terça-feira, 11 de maio de 2021

Alfred Hitchcock





Apresentação

Sir Alfred Joseph Hitchcock (Londres, 13 de agosto de 1899 — Los Angeles, 29 de abril de 1980), diretor e produtor cinematográfico britânico, é amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Hitchcock foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial. Conhecido como o "Mestre do Suspense", dirigiu 53 longas-metragens ao longo de seis décadas de carreira. Tornou-se também famoso por conta de diversas entrevistas, das frequentes aparições em seus filmes e da apresentação do programa da TV Alfred Hitchcock Presents (1955 - 1965).



Alfred Hitchcock é certamente o mais popular diretor de toda a história do cinema. Seu perfil característico é reconhecido até mesmo por aqueles que jamais viram seus filmes, da mesma maneira que o mais casual dos cinéfilos é capaz de citar alguma cena memorável de um filme de Hitchcock, mesmo que nem o tenha assistido. Este é o poder inigualável da obra do realizador.

Objetivos

O trabalho do realizador inglês é o tema do Curso online ALFRED HITCHCOCK: A ARTE DE UM MESTRE, ministrado pelo jornalista, escritor e crítico de cinema CARLOS PRIMATI, que fará uma revisão de sua carreira e seus filmes, que serão analisadas a partir de seu pleno domínio da técnica cinematográfica e da linguagem narrativa, exemplos máximos do cinema clássico.



Conteúdos

Aula 1 (29/Maio)

1.1 – Resumo da carreira do diretor, seu pioneirismo na Inglaterra e a consagração em Hollywood. A técnica da montagem; noções de suspense, choque e horror. A evolução do conceito de “cinema de autor” e o papel do produtor na independência artística do cineasta. A integridade narrativa como chave interpretativa da obra de Hitchcock.


Aula 2 (30/Maio)

2.1 – A influência do teatro e as metáforas de interpretação dentro e fora do filme. A técnica do cineasta na criação da motivação dos personagens, a elaboração meticulosa do filme através de storyboards e croquis. A manipulação de olhares e o cinema como ferramenta voyeur. Medo, neuroses, culpa, pecado e castigo nos filmes do diretor.

2.2 – A personalidade dividida e a duplicidade de personagens como representações do Bem e do Mal. Fatalidade, humor, ironia e pessimismo como temas recorrentes nos finais de seus filmes. O uso do trem e de cenários turísticos na narrativa. A moda no cinema hitchcockiano e o uso dos figurinos como simbolismo de estados de espírito.



Aula 3 (05/Junho)

3.1 – A transferência da culpa e noções gerais do anti-herói hitchcockiano. A mulher nos filmes do cineasta: a loira frígida, a mulher indomável, inatingível; a mulher moderna, sexualmente agressiva e protagonista. Gastronomia como tema hitchcockiano e a degustação do crime. A privação da liberdade e a simbologia das algemas.

3.2 – A figura da mãe dominadora e opressora nos filmes do cineasta. A desestruturação familiar e a composição incomum de casais e famílias no universo de diretor.


Aula 4 (06/Junho)

4.1 – O uso sutil da metalinguagem e o fascínio pelo cinema em filmes sobre filmes: uma revisão de A Janela Indiscreta e Um Corpo Que Cai como espelhos e reflexões sobre a criação cinematográfica e seus efeitos emocionais.

4.2 – Hitchcock, mestre da autopromoção. O respeito como autor e o êxito comercial se combinam no cineasta absoluto. Estratégias de divulgação e produtos com sua marca.



Ministrante: Carlos Primati

Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado ao cinema de horror mundial e brasileiro. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no cinema brasileiro. Colaborou no livro "Maldito", de André Barcinski e Ivan Finotti, e coproduziu a Coleção "Zé do Caixão" em DVD. Pesquisador da obra de Alfred Hitchcock com inúmeros textos, artigos e análises publicadas sobre o realizador inglês.

Colaborou com as edições especiais "O Livro do Horror" (Herói); "Super Livro dos Filmes de Ficção Científica" (Superinteressante) e "A História do Rock" (Bizz). Criou e editou a revista "Cine Monstro", o livro "Voivode: Estudos Sobre os Vampiros" e escreveu o volume sobre "Séries de TV" da Coleção "100 Respostas" (Mundo Estranho).

Já ministrou para a Cine UM os cursos "História do Cinema de Horror"; "Zé do Caixão: 50 Anos de Terror"; "Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras"; "Ficção Científica dos Anos 50", "Horror no Cinema Brasileiro” e “Horror Britânico: Uma Orgia de Sangue e Pavor”.


Curso online
ALFRED HITCHCOCK
A ARTE DE UM MESTRE
de Carlos Primati


Datas
29 e 30 / Maio, 05 e 06 / Junho
(sábados e domingos)

Horário
14h às 16h30

Duração
4 encontros online
(carga horária: 10 horas / aula)

Material
Certificado de participação
Apostila

Investimento
R$ 100,00 (parcelado em até 12x)

..PROMOÇÃO..
Valor Especial para as primeiras 10 inscrições: R$ 80,00
*** Esgotado ***


Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714






Realização

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Concurso Audiovisual Coreano - Edital

 




EDITAL

CONCURSO NACIONAL DE AUDIOVISUAL COREANO

O Concurso Nacional de Audiovisual Coreano é uma realização da Cine UM, com organização e curadoria de Josmar Reyes e parceria da Embaixada da República da Coreia do Sul em Brasília.

Tem o propósito de divulgar e promover o audiovisual coreano (Filmes e KDrama) através da criação de produto audiovisual, conforme o regulamento a seguir.

 

1. DAS CONDIÇÕES GERAIS

1.1. A inscrição, em qualquer categoria, é GRATUITA;

1.2. Poderão se inscrever para a seletiva nacional online residentes de todas as unidades federativas do Brasil, ficando vetada a dupla inscrição no concurso;

1.3. É vetada ainda a participação de membros da organização e da Embaixada da República da Coreia, bem como seus familiares;

1.4. O concurso tem caráter lúdico e é direcionado, inclusive, a públicos diversos. Estabelece-se como idade mínima de participação no festival, a idade de 18 anos, não havendo, entretanto, limite máximo de idade para a participação do concurso;

1.5. O concurso será dividido em duas categorias: vídeos de estudantes e vídeos de não-estudantes; os proponentes, portanto, concorrem, em uma dessas duas categorias. Os estudantes devem comprovar seu status de estudante através de documento comprobatório. Haverá igualmente um Prêmio do Público e menções honrosas. O Prêmio do Público será decernido no dia da premiação entre os vídeos pré-selecionados para a final da premiação;

1.6. Cada concorrente pode se inscrever uma única vez, de modo solo em uma categoria. O não cumprimento deste item acarretará em desclassificação.

 

2. DAS ETAPAS

2.1. O concurso será dividido em duas etapas:

1ª etapa: envio dos vídeos para a comissão organizadora para avaliação prévio dos mesmos pela comissão avaliadora;

2ª etapa: Premiação online;

2.2. A organização e execução das etapas listadas neste edital serão de responsabilidade da Embaixada da República da Coreia;

2.3. Os critérios de avaliação para a Premiação na 2ª etapa são estabelecidos pela Comissão organizadora e avaliadora;

2.4. Os finalistas serão anunciados alguns dias antes da Premiação;

2.4. A organização do evento se reserva o direito de efetuar qualquer alteração nas datas estipuladas, caso ocorra alguma circunstância que fuja do domínio da produção do evento.

 

3. DA INSCRIÇÃO

3.1. Início do período de inscrições: 19 de abril de 2021;

3.2. Término das inscrições: 21de maio de 2021, às 23h59 (horário de Brasília);

3.3. A inscrição será feita através do envio de vídeo em ratio 16:9, com resolução mínima a partir de 720p, gravado na horizontal, com formato em .MP4;

3.4. O vídeo de inscrição deve ser gravado exclusivamente para o concurso, sendo vetada divulgação de modo público em plataformas e redes sociais, antes, durante ou depois da realização do concurso, por parte do concorrente. O vídeo deve ser hospedado no Google Drive;

3.5. O vídeo deve ter a duração entre 2 a 6 minutos e dever fazer referência (paródia, pastiche, imitação, menção, releitura) a um dos 5 filmes e 5 kdrama aqui relacionados. As  cenas de filmes ( Certo Agora, Errado Antes de Hong Sang-Soo, Parasita de Bong Joon-Ho, Old Boy de Park Chang-Wook, Em Chamas de Lee Chang-dong e Minari de Lee Isaac-Chung) estão aqui relacionadas (arquivo anexo). Se houver a opção do kdrama, a cena escolhida de um dos kdrama sugeridos (My Love from the Stars, Descendants of the Sun, Goblin, Sky Castle e Crash Landing on you) deve ser anexado ao vídeo do candidato, ou seja, para quem optar por uma cena de kdrama, deve enviar o seu vídeo e a cena do kdrama escolhido conjuntamente. O áudio pode ser em português ou em coreano (neste caso o vídeo precisa ser legendado em português). É obrigatório a referência da cena escolhida do filme/kdrama no vídeo. É vetado o recurso do yellow face;

3.6. O concorrente deve ser o diretor do vídeo. O vídeo pode ser realizado por uma equipe (produção, edição, direção de arte, atores etc.), mas o concorrente será unicamente o diretor.

3.7. Caso qualquer participante inscrito deseje em qualquer tempo cancelar sua inscrição, caberá ao mesmo informar à Comissão organizadora do evento em tempo hábil.

3.8. Os concorrentes deverão enviar um e-mail para  audiovisualcoreano@cineum.com.br com o assunto “INSCRIÇÃO CONCURSO ESTUDANTE”, para aqueles que pretendem concorrer na categoria estudante, ou “INSCRIÇÃO CONCURSO– NÃO ESTUDANTE”, para aqueles que pretendem correr na categoria não estudante:

Categoria (estudante – não-estudante):

Nome do participante:

Cidade/Estado:

Nome completo e RG (do concorrente):

Título do vídeo:

Referência de cena de filme/kdrama:

Vídeo: (link do vídeo de inscrição hospedado na plataforma de compartilhamento Google Drive, com acesso concedido ao e-mail: audiovisualcoreano@cineum.com.br)

Não serão aceitas inscrições fora do prazo ou que não atendam a todos os requisitos mencionados;

3.9. Todos os participantes, no ato da inscrição, cedem à organização do evento todos os direitos de uso e exploração da imagem dos vídeos, sem nenhum tipo de compensação financeira;

3.10. O endereço de e-mail destinado ao envio das inscrições será o mesmo ao qual a organização divulgará demais informações relativas à competição.

 

4. DA COMISSÃO AVALIADORA

4.1. A comissão avaliadora julgará os vídeos a partir da data de término das inscrições;

4.2. A comissão será integrada por profissionais da área audiovisual de nacionalidade brasileira e/ou coreana e será composta de 3(três) membros para que não haja empate;

4.3. a comissão avaliadora é soberana e irrevogável em suas decisões, não cabendo recurso.

 

5. DA PREMIAÇÃO ONLINE

5.1.  A final será realizada online, através de streaming, com data prevista para 09 de julho de 2021.

5.2. A participação dos concorrentes na premiação online via streaming será obrigatória.

 

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

6.1. Abordagem, criatividade e originalidade da proposta;

6.2. A abordagem ou tema da obra audiovisual tem relação direta e explícita com a cena escolhida de um filme ou kdrama coreano.


7. DOS PRÊMIOS

7.1. A organizadora, em parceria com a Embaixada, fará a premiação dos colocados nas duas categorias, para o Prêmio do Público, assim como para as menções honrosas com artigos coreanos, além de um certificado. 


8. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1. A comissão organizadora do evento se coloca à disposição para auxiliar os candidatos ao concurso com informações e dúvidas, através de e-mail, por meio do assunto: Informação e dúvidas: Festival.

8.2. Os participantes que desrespeitarem as normas deste edital ou não cumprirem com os devidos itens, poderão sofrer penalidades que serão aplicadas a qualquer um dos envolvidos, uma vez avaliadas pela comissão organizadora, cabendo desclassificação;

8.3. Este concurso endossa a importância de seguir as normas de segurança e saúde quanto aos distanciamento social e medidas de higiene para o combate à Covid19. O não cumprimento deste item acarretará imediata desclassificação.


CONTATO E INFORMAÇÕES

E-mail: audiovisualcoreano@cineum.com.br

Facebook: Embaixada da Coreia e Cine UM

Instagram:  Embaixada da Coreia e Cine UM

A Embaixada da República da Coreia e a comissão organizadora agradecem a participação de todas e todos.

 


CENAS DOS FILMES ESCOLHIDOS

https://drive.google.com/drive/folders/1MEl-z4JGk2ivTBo6ifhDJ3e7-LKuKpy_?usp=sharing