quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Pequenos Filmes Grandes Diretores - #7 MICHEL GONDRY



PEQUENOS FILMES GRANDES DIRETORES

Os primeiros curtas de consagrados realizadores.


#7 – MICHEL GONDRY

Filme: “LA LETTRE” (14 mim, 1998)

 

Sinopse

Dezembro de 1999, véspera do ano novo, Stéphane conversa com seu irmão Jerome sobre o fim do milênio e sobre meninas, em particular sobre sua colega de escola, Aurelie, por quem ele está secretamente apaixonado. Na manhã seguinte, Aurelie liga para Stéphane sugerindo que ele venha visitá-la: ela escreveu uma carta e quer entregar a ele.


Notas

Este curta-metragem inspirou Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2004.

La Lettre, filmado em preto e branco, mistura onirismo e humor, duas características que serão encontradas em vários outros filmes do cineasta.

O filme aborda dois temas de interesse de Michel Gondry: sonhos e fotografia, especificamente, o uso de negativos. A imagem de Aurélie projetada na parede do corredor de Stéphane é negativa, mas ela também aparece para ele em seu sonho como uma imagem negativa, a única imagem negativa em todo o sonho.

Filmado em francês, com atores jovens, o filme trata de temas frequentes nas obras do realizador: aparências enganadoras, medo de ridículo, rejeição, amor e decepção.

La Lettre é um curta-metragem brilhante, com a aparência íntima dos trabalhos de François Truffaut nos anos 50/60. É também um dos filmes mais pessoais de Gondry, porque ele admitiu que em sua infância se parecia muito com o jovem Stéphane. Ele também foi uma criança entusiasmada com a arte da fotografia e, da mesma que o personagem, reprimia os desejos românticos inatingíveis típicos da adolescência.


ASSISTA no Canal da CINE UM no YOUTUBE

Link: https://bit.ly/2D2Cznf



INSCREVA-SE NO CANAL e fique atualizado com as Estreias.

Link: https://bit.ly/2QoXLH8

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário