A
ficção científica, com suas temáticas fantásticas de exploração de outros
mundos, universos alternativos ou mutações genéticas que extrapolam a realidade,
encontrou no cinema uma tecnologia que permitia que essas histórias fossem
contadas ao público de uma forma como nunca havia sido feita. George Méliès, um
dos pioneiros não somente do cinema, mas do cinema de ficção científica,
produz, roteiriza e dirige Viagem à Lua (Voyage dans la lune, 1902)
– o primeiro contato do público com uma narrativa visual de ficção científica.

Desde a viagem de Méliès à lua, o gênero de
ficção científica foi se consolidando ao longo dos anos como mais um espaço a
ser explorado no cinema. Clássicos como Metrópolis de Fritz Lang, a
adaptação de Byron Haskin da obra de H. G. Wells Guerra dos Mundos, a 2001:
Uma Odisséia no Espaço de Kubrick e as sagas de Star Wars,
ajudam o gênero a ganhar popularidade com o grande público e, especialmente na
primeira metade do século XX, se solidificar cada vez mais como um gênero predominantemente
masculino. Por se tratar de abordar ciência e tecnologia, o envolvimento das
mulheres não era nem ao menos considerado, uma vez que elas já eram excluídas
desses ambientes na vida real, e por isso questões de gênero eram muitas vezes
ignoradas e as mulheres se tornavam apenas acessórios e assistentes de seus colegas de elenco masculinos. Porém,
a partir do final da década de 70, com o lançamento de filmes como Alien, O
Oitavo Passageiro (Alien, Ridley Scott, 1979) vemos as donzelas em perigo
das décadas anteriores darem lugar a personagens femininas que ganham maior
destaque em suas tramas, muitas vezes sendo elas mesmas as protagonistas e
heroínas de suas próprias histórias.
Esta virada de chave nos leva ao século XXI,
em que, principalmente após os anos 2010, vemos um aumento na quantidade de
protagonistas femininas no cinema de sci-fi, o que nos leva a uma
reflexão: o que essa representação significa para o gênero? Esse curso oferece
aos fãs de ficção científica uma oportunidade de analisar filmes clássicos do
gênero através de uma perspectiva feminista, buscando conciliar a evolução do
papel da mulher em uma sociedade patriarcal e a sua representação nas telas dos
filmes sci-fi.
Objetivos
O curso
MULHERES NA FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA JORNADA PELO GÊNERO SCI-FI E A TEORIA
FEMINISTA, ministrado por Carina Schroder, propõe um diálogo entre o cinema de
ficção científica e a teoria feminista. Por meio da exibição e análise de
filmes emblemáticos do gênero, o curso investiga como a representação das
mulheres na tela se transformou ao longo das décadas, relacionando-a às
perspectivas críticas do feminismo.
Conteúdos
Aula 1
- Da literatura para o cinema: o
surgimento da ficção científica.
- Introdução ao pensamento feminista do
cinema: Barbara Creed, Veronica Hollinger e Linda Williams.
- Donzelas em perigo: a mulher como
artifício para a jornada do herói.
Aula 2
- O monstruoso feminino: o descolamento do
ideal feminino.
- A jornada da heroína: a busca por
autonomia em uma sociedade patriarcal.
- Reflexões sobre uma suposta ficção
científica feminista.
Ministrante: CARINA SCHRODER
Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com
doutorado-sanduíche na Université de Montpellier Paul-Valéry (França).
Pesquisadora de teoria feminista do cinema, com foco em filmes de horror e
ficção científica, tendo publicado sua dissertação de mestrado sobre a
personagem Ellen Ripley do filme Alien, e sua tese de doutorado sobre o
limiar monstro-vítima das personagens femininas no cinema de horror
estadunidense do século XXI.
Curso
MULHERES NA FICÇÃO CIENTÍFICA: UMA JORNADA PELO GÊNERO SCI-FI E A TEORIA FEMINISTA
Datas
20 e 21 / Setembro
(sábado e domingo)
Duração
2 encontros presenciais
(carga horária: 6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Material
Certificado de participação
Investimento
Lote 1 (até 31/08)
R$ 60,00
Formas de pagamento
Cartão de crédito (em até 3x)
Boleto
Depósito / Pix
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Informações
cinema.cineum@gmail.com / Fone: (51) 99270-1352
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