sábado, 12 de março de 2022

Bernardo Bertolucci


 


A Itália é um dos berços do cinema político. Desde o Neorrealismo dos anos 40, até os movimentos artísticos e políticos dos anos 60 e 70, formaram-se diferentes gerações de cineastas engajados que reúnem a grandeza de Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Ettore Scola, dentre muitos outros. Dentro desta tradição cinematográfica riquíssima um dos nomes que mais se destaca é o de Bernardo Bertolucci.   


A obra de Bertolucci além de representar movimentos históricos e políticos, também resulta de uma busca de interpretação pela condição humana, através da filosofia, da sociologia e da psicanálise. Seu cinema conflui de um vasto conjunto de referências que se estendem desde a cinefilia da geração francesa da Nouvelle Vague, sobretudo em Godard, o olhar humanista e político de Rossellini, a poética de Pasolini, a cultura italiana enquanto fator histórico e social, partindo para a psicanálise freudiana e o existencialismo de Dostoiévski. Essa confluência resulta em um estilo cinematográfico único que lhe garantiu além de diversas premiações, um lugar inconfundível e bem demarcado na história do cinema.  


Seus filmes e suas reflexões sociais e existenciais irrompem a Europa e ganham o mundo. Em sua primeira fase marcada essencialmente por filmes políticos como O Conformista, Antes da Revolução e 1900, na Bertolucci construiu na sequência uma filmografia de prestígio e reconhecimento internacional com sucessos como Beleza Roubada, O Céu que nos Protege, O Último Tango em Paris e O Último Imperador, que atingiu a façanha de conquistar nove Oscar, sendo ele o primeiro italiano a vencer como Melhor Diretor. Astros da magnitude de Marlon Brando, Liv Tyler, Robert de Niro, Gerard Depardieu, Maria Schneider, Dominique Sanda, Eva Greene e John Malkovich reluziram sob sua direção.     


Objetivos

O Curso BERNARDO BERTOLUCCI: CINEMA, POLÍTICA E ARTE, ministrado por Alexandre Guilhão, fará uma imersão pela obra do cineasta e através de análises dos filmes refletir a partir de suas bases teóricas e artísticas, e ao mesmo tempo compreender o ambiente histórico em que se passam. Sempre contextualizando as análises com a recepção crítica a que tiveram em sua época. Alguns filmes serão destacados com avaliações mais aprofundadas, mas direta ou indiretamente toda a filmografia do realizador italiano será estudada nas aulas. 


Conteúdo


Aula 1

As origens do cinema político italiano.

A biografia de Bertolucci, suas concepções artísticas e teóricas.

Um olhar geral sobre seus primeiros filmes.

A abordagem política, histórica e antifascista no alvorecer de sua filmografia. As análises de caso de Antes da Revolução, O Conformista, 1900 e Partner.

 


Aula 2

A internacionalização da obra de Bertolucci.

É possível um olhar político dentro de Hollywood?

As polêmicas em torno da sexualidade em La Luna, Beleza Roubada e O Último Tango em Paris.

As transnacionalidades e espiritualização em O Pequeno Buda, O Céu que nos Protege e O Último Imperador.

Um retorno às origens em Os Sonhadores.

Reflexões gerais sobre a obra do diretor.

 


Ministrante: ALEXANDRE GUILHÃO

Formado em Cinema e Mestre e Doutorando em História pela PUCRS, pesquisa as relações entre cinema e história e a constituição de um cinema político a nível global. Produziu dissertação de Mestrado que analisou a transição do Cinema em Cuba após a Revolução Cubana e os seus principais filmes. É coordenador do grupo de estudos em Cinema-História da PUCRS. Já ministrou cursos e oficinas com esta temática, bem como, coordenou simpósios temáticos e escreveu artigos sobre Cinema e História. Também cineasta, dirigiu o documentário Tomada da Casa do Povo (vencedor do II Cine Tamoio Festival). Ministrou o curso “Cinema Cubano: Os Filmes da Revolução”, pela Cine UM.



Curso
Bernardo Bertolucci: Cinema, Política e Arte
de Alexandre Guilhão

Datas
02 e 03 de Abril (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
R$ 80,00
Valor Promocional para as primeiras 5 inscriçõesR$ 65,00

Formas de pagamento
Boleto / Depósito ou transferência bancária / Pix

Material
Certificado de participação

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Apoio
Cinemateca Capitólio










Nenhum comentário:

Postar um comentário