segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Filme Noir

 





O Noir, como objeto artístico cinematográfico, é "o gênero que nunca existiu". Durante sua ocorrência original, em meados do século 20, nem indústria, nem crítica, nem público jamais utilizaram o termo, em terras americanas, em referência ao que hoje se cultua como Filme Noir. A criação foi dos franceses, inundados por filmes de Hollywood no período pós-Segunda Guerra Mundial. O Noir não é propriamente um gênero. É um fenômeno, e acima de tudo social. A maior prova que existe? A fascinação que produz e o desejo que desperta a "mística noir".


Herdeiro do expressionismo alemão, do romance policial hard-boiled e do filme de gângster, o filme noir hollywoodiano teve seu ciclo histórico entre o início dos anos 1940 e o final dos 1950, permeando diversos gêneros, do melodrama ao policial. Este curso introdutório pretende ir além do debate “gênero ou estilo” que norteia muitos dos estudos sobre o filme noir, a fim de pensar sua complexidade histórica, social, cultural e cinematográfica.


A partir da análise de cenas de filmes emblemáticos serão discutidas as principais vertentes e destacados realizadores do cinema noir e, sobretudo, evidenciando que o noir não deve ser reduzido apenas a termos estéticos, mas sim compreendido como uma visão cínica e moralmente ambígua de um mundo corrompido pelo dinheiro, revelando assim o lado sombrio do sonho americano no imediato pós-guerra.


 Objetivos

O Curso online Repensando o Filme Noir, de Fernando Brito, vai tratar da origem, das bases e dos conceitos que permeiam toda a produção cinematográfica do período, enfocando a estética fílmica, o comportamento (a)moral das personagens, as grandes obras do ciclo clássico dos anos 40 e 50, concluindo com uma análise da permanência mítica do filmes noir nos tempos atuais e o revisionismo que resultou em novas vertentes, como o neo-noir.


Conteúdos

Aula 1

As origens e vertentes do noir em seu ciclo histórico (1940/41-1958/59)

Introdução às principais questões do universo noir.

A herança expressionista e os imigrantes europeus em Hollywood.

O crime vai às ruas: a revolução da literatura hard-boiled norte-americana.

A transição do filme de gângster dos anos 30 ao filme noir.

 O detetive particular: O Falcão Maltês, Até a Vista, Querida, À Beira do Abismo

 O noir suburbano e a femme fatale: Pacto de Sangue, O Destino Bate à Sua Porta, O Caminho da Tentação, O Cúmplice das Sombras, Lágrimas Tardias

 O melodrama noir: Alma em Suplício, Na Teia do Destino

O peso do passado e o fatalismo noir: Fuga do Passado, Ato de Violência


Aula 2

Vertentes do noir em seu ciclo histórico e a permanência do neo-noir

A relação entre filme noir e os filmes “B” do “beco da pobreza” de Hollywood: Curva do Destino, Entre Dois Fogos, Mortalmente Perigosa

 O mundo do boxe e o filme noir: Corpo e Alma

A cidade como personagem no noir semi-documental: Cidade Nua

 Filme noir de cunho social e a perseguição do Macarthismo: A Força do Mal, Justiça Injusta

 A tradição do filme de assalto (heist movie): O Segredo das Joias,            O Grande Golpe

 O domínio da corrupção e da violência: Os Corruptos

 Paranoia nuclear e subversão: Anjo do Mal, A Morte num Beijo

 O apogeu e o réquiem do universo noir: A Marca da Maldade

 Releituras e emulações em três momentos-chave do chamado neo-noir:   O Perigoso Adeus, Chinatown, Corpos Ardentes, Los Angeles - Cidade Proibida

 

Ministrante: Fernando Brito

Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, com especialização em romance gótico. Pesquisador e crítico de cinema, tendo colaborado ao longo de sua carreira com diversas publicações, como a "Sci-Fi News Cinema" e o "Jornal do Vídeo".

Desde 2001 trabalha como curador na Versátil Home Video, onde idealizou e supervisionou o lançamento de muitos clássicos do cinema. Um de seus trabalhos de curadoria de maior destaque tem sido justamente a série Filme Noir, que já está com 18 volumes e traz, a cada exemplar, seis filmes do período clássico do ciclo noir (1940-1959) em cópias restauradas.

Já ministrou para a Cine UM os cursos “Mario Bava: Maestro do Macabro” (2015) e “Giallo: Suspense à Italiana” (2021).



Curso online
REPENSANDO O FILME NOIR
de Fernando Brito


Datas
11 e 12 / Setembro
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h30

Duração
2 encontros online
(carga horária: 5 horas / aula)

Material
Certificado de participação


Investimento
R$ 90,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições com 20% de desconto:
R$ 70,00



Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714






Realização





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário