terça-feira, 1 de junho de 2021

Giallo




NOVAS DATAS

10 e 11 de Julho


Produto cinematográfico italiano por excelência, o Giallo viveu seu auge entre as décadas de 60 e 80. O nome vem por influência das publicações populares de suspense surgidas no final dos anos 20 – os pulps – com histórias policiais de crimes de sangue e assassinos seriais. A característica marcante destas publicações era o uso da cor amarela (“giallo” em italiano) de forma destacada nas capas.



A maioria dos filmes Giallo se assemelha nas tramas. Invariavelmente retratam um assassino que geralmente só é mostrado e descoberto no final. Durante os filmes vemos apenas suas mãos vestidas com luvas pretas de couro e uso preferencial de facas como armas dos crimes. As vítimas são principalmente as mulheres, sempre com cenas de perseguição, exposição de corpos total ou parcialmente nus e sangue, muito sangue. O Giallo, muito importante para a revitalização do gênero Terror, foi escola para vários realizadores italianos que fizeram suas estreias - e eventualmente a carreira - com este gênero cult de grande apelo popular.

A história de um dos subgêneros mais fascinantes do cinema popular da Itália começou com A Garota Que Sabia Demais (1963), de Mario Bava, e se prolonga até hoje, como neo-giallo, com filmes como a produção francesa A Estranha Cor das Lágrimas do Seu Corpo (2013) dirigido pela dupla Hélène Cattet e Bruno Forzani.




Objetivos

O Curso online Giallo: suspense à italiana, ministrado por Fernando Brito, vai apresentar as origens do gênero, suas características visuais e temáticas. A partir da apreciação crítica de trechos dos gialli de grandes diretores do gênero como Mario Bava, Dario Argento, Lucio Fulci e Sergio Martino, serão analisados os principais elementos do gênero, como o voyeurismo, o ponto de vista do assassino, a transformação da morte em espetáculo estético, a exploração da violência, o barroquismo visual, as tramas mirabolantes, o psicologismo, o erotismo apelativo e a misoginia, a vitimização da mulher e a associação entre sexo e morte. Por fim, a influência do giallo na gênese do slasher norte-americano.



Conteúdos

 As raízes do giallo no krimi alemão

Mario Bava e a gênese do giallo

Os sexy gialli de Umberto Lenzi e cia.

Pelos olhos do assassino: Dario Argento

O ápice do giallo e Lucio Fulci

Sergio Martino: morbidez, erotismo e psicologia

A morte do giallo

O nascimento do slasher e neo-giallo



Ministrante: Fernando Brito

Doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, com especialização em romance gótico. Pesquisador e crítico de cinema, tendo colaborado ao longo de sua carreira com diversas publicações, como a Sci-Fi News Cinema e o Jornal do Vídeo.

Desde 2002, trabalha como curador na Versátil Home Video, onde idealizou e supervisionou o lançamento de muitos clássicos Giallo e vários títulos da filmografia de Mario Bava em DVD.



Curso online
GIALLO: SUSPENSE À ITALIANA
de Fernando Brito


Datas
10 e 11 / Julho
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h30

Duração
2 encontros online
(carga horária: 5 horas / aula)

Material
Certificado de participação


Investimento
R$ 85,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições c/ 18% de desconto:
Apenas R$ 70,00
*** Esgotado ***


Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714






Realização




Nenhum comentário:

Postar um comentário