sábado, 21 de abril de 2018

Arte de Contar Histórias - Edição Especial


Edições Especiais
* ESTEIO (RS)
* FREDERICO WESTPHALEN (RS)
* PORTO ALEGRE (Bairro RESTINGA)




INSCRIÇÃO GRATUITA / VAGAS LIMITADAS


Apresentação

O Cinema, identificado como a sétima arte, é, antes de tudo, uma arte coletiva, de construção cooperativa, que reúne múltiplas facetas e habilidades de técnicos e profissionais de áreas distintas. Como coordenar e conciliar a criação das pequenas partes que compõem a feitura de um filme? Como buscar a coesão de uma narrativa cinematográfica com tantos elementos distintos?


O curso A Arte de Contar Histórias é um mergulho no universo da linguagem e produção cinematográfica, forjado a partir de uma combinação entre referência e processo. Vamos assistir e debater cenas, ideias, criações e elementos artísticos que foram inovadores notabilizando filmes, séries, conteúdos multiplataformas.

A capacidade de invenção narrativa e construção visual, que despertam os estímulos sensoriais pela originalidade e ousadia, serão matérias de estudo e análise através dos conceitos teóricos de roteiro, direção, produção, som e trilha para cinema, TV e WEB, nos formatos de curta e longa-metragem.


Objetivos

O curso A Arte de Contar Histórias, ministrado por Alexandre Derlam, visa capacitar ou aperfeiçoar a visão crítica dos alunos a respeito das técnicas e recursos de linguagem e narrativa cinematográfica na construção de histórias em cinema, televisão, web e outras plataformas. A metodologia criada visa estudar os principais elementos indispensáveis para a realização de uma história. Serão exibidas sequências e cenas de longas e curtas-metragens, e conteúdos da WEB, com análise de personagens, do controle de tempo cênico, da narração e aspectos de produção. A atividade objetiva ampliar o interesse na arte cinematográfica e criação artística com instrumentos que desenvolvam o senso crítico e estético.


Público alvo
ATIVIDADE ABERTA A QUALQUER INTERESSADO.
NÃO É NECESSÁRIO NENHUM PRÉ-REQUISITO DE FORMAÇÃO
E/OU ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA.


Conteúdos

- O que faz um filme ser um filme? O que é realização audiovisual para Cinema, TV e WEB? A importância de uma proposta artística bem definida. Conceitos, padrões e exemplos de Storyline e Storyteling.

- Pesquisa: O papel da pesquisa do tema a ser filmado. As fontes de inspiração, as indicações, ideias e caminhos que uma pesquisa indica e define no processo de realização.

- Roteiro: Metodologia básica na construção de um roteiro, com análise de personagens, do controle de tempo cênico, da narração e produção, através da exibição e leitura de cenas de referência.

- Elementos de linguagem: Análise dos elementos que a constituem. Formas básicas e formas sutis. A capacidade da linguagem em provocar reações e comportamentos específicos.

- Narrativa e linguagem Uma breve linha de evolução. Análise e conceitos básicos. Escolas de cinema que simplificaram e encaminharam uma revolução na linguagem: Surrealismo, Neorrealismo italiano, Dogma 95.

- Direção / Produção: Processos de criação, métodos nas diversas etapas de realização de um filme: Definição do elenco e direção de atores, ensaios, improvisação, organização das filmagens.


Ministrante: Alexandre Derlam
Diretor de cena e roteirista. Graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Cinema (Unisinos /RS). Dirige para o mercado gaúcho há 20 anos. Produz publicidade, reportagem, documentário e ficção. No cinema é um realizador atuante. Dirigiu e roteirizou os documentários Papão de 54 e Mais uma Canção. E também dois curtas-metragens: Gildíssima e Rito Sumário. Seus filmes foram exibidos em vários festivais de cinema pelo país e na televisão. Foi diretor de cena nas produtoras Estação Filmes e Cubo Filmes. Atualmente é sócio diretor na Prosa Filmes.


Curso
A Arte de Contar Histórias
de Alexandre Derlam


Edição ESTEIO

* Data: 19 de Maio (sábado)
* Horário: Aula 1 - 9h às 12h / Aula 2 - 13h30 às 16h30
* Local: Casa da Cultura Hip Hop de Esteio
(Rua José Guimarães, 203 - Esteio - RS)

Apoio
Casa da Cultura Hip Hop de Esteio
Cine UM Produtora Cultural


***

Edição FREDERICO WESTPHALEN

* Data: 24 de Maio (quinta-feira)
* Horário: Aula 1 - 14h às 17h / Aula 2 - 18h às 21h
* Local: ACI - Associação Comercial e Industrial
(Rua do Comércio, 1013 - Frederico Westphalen - RS)

Apoio
Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos
CUFA
ACI - Associação Comercial e Industrial
Cine UM Produtora Cultural



***


Edição PORTO ALEGRE / Bairro RESTINGA

* Data: 26 de Maio (sábado)
* Horário: Aula 1 - 9h às 12h / Aula 2 - 13h30 às 16h30
* Local: Centro Cultural Multimeios
(Rua Ricardo Leônidas Ribas, 75 - Restinga - Porto Alegre - RS)

Apoio
Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos
Centro da Juventude Restinga
AMURT-AMURTEL
TV Restinga
Secretaria da Cultura de Porto Alegre
Cine UM Produtora Cultural



***

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário