926-31) e ecos posteriores: analisando Metrópolis, O Anjo Azul e M, O Vampiro de Düsseldorf

Tempos sombrios e o legado exterior. O fim de uma análise.


Ministrante: Daniel de Bem

Professor da UFFS (Campus Erechim), Doutor em Antropologia Social pela UFRGS, com foco em Antropologia da Religião. Pesquisa a difusão internacional de religiões de matriz africana e ayahuasqueiras. Paralelamente, dedica-se a pesquisar as interpenetrações entre cultura, política e comunicação no Cinema. Sobre o tema já publicou em coautoria com Marcelo Tadvald “O Cinema Expressionista Alemão (1895-1945)”, pela CirKula e o artigo “A Crise da Sociedade Individualista e seu duplo em o Clube da Luta”.


Livro do professor ministrante do curso

"O CINEMA EXPRESSIONISTA ALEMÃO - 1895 - 1945"


Autores:
Marcelo Tadvald e Daniel de Bem

Páginas: 128
Formato: 23cm x 15,5cm
(papel couchê)



Curso
EXPRESSIONISMO ALEMÃO: A ARTE DA LUZ E A POLÍTICA DAS SOMBRAS
de Daniel de Bem


Datas
11 e 12 / Outubro
(sábado e domingo)

Horários
14h30 às 17h30

Duração
2 encontros presenciais
(carga horária: 6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)


Material
Certificado de participação


Investimento

Lote 1 (até 21/09)

a) Inscrição + Livro: R$ 95,00
b) Inscrição: R$ 60,00



Formas de pagamento
Cartão de crédito (em até 3x)
Boleto
Depósito / Pix



FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO


 





Informações

cinema.cineum@gmail.com  /  Fone: (51) 99270-1352




Realização





Apoio






Nenhum comentário:

Postar um comentário