segunda-feira, 21 de março de 2022

Walter Hugo Khouri

 



A produção cinematográfica de perfil independente viveu um período particularmente próspero em São Paulo entre o final dos anos 60 e o final dos 80, incluindo a intensa produção de filmes da chamada Boca do Lixo. Neste cenário floresceu uma forte produção comercial, com destaque para alguns cineastas com iniciativas mais autorais, experimentais e introspectivas. Apesar de incluírem elementos eróticos, a produção destes cineastas se apropriou da temática apenas como pano de fundo. A proposta era mergulhar mais fundo na intimidade dos personagens. Nesta perspectiva o cinema autoral de Walter Hugo Khouri se apresenta como um caso singular no cinema brasileiro.


Sua filmografia compõe uma grande crônica sobre a decadência moral da classe mais abastada da sociedade brasileira, onde a estética do erotismo reflete um incômodo pessoal com efeitos psicológicos. Assim, Khouri - diferentemente do que fora produzido no Cinema Novo - estabelece um estilo que descreve outra face do Brasil: o caráter existencial e a problemática dos indivíduos da classe média alta. Considerado cerebral e elitista, Walter Hugo Khouri é autor de uma das obras mais complexas, instigantes e plurais do cinema mundial, influenciadas pelo que de melhor houve na produção de filmes de vanguarda. Sua carreira foi marcada pela controvérsia com o movimento do Cinema Novo, do qual foi contemporâneo, porém sem adesão.


Ao analisarmos os principais longas de Khouri podemos perceber um estilo altamente pessoal e autoral que marcou todo o cinema do diretor ao longo de sua carreira e que confere ao cineasta paulista um lugar especial entre os maiores realizadores brasileiros. O cinema de Khouri é marcado por um domínio completo que o diretor exerce, por meio de sua brilhante mise en scène e de seus processos composicionais, sobre os temas e enunciados que transforma em discurso fílmico. Um cineasta ímpar, dotado de um imenso talento de encenação, que nunca abriu mão de seu estilo e de suas escolhas, não fazendo parte de nenhum movimento ou escola que marcaram o cinema brasileiro durante as décadas em que desenvolveu sua obra (como o Cinema Novo, o Cinema Marginal e o Cinema de Invenção), e foi capaz de imprimir um estilo pessoal e autoral em toda sua filmografia. Walter Hugo Khouri atuou por cinco décadas - dos anos 50 aos 90 - e realizou 25 longas-metragens.



Objetivos

O Curso online O CINEMA INTIMISTA DE WALTER HUGO KHOURI, ministrado por Fernando Oriente, vai abordar e discutir o cinema do diretor por meio da análise e exposição de seu estilo cinematográfico, suas opções de mise en scène e composição e os processos de decupagem e montagem. Nas aulas também serão abordadas as principais questões temáticas, de enunciação e dramático-narrativas que condicionam a evolução do discurso fílmico dentro da obra khouriana. O curso também procura reforçar uma das características centrais do cinema de Walter Hugo Khouri – seu caráter de cronista ácido da burguesia brasileira.



Conteúdos

Aula 1

Os filmes sem a presença de personagem fetiche (alter ego), Marcelo.

A diversidade de temas: o horror psicológico, o drama existencial, o thriller, o sexo.


Aula 2

Os filmes com a presença de personagem fetiche (alter ego), Marcelo.

A evolução do personagem.

A crônica da burguesia brasileira.


 Ministrante: Fernando Oriente

Professor, crítico e pesquisador de cinema, comunicação e audiovisual. Graduado em jornalismo pela PUC/SP. Mestre em Comunicação/Audiovisual-Cinema pela Universidade Anhembi Morumbi. Ministra cursos de cinema em diversas localidades como unidades do SESC, a Escola de Cinema do Maranhão – IEMA, cinemas, cineclubes e espaços de pesquisa cinematográfica. É editor e crítico do site de cinema Tudo Vai Bem, além de colaborador de diversas revistas, sites e outras publicações. Escreve regularmente para catálogos de mostras e festivais, bem como para revistas acadêmicas e livros de cinema. Participa de debates e palestras em mostras, festivais e diferentes eventos ligados ao cinema e ao audiovisual. É membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) desde sua fundação.



Curso online

O CINEMA INTIMISTA DE WALTER HUGO KHOURI
de Fernando Oriente

Datas
09 e 10 / Abril
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h30

Duração
2 encontros online
(carga horária: 5 horas / aula)

Material
Apostila
Certificado de participação


Investimento
R$ 50,00



Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714







Realização









Nenhum comentário:

Postar um comentário