quinta-feira, 10 de junho de 2021

LGBTI+ Queer

 




Dissidências sexuais e de gênero nos cinemas 
latino-americanos contemporâneos

Apresentação

Desde o início do século XXI acompanhamos a emergência de novos e diversos "enquadramentos" (BUTLER, 1993/2004) das dissidências sexuais e de gênero no cinema latino-americano, que culminou com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para Uma Mulher Fantástica (2017), de Sebastián Lelio.


Prenunciado pelo sucesso crescente de produções latino-americanas em certames cinematográficos dedicados à diversidade sexual e de gênero, como o Teddy Award, do Festival Internacional de Berlim, que nesse período foi concedido a produções do México (2003 e 2009), Argentina (2005, 2011 e 2019), Brasil (2014 e 2018) e Chile (2017).

Tais reconfigurações narrativas e estéticas transitam do âmbito das questões e políticas identitárias ao campo do artivismo audiovisual Queer-Cuir em consonância com seus respectivos contextos - socioculturais e de produção - nacionais. No âmbito dessas perspectivas territorialmente situadas, a maioria das produções faz eco às discussões e às ações ativistas em prol de direitos civis e do enfrentamento aos preconceitos e às violências, mas também emergem questionamentos ao assimilacionismo cisheteronormativo hegemônico.


Objetivos

O Curso online O CINEMA LGBTI+ E O QUEER NA AMÉRICA LATINA, ministrado pela Drª Rosângela Fachel de Medeiros, tem a proposta de abordar e discutir essas duas perspectivas, LGBTI+ e Queer-Cuir, por meio de uma cartografia de produções cinematográficas emblemáticas na abordagem das dissidências sexual e de gênero, na região - América Latina e Caribe, buscando desvelar tanto os repertórios recorrentes quanto os insurgentes.

Conteúdos

- Contextualização territorial da cartografia fílmica e abordagem teórico-crítica.

- Reflexão acerca das noções de cinema gay, lésbico, trans* e queer/cuir.

- Países de maior produção cinematográfica regional: México, Brasil e Argentina. E mais: América Latina e Caribe.

Repertórios estético-narrativos recorrentes e insurgentes acerca das dissidências sexual e de gênero, obras e realizadores em destaque.


Filmes de referencia

Madame Satã (Brasil. 2002)

Mil Nubes de Paz Cercan el Cielo, Amor, Jamás Acabarás de Ser Amor (México, 2003)

Un Año Sin Amor (Argentina, 2005)

Rabioso Sol, Rabioso Cielo (México, 2009)

Ausente (Argentina, 2011)

Tatuagem (Brasil, 2013)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Brasil, 2014)

Mãe Só Há Uma (Brasil, 2016)

Antes o Tempo Não Acabava (Brasil, 2016)

Uma Mulher Fantástica (Chile, 2017)

As Boas Maneiras (Brasil, 2018)

Tinta Bruta (Brasil, 2018)

Breve História del Planeta Verde (Argentina, 2019)


Ministrante: Drª Rosângela Fachel de Medeiros

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e mestrado e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/CAPES). Atualmente, é professora voluntária do Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integra vários grupos latino-americanos de pesquisa no campo do Audiovisual.

Idealizadora e codiretora do "Festival Internacional de Videoarte SPMAV" (UFPel) e coidealizadora e codiretora da "Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande" (IFRS - Campus de Rio Grande) e do "Festival Internacional de Videodança – FIVRS" (UFPel/ECARTA). Atua como colaboradora no "Fantaspoa - Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre".

Seus atuais temas de investigação e de atuação acadêmica estão relacionados às audiovisualidades latino-americanas contemporâneas, especialmente, em relação aos enquadramentos de corporalidades, sexualidades e gênero.

Curso online
O CINEMA LGBTI+ E O QUEER 
NA AMÉRICA LATINA
de Rosângela Fachel de Medeiros


Datas
26 e 27 / Junho
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h30

Duração
2 encontros online
(carga horária: 5 horas / aula)

Material
Certificado de participação


Investimento
R$ 85,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições c/ 18% de desconto:
Apenas R$ 70,00
*** Esgotado ***


Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714






Realização





Nenhum comentário:

Postar um comentário