quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Abbas Kiarostami

 






"O cinema começa com D.W. Griffith e termina com Abbas Kiarostami".

A definição, atribuída a Jean-Luc Godard, foi muito lembrada quando da morte do cineasta iraniano , em 2016. Mas para além de ter contribuído decisiva e diretamente, mesmo sob condições políticas as mais adversas, para o desenvolvimento de uma das filmografias mais aclamadas da segunda metade do século 21, da qual se tornou o maior expoente, qual a importância de Kiarostami para o cinema contemporâneo?


Embora a arte cinematográfica não tenha se encerrado com o falecimento de Kiarostami, ao contrário do que uma interpretação literal da frase de Godard poderia sugerir, não é difícil compreender suas palavras. Se ainda em sua fase embrionária o cinema provou sua capacidade de não apenas reproduzir a realidade mas também de superá-la, décadas mais tarde começariam a chamar a atenção do planeta obras que complexificavam as fronteiras entre realidade e ficção, apresentadas por um grupo de realizadores no longínquo e conflagrado Irã.

À frente desse movimento, que ficaria conhecido como Novo Cinema Iraniano, estava Kiarostami. Formado em Belas Artes pela Universidade de Teerã, foi ele que inaugurou o que se tornariam as marcas dessa profícua geração: o protagonismo de personagens infantis, a estética naturalista, a autorreferência, a mistura entre documental e ficcional. Por conta disso, tornou-se referência para outros nomes fundamentais, como Mohsen Makhmalbaf e Jafar Panahi.

Da obra-prima Close-Up, passando pelo consagrado O Gosto da Cereja e chegando a produções mais recentes, como Cópia Fiel, Kiarostami provocou como ninguém os limites do cinema - e da arte como um todo - de referenciar o mundo.


Objetivos

O Curso online ABBAS KIAROSTAMI - O FIM DO CINEMA?, ministrado pelo jornalista Pedro Garcia, apresentará um panorama da obra do mais expoente cineasta iraniano e um dos grandes realizadores de toda a história do cinema. Os títulos mais representativos de sua extensa filmografia serão analisados à luz dos elementos que compuseram a assinatura, sobretudo o questionamento à imagem cinematográfica e aos limites da ficção.


Conteúdos


Aula 1

Panorama do Novo Cinema Iraniano.

O período pré-Revolução: o Kanun, O Pão e o Beco, O Viajante e A Experiência.

Os limites da ficção na Trilogia de Koker e Close-Up.

 


Aula 2

O movimento em O Vento nos Levará e O Gosto da Cereja.

O ativismo político em Dez e ABC África.

O questionamento à autenticidade em Cópia Fiel e Um Alguém Apaixonado.

O experimentalismo em Five, Shirin e 24 Frames.


Ministrante: Pedro Garcia

Jornalista e Mestre em Letras. Em sua dissertação, analisou questões relacionadas a metanarrativa, pós-modernidade e política em filmes do diretor iraniano Jafar Panahi. Também já publicou artigos e ministrou curso sobre essa temática pela Cine UM.


Curso online
ABBAS KIAROSTAMI:
O FIM DO CINEMA?
de Pedro Garcia


Datas
27 e 28 / Novembro
(sábado e domingo)

Horário
14h às 16h30

Duração
2 encontros online
(carga horária: 5 horas / aula)

Material
Certificado de participação


Investimento
R$ 70,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições:
R$ 60,00



Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714






Realização







Nenhum comentário:

Postar um comentário