APRESENTAÇÃO
O horror, um gênero que durante muito tempo foi ignorado e pouco
debatido no cinema brasileiro, nos últimos anos tem se fortalecido com diversas
produções que abordam o tema das mais variadas formas. Filmes como A
Antropóloga; Trabalhar Cansa; Quando Eu Era Vivo; Gata Velha Ainda Mia; Isolados; O Amuleto e A Misteriosa Morte de Pérola chegaram às
telas mostrando a força e relevância do gênero no cinema atual. Produções
independentes como Nervo Craniano Zero (Paulo Biscaia Filho); Mar Negro (Rodrigo Aragão) e Condado Macabro (Marcos
DeBrito e André de Campos Mello) renovam o sangue a apontam caminhos
alternativos para serem trilhados pelo gênero.
Entretanto, o horror sempre esteve presente no cinema
brasileiro, mesmo que de maneira alegórica e vaga. Comédias assombradas, como O Jovem Tataravô (1936) e Fantasma por Acaso (1946),
mostram como o tema era tratado na época das chanchadas. Lendas populares e
personagens de nosso rico folclore também chegaram às telas com sombras
horroríficas, incluindo o saci, o caipora, a mula-sem-cabeça e diversos
lobisomens.
O impacto do cinema ousado e destemido de José Mojica Marins com
seu ímpio e sádico personagem Zé do Caixão, refletiu nas significativas
bilheterias de filmes como À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) e influenciou outras
gerações de realizadores a trilhar o caminho do cinema revoltado e inquieto. Até mesmo o popular cômico Mazzaropi abordou a confusão religiosa típica do brasileiro em comédias nas quais reflete de maneira simplória, porém sincera, sobre temas como fé, charlatanismo, morte e reencarnação.
Entre os outros cineastas que se dedicaram de maneira
representativa ao horror estão Walter Hugo Khouri, autor de obras densas, e o argentino
Carlos Hugo Christensen, que teve produção prolífica em toda a América do Sul e
se radicou no Brasil na segunda metade de sua carreira, também contribuiu com o
imaginário do horror nacional. A ‘Boca do Lixo’ paulistana também é devidamente
representada pelos surpreendentes filmes de erotismo mórbido de Jean Garrett, os
quais, a despeito dos títulos genéricos, são hipnotizantes mergulhos no
universo fantástico. As obras de John Doo; David Cardoso; Ody Fraga e Fauzi
Mansur, com sua acintosa sexualidade combinada com cenas violentas, grotescas e
macabras, também marcaram o gênero.
O ‘terrir’ de Ivan Cardoso (O Segredo da Múmia; As Sete Vampiras; Um Lobisomem na Amazônia),
dramatizações sobre assassinos psicopatas e produções de sexo explícito com
vampiros, demônios e fantasmas dividem espaço na discussão com realizações
recentes, com filmes surreais e experimentais como O Fim da Picada;
"Mistéryos", "FilmeFobia", "A Percepção do Medo",
todos contribuindo à sua maneira particular com o imaginário do filme
brasileiro de horror.
OBJETIVOS
O curso HORROR NO CINEMA BRASILEIRO, ministrado por Carlos Primati, pretende promover uma discussão sobre o panorama do
gênero no Brasil, mostrar e contextualizar tanto as obras consagradas quanto
filmes mais obscuros e desconhecidos, e apresentar um apanhado das realizações
recentes, colocando em perspectiva o que pode indicar o futuro do gênero no
cinema brasileiro.
CONTEÚDO DAS AULAS
AULAS 1 e 2
Como assim, “horror no cinema brasileiro”?
Chanchadas do além: O Jovem Tataravô e outros fantasmas
A era dourada dos estúdios: melodramas góticos e co-produções
Lendas e folclore: saci, caipora, mula-sem-cabeça e lobisomem
Zé do Caixão: terror e sadismo nacional sem fronteiras
Experimentalismo udigrúdi: Sganzerla, Bressane e Visconti
O misticismo caboclo das comédias de Mazzaropi
Iemanjá, Iansã, Xangô: temores do candomblé e da macumba
Espíritos inquietos: o vazio existencial de Walter Hugo Khouri
Possuído pelo mal: o medo barroco de Carlos Hugo Christensen
AULAS 3 e 4
Erotismo e morte à beira-mar: a poesia mórbida de Jean Garrett
Sexploração: John Doo, David Cardoso e Ody Fraga
Aos pedaços: o horror verídico dos assassinos psicopatas
Sangue e pornografia: o sexo explícito de meter medo
O horror espírita: Joelma; O Médium e outras reencarnações
Terrir: os monstros irreverentes de Ivan Cardoso
Medo e violência for export: os excessos de Fauzi Mansur
Espectros do horror no ‘cinema da retomada’
Teratologia disforme: monstruosidades da década de 2000
As produções independentes e o futuro do gênero
Ministrante: Carlos Primati
As produções independentes e o futuro do gênero
Ministrante: Carlos Primati
Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial e brasileiro. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no cinema brasileiro. Colaborou no livro "Maldito", de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu a Coleção "Zé do Caixão" em DVD, vencedora do 1º Prêmio DVD Brasil como a "Melhor Coleção" do ano.
Publicou textos nas edições especiais "O Livro do Horror" (Herói); "Super Livro dos Filmes de Ficção Científica" (Superinteressante) e "A História do Rock" (Bizz). Criou e editou a revista "Cine Monstro", e trabalha na organização de uma monumental enciclopédia sobre filmes de horror. Editou o livro "Voivode: Estudos Sobre os Vampiros" e escreveu o volume sobre "Séries de TV" da Coleção "100 Respostas" (Mundo Estranho).
Já ministrou para a Cine UM os cursos "A Obra de Alfred Hitchcock"; "História do Cinema de Horror"; "Zé do Caixão: 50 Anos de Terror"; "Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras" e "Ficção Científica dos Anos 50".
DATAS
Curso
HORROR NO CINEMA BRASILEIRO
de Carlos Primati
DATAS
Dias 29 e 30 / Agosto
HORÁRIO
Sábado
Aula 1: 14h às 15h50 / Aula 2: 16h10 às 18h
Domingo
Aula 3: 14h às 15h50 / Aula 4: 16h10 às 18h
LOCAL
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - 3º andar - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO
R$ 100,00
(R$ 80,00 para as primeiras 10 inscrições)
*** Valor promocional esgotado ***
FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito Bancário ou Cartão de Crédito (à vista ou parcelado)
MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br
Fone: (51) 9320-2714
REALIZAÇÃO
Cine UM - Cursos de Cinema
PATROCÍNIO
Sapere Aude Livros
Editora Aleph
Back in Black
Nerdz
APOIO
Cinemateca Capitólio
PARCERIA
Espaço Vídeo
HORÁRIO
Sábado
Aula 1: 14h às 15h50 / Aula 2: 16h10 às 18h
Domingo
Aula 3: 14h às 15h50 / Aula 4: 16h10 às 18h
LOCAL
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - 3º andar - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO
R$ 100,00
(R$ 80,00 para as primeiras 10 inscrições)
*** Valor promocional esgotado ***
FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito Bancário ou Cartão de Crédito (à vista ou parcelado)
MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br
Fone: (51) 9320-2714
REALIZAÇÃO
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APOIO
Cinemateca Capitólio
PARCERIA
Espaço Vídeo
Papo de Cinema
INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO
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2) Opção Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Opção Cartão de Crédito: após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro
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