sexta-feira, 10 de abril de 2015

Expressionismo Alemão



CURSO EM CAXIAS DO SUL (RS)


Apresentação

O Expressionismo Alemão foi um estilo cinematográfico, cujo auge se deu na década de 1920, caracterizado pela distorção de cenários e personagens, através da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo.

O período de 15 anos que decorreu entre a revolução de novembro de 1918 e a ascensão de Hitler ao poder, em janeiro de 1933, é conhecido na história alemã como a época da Cultura de Weimar. Foi um momento muito especial no qual um clima derrotista e depressivo, resultante do desastre militar de 1918, coexistiu com a extrema criatividade artística e intelectual. Berlim tornou-se a capital da vanguardas nos anos 20.


O Expressionismo no cinema alemão começa em 1919, com o célebre O Gabinete do Doutor Calegari, de Robert Wiene. O filme nos transporta para um mundo de puro pesadelo que coincide com a instabilidade política do momento: muros cheios de grafites, prédios inclinados, cenários desbotados de onde se destacam figuras geométricas e personagens alucinadas. O horror, o fantástico e o crime eram os temas dominantes do Expressionismo no cinema. Nosferatu, Uma Sinfonia de Horror (1922), de Murnau, e Dr. Mabuse, O Jogador (1922) e Metrópolis (1926), ambos de Fritz Lang, foram outras obras significativas do movimento.






Objetivos

O curso Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras, ministrado por Carlos Primati, fará um resgate e uma análise sobre o movimento que trouxe uma nova forma de cinema nas primeiras décadas do século 20. A influência dos expressionistas do cinema se fez sentir em Hollywood, tanto na temática quanto na linguagem, inclusive porque muitos dos diretores alemães de então migraram para os EUA e lá realizaram filmes. O Expressionismo influenciou particularmente dois gêneros, o cinema de terror e o filme noir.



Conteúdos

Aula 1
Cronologia e os Grandes Diretores do Expressionismo

* Richard Oswald: o esquecido artesão do horror
* Robert Wiene: o legado de um cineasta visionário
* Fritz Lang: o grande mestre em todos os gêneros
* F. W. Murnau: a visão sombria de um gênio absoluto
* Paul Leni: o horror com toque de humor e magia
* G. W. Pabst: o cronista da angústia e da decadência


Aula 2
O Expressionismo em temas

* Duplo maligno
* Criação de vida artificial
* Pactos diabólicos
* Morte personificada
* Dramas históricos
* Gênios do crime
* Decadência moral
* Mulheres fatais



Ministrante: Carlos Primati

Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no Cinema Brasileiro. Colaborou no livro Maldito, de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu a Coleção Zé do Caixão em DVD, vencedor do 1º Prêmio DVD Brasil como melhor coleção do ano.
Publicou textos nas edições especiais O Livro do Horror (Herói), O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica (Superinteressante) e A História do Rock (Bizz). Criou e editou a revista Cine Monstro, e trabalha na organização de uma monumental enciclopédia sobre filmes de horror.
Colaborador de publicações como O Estado de S.PauloFolha de S.PauloJornal da TardeBizzSetGeneralHeróiConectaDark SideDVD TotalShowtimeMundo EstranhoFlashbackMonet etc. Editou o livro Voivode: Estudos Sobre os Vampiros e escreveu o volume sobre Séries de TV da Coleção 100 Respostas (Mundo Estranho).

Já ministrou os cursos “A Obra de Alfred Hitchcock”; “História do Cinema de Horror”; "Zé do Caixão: 50 Anos de Terror" e "Ficção Científica dos Anos 50 pela Cine UM.


Curso
EXPRESSIONISMO ALEMÃO
Uma Sinfonia de Luzes e Sombras
de Carlos Primati


DATAS
Dias 23 e 24 / Maio (sábado e domingo)

HORÁRIO
9h às 12h

LOCAL
Sala de Cinema Ulysses Geremia
Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
(Rua Luiz Antunes, 312 - Caxias do Sul - RS)

INVESTIMENTO
R$ 50,00
* Valor promocional de R$ 40,00 para as primeiras 15 inscrições
(VALOR PROMOCIONAL ESGOTADO!)

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
www.cinemacineum.blogspot.com.br


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural
Unidade de Cinema e Vídeo
Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul


INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
1) Preencha e envie o formulário abaixo.

2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, retorne ao blog e clique no botão do PagSeguro.



.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário