sábado, 29 de fevereiro de 2020

Star Trek










Apresentação

A série de TV Star Trek é um fenômeno da cultura pop que cativa legiões de fãs há mais de cinco décadas. No entanto, mais do que apenas um programa genérico de ficção científica, ao longo de todo esse tempo Star Trek - Jornada nas Estrelas propôs reflexões sobre diversos problemas sociais.


Através da representação de uma sociedade utópica, personificada na instituição conhecida como Federação Unida de Planetas, aprendemos que o mundo visto em Star Trek superou a pobreza e a sociedade de classes, tornando-se uma sociedade pós-capitalista onde acredita-se que “a acumulação de riqueza já não é mais a força motriz da vida”, nas palavras do personagem Jean-Luc Picard. A utopia em Star Trek é uma aposta na capacidade humana de progredir e superar suas contradições históricas.


No caminho inverso da quase totalidade das produções do nicho da ficção científica, com suas distopias aterradoras, Star Trek demonstra que existe um caminho melhor a ser seguido pela humanidade. Porém, não se trata de uma esperança vã, ingênua e acidental. Além de apresentar, de maneira geral, uma etapa superior da humanidade, a série de TV realiza, através de inúmeros episódios, surpreendentes críticas sociais, tornando muito nítida, através da ficção, a necessidade premente de superação dos problemas históricos reais como o racismo, o machismo, a desigualdade, entre outros.


 


Objetivos

O curso Star Trek: Utopia e Crítica Social, ministrado por Eduardo Pacheco Freitas, vai analisar a série de TV sob a ótica dos problemas sociais que apresenta em seus episódios. Para tanto, serão determinados quais problemas são tratados nos enredos, quais as perspectivas utilizadas nas abordagens e qual a importância dessas discussões para o desenvolvimento das diversas franquias lançadas ao longo dos últimos 50 anos. Igualmente serão estabelecidas as relações entre a utopia expressa pelas várias encarnações televisivas de Star Trek, o contexto histórico das produções e as críticas sociais efetuadas em episódios icônicos.


Conteúdos

Aula 1
Breve história de Star Trek
Star Trek e História
Criticar a sociedade, construir a utopia
A superação da sociedade de classes


Aula 2
Os temas da crítica social em Star Trek
Novas contradições na utopia
A denúncia do racismo em Star Trek




Ministrante:
Eduardo Pacheco Freitas
Licenciado e mestre em História pela PUCRS. É autor do livro “Star Trek: Utopia e Crítica Social” e apresenta o canal "Apenas um Trekker” no YouTube, voltado para a análise do universo de Star Trek. Atualmente, trabalha desenvolvendo materiais didáticos para faculdades de História.




Curso

Star Trek: Utopia e Crítica Social

de Eduardo Pacheco Freitas


Datas
04 e 05 de Abril (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local
Cinemateca Capitólio / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - 3º andar - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)


Material
Apostila (PDF) + Certificado de Participação + Caneta


Investimento
R$ 100,00

Formas de pagamento
Cartão de Crédito (em até 2x)
Depósito / Transferência bancária
PicPay


***
Promoção: R$ 90,00
(* Válido para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)



Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Apoio
Cinemateca Capitólio


.
.
Instruções para efetuar a inscrição

1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito / Transferência bancária / PicPay:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.

FICHA DE INSCRIÇÃO



.
.
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
.
.

Um comentário: