quinta-feira, 2 de março de 2023

Oficina de Roteiro de Cinema - Turma 20

 



** Início: 22 / Abril / 2023 **



Apresentação

Oficina de Roteiro de Cinema (Turma 20) é uma atividade focada na criação e na redação do roteiro audiovisual para filmes e séries, desde a ideia inicial, passando por suas diversas etapas, sinopse, tratamento, revisão, até a sua conclusão e apresentação às produtoras audiovisuais. Na Oficina serão estudados e exercitados os aspectos teóricos e as ferramentas práticas de um roteirista com foco nas exigências das produtoras. O desafio é: como escrever um roteiro para o mercado audiovisual contemporâneo?


O objetivo da Oficina de Roteiro de Cinema é oferecer aos participantes as ferramentas da profissão que deverão ser aliadas à criatividade para o desenvolvimento da escrita. A proposta é que os participantes desenvolvam individualmente, até o final da Oficina, sinopses, tratamentos, escaletas e até mesmo as páginas iniciais de um roteiro, seguindo as melhores práticas exigidas pelas produtoras do mercado audiovisual nacional e internacional.


A Oficina

A Oficina de Roteiro de Cinema (Turma 20),ministrada pelo roteirista e produtor Flavio de Castro Barboza, desenvolverá aulas teóricas e práticas de desenvolvimento de roteiro para longas-metragens e séries. Serão 7 aulas presenciais semanais ao longo das quais cada aluno terá a oportunidade de desenvolver sinopses, tratamentos, escaletas e até mesmo as páginas iniciais de um roteiro, com supervisão individual do professor durante o curso e focado nas exigências do mercado audiovisual contemporâneo nacional e internacional! As aulas serão ministradas no Espaço Força e Luz (Porto Alegre), aos sábados pela manhã.


Público Alvo
A Oficina é aberta a todos os interessados, cinéfilos e iniciantes na arte do roteiro. Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar desta atividade.


Conteúdo das aulas

Introdução ao Roteiro / Drama e Conflito / Tema x Enredo / Personagens / Regras do Mundo e Gêneros / Estrutura (Atos e sequências) / Diálogos / Cenas / Roteiro de longa metragem e sua estrutura / Roteiro de série e sua estrutura (Bíblia) / Logline / Sinopse / Argumento / Escaleta (beat sheet) / Formatação de Roteiro / Revisão de Roteiro / Análise comparativa roteiro x filme, roteiro x episódio piloto de série / Adaptação de obras literárias / Pitching, one page, pitch deck / Coverage (análise profissional de roteiro) / Profissão roteirista e mercado contemporâneo (contratos, festivais, direitos autorais, registro da obra) / Produção audiovisual nacional e internacional (o roteiro na filmagem e sua relação com equipe e elenco)



Metodologia
Aulas expositivas e práticas com análise de roteiros estrangeiros e nacionais, análise comparativa entre o filme e roteiro, entre o roteiro de série e episódio piloto, análise comparativa entre obra literária e roteiro adaptado, estudo das principais teorias sobre roteiro. Os alunos farão exercícios práticos de logline, elaboração de sinopse, criação de personagens, formatação de cenas, pitching, com um acompanhamento individual nas etapas iniciais do desenvolvimento do roteiro durante o curso. Indicações bibliográficas.




Cronograma das aulas

(Sábados – das 10h às 12h30)
Encontro 1: 22 / Abril
Encontro 2: 29 / Abril
Encontro 3: 06 / Maio
Encontro 4: 13 / Maio
Encontro 5: 20 / Maio
Encontro 6: 27 / Maio
Folga: 03 / Junho
Encontro 7: 10 / Junho



 Ministrante: Flávio de Castro Barboza
Roteirista formado na New York Film Academy. Produtor da "Troma Entertainment" de Nova Iorque e Produtor, roteirista e script consulting na "Accorde Filmes", com experiência cinematográfica em filmes nacionais e internacionais e séries de televisão.




Oficina de Roteiro de Cinema
Turma 20
de Flávio de Castro Barboza

Início
22 de Abril de 2023 (sábado)

Horário
10h às 12h30

Duração
7 encontros semanais presenciais (17,5 horas / aula)

Local
Espaço Força e Luz
(Rua dos Andradas, 1223 / 6º andar - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento
- Inscrição promocional (primeiras 5 inscrições): R$ 450,00*
- Inscrição normal: R$ 480,00*
* Parcelado em até 12x

Formas de pagamento
Cartão de crédito / Boleto

Material
Apostila (impressa) + Caneta personalizada
Certificado de participação

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone (Whatsapp): (51) 99270-1352

Inscrições

Contato: cineum@cineum.com.br








Apoio
Espaço Força e Luz



Realização







Nenhum comentário:

Postar um comentário