Apresentação
Cinema e Arquitetura são formas artísticas e práticas espaciais que constroem o espaço. Ao analisar o desenvolvimento espacial de uma determinada obra do cinema, inevitavelmente esbarra-se na relação tempo-espaço e na percepção arquitetônica e/ou urbanística da cenografia.
Acompanhando a história do seu desenvolvimento, vemos que o cinema, enquanto meio de produção do espaço, sempre definiu a si mesmo tanto como uma prática arquitetônica, quanto como uma prática urbana, constantemente reinventando o espaço.
Paralelamente aos aspectos físico-espaciais de um filme, entram em cena também dois outros elementos artísticos fundamentais e definidores da "visão de mundo" proposta pelos realizadores. Além dos espaços e da arquitetura em si, existem ainda os objetos de cena (e suas funções) e as cores (e seus significados), definidos pelas escolhas da cenografia e da direção de arte. Todo este tecido de elementos estáticos, sempre - ou tanto quanto possível - são variáveis definidoras do resultado final do que chamamos de "a cara de um filme".
Objetivos
O curso A Arquitetura do Cinema, ministrado por Paulo Leônidas, se propõe a analisar o cinema e a sua arquitetura através das suas formas básicas de expressão do espaço. As aulas abordarão estudos minuciosos de muitas obras cinematográficas importantes através de desenhos de filmagens, plantas baixas, cortes e perspectivas da arquitetura destes filmes, visando a qualificação de profissionais e interessados em geral nesta área do conhecimento.
Público alvo
Esta atividade é aberta a todos os públicos. Não há nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.
Exemplos estudados no curso
* O Realismo Italiano - Roma, Cidade Aberta (Roberto Rossellini, 1945) / Ladrões de Bicicletas (Vittorio De Sica, 1948)
* A Nouvelle Vague de Godard - O Desprezo (Jean-Luc Godard, 1963)
* O Cinema Novo - Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964)
* Le Corbusier (arquiteto) - O Homem ao Lado (Gaston Duprat e Mariano Cohn, 2011)
* Museu Gugenheim - Trama Internacional (Tom Tykwer, 2000)
* O Realismo Italiano - Roma, Cidade Aberta (Roberto Rossellini, 1945) / Ladrões de Bicicletas (Vittorio De Sica, 1948)
* A Nouvelle Vague de Godard - O Desprezo (Jean-Luc Godard, 1963)
* O Cinema Novo - Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964)
* Le Corbusier (arquiteto) - O Homem ao Lado (Gaston Duprat e Mariano Cohn, 2011)
* Museu Gugenheim - Trama Internacional (Tom Tykwer, 2000)
Aula 2
O diálogo através do cenário
A construção de cenários. Estúdios fechados. Iluminação e condições climáticas. Locações e ambientes reais.
Exemplos estudados no curso
* O Expressionismo Alemão - O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene, 1920)
* A maestria de Hitchcock - Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954)
* A paisagem urbana de Tati - Playtime - Tempo de Diversão (Jacques Tati, 1967)
* A herança do Dogma - Dogville (Lars Von Triers, 2003)
O diálogo através da visão distópica
O cinema pós-moderno da era pós-industrial. A visão de futuro das cidade. As interferências da arquitetura no cinema. A sociedade cibernética e seus estilos arquitetônicos. A cidade opressora. A cidade onipresente.
Exemplos estudados no curso
* A invenção - Metrópolis (Fritz Lang, 1927)
* O sentimento futurista - Blade Runner - O Caçador de Andróides (Ridley Scott, 1982)
* Um mundo à parte - Star Wars (George Lucas, 1977)
* Um futuro próximo - Gattaca - A Experiência Genética (Andrew Niccol, 1997)
* Futuro do pretérito - O Quinto Elemento (Jean-Luc Besson, 1997)
Ministrante: Paulo Leônidas
Graduado em Arquitetura (UFRGS). Pós-graduado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS / Architectural Association School of Architecture - Londres). Mestrado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS). Professor visitante na Escola de Arquitetura / Universidade de Varsóvia (Polônia) e na Architectural Association School of Architecture - Londres.
Conferencista, cenógrafo, cineasta, escritor e roteirista de cinema e séries de TV. Lançou os livros "Romeu e Julieta 1844" (romance, 2015) e "DezMiolados" (coletânea de autores, 2019). É autor de inúmeros artigos e textos acadêmicos.
Conferencista, cenógrafo, cineasta, escritor e roteirista de cinema e séries de TV. Lançou os livros "Romeu e Julieta 1844" (romance, 2015) e "DezMiolados" (coletânea de autores, 2019). É autor de inúmeros artigos e textos acadêmicos.
Curso de Férias
A Arquitetura do Cinema
A Arquitetura do Cinema
de Paulo Leônidas
Datas
08 e 09 de Fevereiro (sábado e domingo)
Horário
14h às 17h
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio Petrobras / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - 3º andar - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 90,00 (Cartão de crédito)
* PROMOÇÃO COMBO
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
ATENÇÃO: Válido apenas para pagamento por depósito / transferência
a) 1 Curso de Férias: R$ 80,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/curso)
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/curso)
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
.
.
.
Instruções para efetuar a inscrição
1) Preencha e envie o formulário abaixo.
2) Pagamento por Depósito ou Transferência bancária:
Após enviar o formulário você receberá as orientações.
3) Pagamento por Cartão de Crédito:
Após enviar o formulário, clique no botão do PagSeguro.
.
.
FICHA DE INSCRIÇÃO
.
FICHA DE INSCRIÇÃO
.
.
Clique aqui para pagamento por Cartão de Crédito
(Válido apenas para 1 curso)