domingo, 16 de outubro de 2016

Abbas Kiarostami









Apresentação

Abbas Kiarostami, nascido no Irã em 1940, faleceu em julho deste ano deixando o mundo do cinema consternado. É considerado um dos mais criativos cineastas modernos, cultivando a inquietação de nunca se repetir, seja na temática, seja na linguagem. Diretor e roteirista de títulos incontornáveis do chamado cinema de arte, como Onde Fica a Casa do Meu Amigo?; Gosto de Cereja; O Vento nos Levará e Cópia Fiel, nos deixa o seminal Close-up.



Lançado em 1990, Close-up desde então suscita questões envolvendo o embaralhamento entre ficção e não-ficção, demonstrando a relevância de Kiarostami para a discussão de um certo cinema contemporâneo interessado em imagens documentais. Sem renunciar à imaginação. Close-up está entre os 50 melhores filmes de todos os tempos de acordo com o British Film Institute.

Diferente do colega Jafar Panahi, Kiarostami não buscava o enfrentamento com o regime dos aiatolás. Procurava, incessantemente, confrontar a própria linguagem do cinema, fazendo da criatividade sua mola propulsora. Sua formação, suas influências, seu modo de interpretar "a verdade do cinema" perpassarão os temas do curso.



Objetivos

O curso Abbas Kiarostami: A invenção do real, ministrado por Ivonete Pinto, vai apresentar o cinema do realizador através de alguns dos seus filmes, contextualizando sua obra no universo iraniano (político, social e religioso) e no universo do cinema (análise de estilo, linguagem e narrativa).



Conteúdo programático


Aula 1

- O Irã
História / Religião / Cultura / A revolução islâmica

- O cinema iraniano
O período Reza Pahlevi / As influências de Kiarostami (The House is Black, A Vaca) / O Instituto Kanun / O movimento motafävet / A trilogia de Koker e o reconhecimento internacional

- Os primeiros filmes
- Exibição comentada de trechos dos filmes:
O Coro / The Report / O Viajante / Onde Fica a Casa do Meu Amigo? / Close-up / Lumière et Compagnie (episódio de filme coletivo) / Através das Oliveiras



Aula 2

- Pós Cannes
Como Kiarostami é visto no Irã e fora do Irã após o Leão de Ouro em Cannes por Gosto de Cereja (1997) / As quatro paredes dos carros / A parceria criativa com Jafar Panahi (O Balão Branco, Ouro Carmim), e a repercussão da prisão de Panahi / A experiência de filmar fora do Irã

- Exibição comentada de trechos dos filmes:
Gosto de Cereja / Dez / Five / Shirin / Cópia Fiel / Um Alguém Apaixonado



Ministrante: Ivonete Pinto
Jornalista e Doutora em Cinema pela USP, onde defendeu tese sobre Abbas Kiarostami. Professora no curso de Cinema da UFPel. Editora das revistas "Teorema" (impressa) e "Orson" (online). Sócia fundadora e ex-presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do RS (2008-2010). Sócia fundadora e ex-vice-presidente da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema (2011-2015). Participou do Júri da Crítica em Festivais como FestRio, Gramado, Teerã, Mas Del Plata, Cine Ceará, Havana, Cartagena e Mostra de São Paulo. Autora dos livros "A Mediocridade", "Descobrindo o Irã" e "Samovar nos Trópicos"; organizou, com Orlando Margarido, livro sobre o impacto do pensamento de Jean-Claude Bernardet no Cinema Brasileiro (a ser lançado).



Curso
ABBAS KIAROSTAMI: A INVENÇÃO DO REAL
de Ivonete Pinto


Datas
12 e 13 / Novembro (sábado e domingo)

Horário
15h às 18h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

Investimento
R$ 90,00
(Valor promocional de R$ 80,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
*** VALOR PROMOCIONAL ESGOTADO ***

Formas de pagamento
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro - parcelado)

Material
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

Realização

Patrocínio

Apoio
Cinemateca Capitólio
E O Vídeo Levou



INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito: após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.


,
,
.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário