terça-feira, 2 de outubro de 2018

Mulheres na Direção










As mulheres sempre estiveram por trás das câmeras e frequentemente de fora dos livros de história do cinema. A participação de mulheres nas mais diversas funções, inclusive na direção de grandes filmes, no primeiro cinema norte-americano e nos primórdios dos estúdios de Hollywood, por exemplo, é fato inegável hoje em dia, mas por muito tempo pouco difundido.

A Fada dos Repolhos (1896)

São incontáveis as mulheres que trabalharam nas diversas funções do cinema americano ao longo do século XX, entre roteiristas, montadoras e produtoras. Em menor número, as que trabalharam como diretoras, função de maior destaque, mas não menos importantes.

Uma análise mais atenta revelará uma nova realidade produzindo por consequência uma narrativa parcialmente oculta do cinema americano do início do século XX ao início dos anos 1980 por meio de cineastas mulheres. Elas sempre estiveram presentes nas mais diversas fases e movimentos da evolução do cinema na América: o cinema mudo; o cinema clássico; o cinema experimental; a Nova Hollywood e as pioneiras negras do cinema americano. A proposta é promover uma viagem de revelação e resgate pelo cinema mais conhecido e difundido do mundo - o norte-americano - guiada pelas mãos das mulheres que se aventuraram na direção de filmes neste meio dominado por homens.


Objetivos


O curso Mulheres na Direção: Uma Outra História do Cinema Americano, ministrado por Juliana Costa, objetiva analisar e difundir a cinematografia de diretoras mulheres; estabelecendo uma narrativa revisionista do cinema norte-americano por meio de suas diretoras mulheres. O curso a vida e a obra das mulheres cineastas mais representativas da história do cinema norte-americano.



Caugth in a Cabaret (1914)


Conteúdos

Aula 1

Período Mudo
Cineastas e Filmes

* Alice Guy Blache
A Fada dos Repolhos (1896), Falling Leaves (1912),
Algie, The Miner (1912), The Ocean Wife (1916)

* Mabel Normand
Caugth in a Cabaret (1914)

* Lois Weber
Suspense (1913), Hipócrates (1915), Where Are My Children (1916), Shoes (1916), Sensation Seekers (1927)

* Frances Marion
The Love Ligth (1921)

* Ida May Park
Bread (1926)


Quem Ama Não Teme (Never Fear, 1949)

Período Clássico
Cineastas e Filmes

* Dorothy Arzner
Segura que é Teu (Get Your Man, 1927), Garotas na Farra (The Wild Party, 1929), A Volta do Deserdado (Sarah and Son, 1930),
Esposa de Ninguém (Anybody's Woman, 1930), Quando a Mulher se Opõe (Merrily We Go to Hell, 1932), Assim Amam as Mulheres (Christopher Strong, 1933), A Vida é Uma Dança (Dance, Girl, Dance, 1940)

* Ida Lupino
Quem Ama Não Teme (Never Fear, 1949), O Mundo é o Culpado (Outrage, 1950), Laços de Sangue (Hard, Fast and Beautiful, 1951),
O Mundo Odeia-me (The Hitch Hiker, 1953), O Bígamo (The Bigamist, 1953)


Tramas do Entardecer (Meshes of the Afternoon, 1943)

Aula 2

Experimental e Underground
Cineastas e Filmes

* Maya Deren
Tramas do Entardecer (Meshes of the Afternoon, 1943),
Divine Horsemen: The Living Gods of Haiti (1985)

* Shirley Clarke
The Connection (1961), The Cool World (1963),
O Retrato de Jason (Portrait of Jason, 1967)


Mikey & Nicky (1976)

Nova Hollywood
Cineastas e Filmes

* Elaine May
O Caçador de Dotes (A New Leaf, 1971), O Rapaz que Partia Corações (The Heartbreak Kid, 1972), Mikey & Nicky (1976)

* Barbara Loden
Wanda (1970)



As Filhas do Pó (Daugthers of the Dust, 1991)

Pioneiras Negras Norte-Americanas
Cineastas e Filmes

* Kathleen Collins
The Losing Ground (1982)

* Alile Sharon Larkin
A Different Image (1982)

* Julie Dash
As Filhas do Pó (Daugthers of the Dust, 1991)


The Losing Ground (1982)

Ministrante: JULIANA COSTA
Pesquisadora de cinema e cineclubista. Membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Integrante do Cineclube Academia das Musas que, desde 2016, objetiva estudar e difundir a cinematografia de mulheres diretoras, e editora da revista anual homônima. Mestre em Educação, com pesquisa em Cinema e Educação, pela UFRGS. Editora e colaboradora do “Zinematógrafo”, fanzine impresso de crítica de cinema.


O Retrato de Jason (Portrait of Jason, 1967)


Shoes (1916)





Curso
MULHERES NA DIREÇÃO: UMA OUTRA HISTÓRIA DO CINEMA AMERICANO
de Juliana Costa


Datas
20 e 21 de Outubro (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
R$ 95,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário:
a) R$ 80,00 (primeiras 10 inscrições) * Valor promocional esgotado
b) R$ 90,00 (demais inscrições)

Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras




.
.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
 .

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário