quarta-feira, 26 de novembro de 2014
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Cinema Marginal Brasileiro
Nos anos 60 o Cinema Novo viveu seu auge e também seu declínio. O poder da repressão da ditadura se impunha através da Censura que vetava e proibia filmes e cerceava a liberdade dos cineastas. A partir daquele momento dois caminhos antagônicos se configuraram. De um lado o cinema de concessões e diálogo com o grande público. De outro, o cinema de resistência e guerrilha. Desenvolveu-se então um ciclo de filmes que ficaram à margem do sistema. A proposta era baseada no radicalismo estético, no experimentalismo extremado e na subversão política. Surgia assim o Cinema Marginal brasileiro.
O curso Cinema Marginal Brasileiro, ministrado por Leonardo Bomfim, propõe um mergulho num dos momentos mais inventivos da história do cinema brasileiro, contextualizando os filmes em relação à cinematografia nacional e às influências das rupturas modernas dos anos 1960, na Europa, Estados Unidos e Japão.
Entre os temas que serão abordados no curso, estão os diálogos e as distâncias entre filmes de cineastas como Rogério Sganzerla, Julio Bressane, Andrea Tonacci, Ozualdo Candeias e Carlos Reichenbach; a relação turbulenta com Glauber Rocha e o Cinema Novo; a necessidade de uma criação inventiva dentro de uma situação política repressiva, e a reflexão sobre a herança dos marginais para o cinema brasileiro contemporâneo.
Conteúdos
AULA 1
- O momento do cinema brasileiro nos anos 1960.
- A relação com o Cinema Novo: radicalização ou ruptura?
- A reverência a José Mojica Marins
- Ozualdo Candeias e o cinema da Boca do Lixo.
- O estouro de Rogério Sganzerla com O Bandido da Luz Vermelha.
AULA 2
- Julio Bressane: Matou a Família e Foi ao cinema.
- Os outsiders: José Agrippino de Paula, João Silvério Trevisan e Fernando Coni Campos.
- A produção marginal em Minas e na Bahia
- O surgimento da produtora Belair
- O fim da invenção? O cinema de exílio e o cinema popular nos anos 1970.
Jornalista e Mestre em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das mostras "Cinema Marginal" e "Cinema Black", realizadas na sala de cinema P. F. Gastal. Diretor do documentário em longa-metragem Nas paredes da Pedra Encantada (2011). Diretor do videoclipe A Marchinha Psicótica de Dr. Soup, do Júpter Maçã. Publicou artigos em revistas como Teorema; Norte; Noize e em sites como Senhor F; Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema, de 2005 a 2007. Já ministrou os cursos "Novos Cinemas dos Anos 60", "Brian De Palma: O Poder da Imagem" e "Lumiére, Méliès & Outros Pioneiros" pela Cena UM.
Curso
CINEMA MARGINAL BRASILEIRO
de Leonardo Bomfim
* Datas: 11 e 12 / Dezembro (quinta e sexta)
* Horário: 19h30 às 22h
* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre - RS)
* Investimento: R$ 70,00
* Material: Apostila e Certificado de participação
* Formas de pagamento: Cartão de Crédito / Boleto / Depósito Bancário
* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714
* Inscrições: www.cinemacenaum.blogspot.com.br
* Realização
Cena UM Produtora Cultural
* Patrocínio
* Apoio Cultural
* Parceria
* Apoio de Divulgação
INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO:
1º) Preencha e envie o Formulário abaixo;
2º) Para Pagamento por Cartão de Crédito / Boleto: após enviar o Formulário, retorne ao Blog e clique no botão do "PagSeguro";
3º) Para Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o Formulário você receberá por e-mail as orientações.
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quinta-feira, 13 de novembro de 2014
Novo Cinema Argentino
Apresentação
Na
última década, a Argentina se transformou no maior produtor de cinema da América
Latina graças aos subsídios governamentais, administrados pelo Instituto
Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA), e às políticas de coprodução
internacional. Fato que contribuiu para que o Cinema Argentino alcançasse
mercados, até então, impensáveis e fosse consagrado, em 2010, com o Oscar de
Melhor Filme Estrangeiro a O Segredo de Seus
Olhos (El secreto de sus ojos – 2009),
de Juan José Campanella.
No
entanto, as produções argentinas seguem tendo dificuldades para ingressar nas
salas de cinema latino-americanas, à exceção do Brasil, que, atualmente, é o
país da região que mais exibe filmes argentinos. Contudo, a maioria das
produções argentinas que chega às salas brasileiras já foi consagrada por
festivais internacionais e pouco do cinema comercial argentino, que alcança
grandes bilheterias em seu país, cruza nossas fronteiras. Essa dicotomia da
produção cinematográfica do país divida entre “filmes comerciais” e “filmes
para festivais” tem sido um dos aspectos mais discutidos na atual conjectura deste
cinema, completamente dependente do INCAA.
Objetivos
O curso NOVO CINEMA ARGENTINO, ministrado por Rosângela Fachel de Medeiros, vai traçar um
panorama do cinema produzido na Argentina, que emergiu no final do século XX (com
obras de baixo orçamento, mas esteticamente instigantes) e que, nestes
primeiros anos do século XXI, vem se ramificando em várias vertentes
cinematográficas. Para tanto, o curso realizará uma revisão crítica da recente
produção cinematográfica argentina, centrada em seus mais notórios expoentes, e
abordará questões referentes às políticas públicas do país para o audiovisual,
que têm sido fundamentais para sua consolidação.
Conteúdos
Aula 1
- Contextualizar política, econômico e culturalmente o surgimento do chamado “Novo Cinema Argentino” – período anterior a 2000: obra de referência: Pizza, Birra, Faso (1997), de Bruno Stagnaro e Adrián Caetano;
- Apresentar e discutir obras e artistas que geraram a “primeira onda” do “Novo Cinema Argentino”: Mundo Grúa (1999), de Pablo Trapero; Nove Rainhas (2000), de Fabián Bielinsky; Esperando o Messias (2000), de Daniel Burman; La Liberdad (2000), de Lisandro Alonso; O Pântano (2001), de Lucrecia Martel e Un Oso Rojo (2002), de Adrián Caetano;
- O crescimento das coproduções transnacionais na América Latina – cinema nacional versus Hollywood: criação do Programa Ibermedia (1998);
- Políticas públicas – o kirchnerismo e o cinema nacional argentino.
Aula 2
- O cinema comercial argentino – sucesso de público: Juan Taratuto, Diego Kaplan; Rodolfo ledo; Juan Jose Campanella; Sebastián Borensztein; Damián Szifron; Ariel Winograd;
- O cinema argentino e o Oscar: O Filho da Noiva (2001) e O Segredo de Seus Olhos (2009), de Juan José Campanella;
- O cinema argentino dos festivais internacionais – sucesso de crítica: El Otro (2007), de Ariel Rotter; XXY (2007), de Lúcia Puenzo; O Homem ao Lado (2009), Mario Cohn; Los Labios (2010), de Iván Fund e Santiago Loza; O Estudante (2011), Santiago Mitre; Las Acacias (2011), de Pablo Giorgelli; Abrir Portas e Janelas (2011), de Milagros Mumenthaler; O Último Elvis (2012), de Armando Bo; Samurai (2013), de Gaspar Scheuer;
- O cinema de gênero argentino: Festival Buenos Aires Rojo Sangre (2000); Adrián García Bogliano;
- Qual o futuro do cinema argentino?
Ministrante: Rosângela Fachel de Medeiros
Graduada em Comunicação Social. Mestre e Doutora em Literatura Comparada. Pesquisadora
do Grupo Cinema Latino-americano (UFF). Já ministrou para a Cena UM o curso "David Cronenberg: Seu Cinema e Suas Obsessões".
Curso
NOVO CINEMA ARGENTINO
de Rosângela Fachel de Medeiros
* Datas: 25 e 26 de novembro (terça e quarta)
* Horário: 19h30 às 22h
* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre - RS)
* Investimento: R$ 70,00
* Material: Apostila e Certificado de participação
* Formas de pagamento: Cartão de Crédito / Boleto / Depósito Bancário
* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714
* Inscrições: www.cinemacenaum.blogspot.com.br
* Realização
Cena UM Produtora Cultural
* Patrocínio
* Apoio Cultural
* Parceria
* Apoio de Divulgação
INSTRUÇÕES PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO:
1º) Preencha e envie o Formulário abaixo;
2º) Para Pagamento por Cartão de Crédito / Boleto: após enviar o Formulário, retorne ao Blog e clique no botão do "PagSeguro";
3º) Para Pagamento por Depósito Bancário: após enviar o Formulário você receberá por e-mail as orientações.
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segunda-feira, 10 de novembro de 2014
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