A Itália é um dos berços do cinema político. Desde o Neorrealismo dos anos 40, até os movimentos artísticos e políticos dos anos 60 e 70, formaram-se diferentes gerações de cineastas engajados que reúnem a grandeza de Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Ettore Scola, dentre muitos outros. Dentro desta tradição cinematográfica riquíssima um dos nomes que mais se destaca é o de Bernardo Bertolucci.
Objetivos
O Curso BERNARDO BERTOLUCCI: CINEMA, POLÍTICA E ARTE, ministrado por Alexandre Guilhão, fará uma imersão pela obra do cineasta e através de análises dos filmes refletir a partir de suas bases teóricas e artísticas, e ao mesmo tempo compreender o ambiente histórico em que se passam. Sempre contextualizando as análises com a recepção crítica a que tiveram em sua época. Alguns filmes serão destacados com avaliações mais aprofundadas, mas direta ou indiretamente toda a filmografia do realizador italiano será estudada nas aulas.
Conteúdo
Aula 1
As origens do cinema político italiano.
A biografia de Bertolucci, suas concepções
artísticas e teóricas.
Um olhar geral sobre seus primeiros filmes.
A abordagem política, histórica e
antifascista no alvorecer de sua filmografia. As análises de caso de Antes
da Revolução, O Conformista, 1900 e Partner.
Aula 2
A internacionalização da obra de Bertolucci.
É possível um olhar político dentro de
Hollywood?
As polêmicas em torno da sexualidade em La
Luna, Beleza Roubada e O Último Tango em Paris.
As transnacionalidades e espiritualização em O
Pequeno Buda, O Céu que nos Protege e O Último Imperador.
Um retorno às origens em Os Sonhadores.
Reflexões gerais sobre a obra do diretor.
Ministrante: ALEXANDRE GUILHÃO
Formado em Cinema e Mestre e Doutorando em História pela PUCRS, pesquisa as relações entre cinema e história e a constituição de um cinema político a nível global. Produziu dissertação de Mestrado que analisou a transição do Cinema em Cuba após a Revolução Cubana e os seus principais filmes. É coordenador do grupo de estudos em Cinema-História da PUCRS. Já ministrou cursos e oficinas com esta temática, bem como, coordenou simpósios temáticos e escreveu artigos sobre Cinema e História. Também cineasta, dirigiu o documentário Tomada da Casa do Povo (vencedor do II Cine Tamoio Festival). Ministrou o curso “Cinema Cubano: Os Filmes da Revolução”, pela Cine UM.
Datas
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