segunda-feira, 13 de julho de 2020

Pequenos Filmes Grandes Diretores - #3 JAMES CAMERON



PEQUENOS FILMES GRANDES DIRETORES

Os primeiros curtas de consagrados realizadores.

 

#3 – JAMES CAMERON

Filme: “XENOGENESIS” (12 min, 1978)

 

Sinopse

Uma mulher e um homem são enviados em missão espacial para uma gigantesca nave estelar a procura de um local para iniciar um novo ciclo de vida. O homem, Raj, decide explorar a nave e se depara com um gigantesco e ameaçador robô. O desfecho se dá com a mulher, Laurie, em combate contra a ameaça cibernética com auxílio de um outro robô.

 

Notas

 

  • James Cameron, aos 24 anos, levantou 20.000 dólares com um dentista da sua cidade para financiar o filme. A maior parte do filme foi filmada em sua sala de estar e os métodos que usou foram totalmente criados por ele. Aprendendo à medida que avançava com a produção, Cameron disse que se sentia como um médico fazendo seu primeiro procedimento cirúrgico. 

  • Ele coescreveu, dirigiu, editou, projetou os cenários e até fez todo o trabalho de câmera. Autodidata, Cameron criou a maioria dos efeitos especiais por conta própria. Consta que ele passou um dia inteiro desmontando e montando a câmera alugada para que entender como utilizá-la. 

  • Durante o desenvolvimento do projeto o dentista desistiu do financiamento com base no que viu das primeiras filmagens. Mas o filme já estava muito avançado, e seguiu em frente. O fato é que o curta nunca foi totalmente concluído, pois em dado momento o dinheiro acabou. 

  • O trabalho foi visto como promissor por Roger Corman que decidiu chamar James Cameron para trabalhar em “Piranha II” e “Mercenários das Galáxias”. 

  • Em “Aliens – O Resgate” há uma cena muito semelhante com “Xenogenesis”. Aquela onde Ripley grita com a Alien rainha é claramente uma referência a uma cena do curta. Também foi observado que muitos dos temas que apareceriam nos filmes posteriores de Cameron, incluindo uma forte personagem feminina, podem ser encontrados aqui pela primeira vez. 

  • William Wisher, o ator principal do filme, coescreveu “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” e fez participações especiais em dois filmes de Cameron, “O Exterminador do Futuro” e “O Segredo do Abismo”. 

  • Há evidências claras e convincentes do talento e estilo de James Cameron neste curta. As cenas usadas para mostrar a entrada do robô gigante são totalmente consistentes com o estilo cinematográfico e de edição de James Cameron, revelado por seus trabalhos posteriores. Especialmente no confronto entre dois robôs. Além disso, a semelhança entre o robô gigante do mal em “Xenogenesis” e o Hunter Killer dos filmes da série “O Exterminador do Futuro” é impressionante. 

  • O segundo robô de “Xenogenesis” é pilotado por uma mulher dentro dele, e esse detalhe, juntamente com a maneira como James Cameron a filmou em seu posto de comando, lembra muito a cena em “Aliens – O Resgate”, onde Ripley usa o robô de carga para lutar contra a ameaça alienígena. A semelhança é incontestável. “Xenogenesis” é puro James Cameron.

 

ASSISTA no Canal da CINE UM no YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=XfvPuK3QL78

 

Inscreva-se no Canal e fique atualizado com as Estreias.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário