segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Pequenos Filmes Grandes Diretores - #8 DAVID LYNCH

 


PEQUENOS FILMES GRANDES DIRETORES

Os primeiros curtas de consagrados realizadores.


#8 – DAVID LYNCH

Filme: THE ALPHABET” (4 min, 1968)


Sinopse

Mulher tem pesadelo e recita o alfabeto enquanto dorme, misturando representações sombrias e bizarras de cada uma das letras. No fim do pesadelo ela jorra sangue por todos os lençóis brancos.


Notas


Segundo curta-metragem realizado por David Lynch. O primeiro foi “Six Figures Getting Sick (Six Times)”, realizado em 1966.


“The Alphabet” se originou a partir de um relato de sua esposa, Peggy Lynch (protagonista da produção), que contou sobre um sonho que sua sobrinha teve durante o qual ela recitava o alfabeto enquanto dormia, e depois de acordar continuou repetindo ininterruptamente as letras de A a Z.


O filme mistura sequências de animação e ações encenadas ao vivo.


David Lynch pintou o rosto de Peggy de branco para dar a ela um contraste irreal com o cenário de paredes pretas, e a fez pular pelo quarto em diferentes posições enquanto filmava. Esta filmagem foi editada juntamente com uma sequência animada, onde as letras do alfabeto aparecem lentamente e uma letra maiúscula A dá à luz a vários caracteres menores que formam uma figura humana. A trilha sonora começa com o canto das letras "ABC", seguido por um homem cantando.


O assustador rosto branco de Peggy traz uma grande semelhança com a fisionomia transformada da personagem de Regan MacNeil (Linda Blair) em “O Exorcista” (1973).


Lynch registrou com um gravador sua filha recém-nascida Jennifer chorando. Depois mixou o som em um laboratório, com auxílio de Herb Cardwell, que mais tarde faria a direção de fotografia de “Eraserhead” (1977).


Misturados estão outros efeitos sonoros, incluindo vento, choro e sirene. Uma voz adulta nos lembra que estamos lidando com uma forma humana, seguida por uma garota cantando a canção do alfabeto.


Lynch mostra muitas fotos, pinturas, letras e palavras, fascínios que serão uma contante em vários de seus trabalhos futuros.


“The Alphabet” é um curta-metragem perturbador que usa imagens sombrias e assustadoras para criar uma imersiva atmosfera onírica. O curta é um filme experimental que penetra e estimula nossos sentidos através de signos e significados.


Graças a este trabalho David Lynch recebeu uma bolsa de produção do American Film Institute.



ASSISTA no Canal da CINE UM no YOUTUBE

https://youtu.be/xv_3tTFIT4Y  



 INSCREVA-SE no Canal e fique atualizado com as Estreias

https://bit.ly/2ZPp55H

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário