sábado, 22 de outubro de 2022

Ouvindo Cinema

 


Apresentação

O Cinema nasceu mudo, mas nunca foi silencioso. Desde o final do século XIX, quando os filmes começaram a ser exibidos em sessões públicas e coletivas, a experiência da apreciação fílmica era frequentemente acompanhada de orquestras ou pianistas solo em apresentações ao vivo na sala de exibição. Desde aqueles tempos pioneiros houve o entendimento que a música é um excelente recurso técnico para captar a emoção do espectador e transportá-lo para dentro da narrativa.

A Música, reconhecida como a 4ª Arte, é uma manifestação artística com forte poder de estimular sensações e despertar emoções naqueles que a ouvem. A união da Música com o Cinema se consolidou nos últimos 125 anos como uma ferramenta essencial para a construção da técnica narrativa. Evoluindo ao longo dos anos, a Trilha Sonora de Cinema engloba, no geral, todos os aspectos sonoros que existem em um filme, incluindo no conceito amplo, os diálogos, os sons ambientes, as canções e as músicas incidentais. Este é um trabalho compartilhado entre um compositor e um sonoplasta.



A Trilha Sonora torna a narrativa mais densa e rica, harmonizando-se com as outras técnicas cinematográficas e gerando uma experiência emocional original. Compor uma trilha sonora exige que os responsáveis por ela meditem com cuidado sobre seu desenvolvimento e utilizem ferramentas e recursos teóricos compatíveis com o trabalho que está sendo empreendido. Uma produção bem realizada – ao equilibrar cuidadosamente o som, a imagem e as falas dos personagens - permite que a música imprima o caráter de um filme, a sua face específica, seja qual for o estilo musical empregado nesta obra.




 Objetivos

O Curso online OUVINDO CINEMA, ministrado por Beto Strada, fará uma grande imersão no incrível mundo do Som no cinema, que, sem dúvida, é o um grande fator na construção do espetáculo fílmico. A proposta é estimular a percepção auditiva dos participantes aos sons dos filmes e série, analisando a grande importância que há nos ruídos ambientes, nas dublagens, e finalmente na maravilhosa música de pontuação, ou a música de cinema.





Conteúdos das Aulas

 - Origens dos sons e sinais sonoros presentes nos filmes e séries de TV.

- O uso criativo do “Foley”, a arte de dublar os ruídos de uma cena.

- Exercício de imaginação auditiva: uma história contada somente por ruídos.

- O pioneiro na arte de pontuar ou descrever imagens com música:

Ludwig Van Beethoven.

- Grandes compositores:

John Williams, Henry Mancini, Nino Rota, Ennio Morricone.

- Análise de composições de filmes de sucesso:

Tubarão; Indiana Jones; E. T. - O Extra Terrestre; Harry Potter; Star Wars, entre outros.



Ministrante: Beto Strada

Compositor, arranjador, maestro, com uma vasta história no cinema nacional. Divulgador da arte da composição para filmes e professor de cinema. Já percorreu todo o Brasil com seus Cursos, Oficinas e Workshops, levando conhecimentos importantes sobre o som dentro do audiovisual. No Cinema musicou mais de 30 longas-metragens para diversos diretores, como Anselmo Duarte, Nelson Pereira dos Santos, Jece Valadão, Adriano Stuart, entre outros. Ganhador do APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor compositor de trilha sonora de 1976 para o filme Excitação, dirigido por Jean Garrett.



Curso online
OUVINDO CINEMA
de Beto Strada


Datas
12 e 13 / Novembro
(sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Duração
2 encontros online
(carga horária: 6 horas / aula)

Material
Certificado de participação


Investimento
R$ 60,00

  PROMOÇÃO
R$ 50,00
(Válido para as primeiras 10 inscrições)



Informações







Realização









 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário