quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Curso de Férias "Construção do Personagem"









No final do século 19, na Rússia, surgia um ator e grande entusiasta da arte da representação, que não estava satisfeito com a forma melodramática de declamação do teatro da época. Apenas poucos atores chamados "gênios" conseguiam verdadeiramente uma atuação realista, que convencesse em cena. Inconformado, este ator passou a sistematizar o trabalho dos artistas que admirava, negando toda forma de inspiração ou talento, e partindo de pressupostos técnicos e sistemáticos. Este era Constantin Stanislavski, pai da pedagogia do ator, e criador do mais conhecido e importante estudo de interpretação, o chamado Sistema Stanislavski.


Os estudos de Stanislavski se popularizaram no mundo inteiro ao longo do século 20 e chegaram à Hollywood em meados de 1930, pelas mãos de Elia Kazan. Em parceria com alguns nomes do teatro e do cinema norte-americano, Kazan fundaria o Actor's Studio. Lee Strasberg, a partir de 1950, no comando do Studio, foi um dos grandes responsáveis pela popularização do Sistema Stanislavski, que a partir da visão estadunidense, ganhou status de "método", ou melhor ainda, "O Método". 

Técnicas de submersão no personagem e alta dosagem nas emoções popularizaram atores como James Dean, Marilyn Monroe e Marlon Brando, entre muitos outros. Entretanto, como poderíamos entender o Método à luz de nossas experiências práticas? O que Stanislavski tinha como objetivo com a sistematização e sua busca pela verdade cênica? Será que Lee Strasberg e Hollywood de fato continuaram a pesquisa de seu sistema?


 Objetivos

O curso Construção do Personagem: Uma abordagem sobre a interpretação, ministrado por Juliano Rabello, tem o objetivo fornecer elementos teóricos e reflexivos que ofereçam respostas às questões fundamentais: Como construir um personagem? Como dirigir uma interpretação cênica? Baseado em experiências práticas do ministrante e de caminhos traçados por grandes atores e atrizes, o curso oferecerá aos participantes - sejam eles atores, roteiristas ou diretores - ferramentas efetivas para seus projetos cinematográficos.


Público alvo
O curso é aberto ao público em geral.
Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar deste curso.
Trata-se de uma atividade de caráter teórico.


Conteúdos

Aula 1

- A revolução de Stanislavski para o trabalho do ator.
- A americanização do Sistema Stanislavski.
- A construção de uma Ação Real.

 


Aula 2

- O superobjetivo e a linha direta de ações.
- Uso das lembranças do ator na construção de um personagem.
- Fisicalização, o trabalho dos atores "camaleões".
  


Ministrante Juliano Rabello
Ator, diretor e professor de teatro, coaching de atores e coordenador da Efêmeros Escola de Arte. Dirigiu o espetáculo “O Anexo Secreto”, adaptação do livro Diário de Anne Frank. É preparador de elenco da Painel Publicidade e ator da Cia. Fasta. Atualmente remonta de maneira prática todos os elementos do sistema de Stanislavski e participa da elaboração do musical "Vamos Fazer um Filme?". É diretor e preparador de elenco da peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov.


Curso
CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM:
UMA ABORDAGEM SOBRE A INTERPRETAÇÃO
de Juliano Rabello

Datas
09 e 10 de Fevereiro (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
Valor promocional: R$ 70,00

Material
Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Total Poker Club

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras



.
.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.

 .
.
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário