Apresentação
Um dos momentos mais instigantes da história do cinema norte-americano é a tomada do poder por uma novíssima geração que iniciou uma transformação a partir do final dos anos 60. Pela primeira vez na América chegavam à indústria jovens realizadores provenientes das escolas de cinema. Este período histórico se consolidou e marcou um movimento que ficou conhecido como o New American Cinema, que tinha na agenda a construção de uma “Nova Hollywood”.
A renovação estética e técnica da indústria cinematográfica dos Estados Unidos foi conduzida por cineastas iniciantes e alguns poucos realizadores já atuantes que revolucionaram antigos paradigmas e trouxeram um sopro de renovação aos filmes de Hollywood, seriamente ameaçados pela ascensão da TV que retirava espectadores das salas de cinema.
Aquela foi uma "Era de Ouro de Hollywood". Por uma década inteira, o cinema autoral teve vez e voz na indústria. Fortemente inspirado pelo cinema de vanguarda europeu da década de 60, o New American Cinema encontrou seu público ao dialogar direta ou indiretamente com o contexto político de sua época, cujas temáticas principais eram a defesa da contracultura, da igualdade racial, da liberalização de costumes e do pacifismo, produzindo uma geração de cineastas libertos do controle dos grandes estúdios e com um olhar mais crítico e incisivo sobre a sociedade estadunidense.
Objetivos
O curso NEW AMERICAN CINEMA: A REINVENÇÃO DE HOLLYWOOD NOS ANOS 70, ministrado por Leonardo Bomfim, aborda as principais características de um dos momentos mais radicais da história do cinema americano, com o surgimento de uma nova geração após um momento de grande tensão entre indústria e vanguarda na explosão do cinema moderno dos anos 1960.
A partir da análise de trechos de obras emblemáticas realizadas entre 1968 e 1980, quatro tópicos que se entrelaçam serão destacados durante as duas aulas do curso:
1 – O mal-estar da sociedade americana revelado em boa parte dos filmes já nos primeiros suspiros da Nova Hollywood.
2 – O retrato realista da classe trabalhadora nos anos 1970. a presença feminina em um cinema extremamente masculino, a relação entre indivíduo e coletivo. As obras-primas realizadas na periferia de Hollywood.
3 – As tentativas políticas: o fracasso do Vietnã, a radicalização da luta negra, a paranoia conspiratória, os escândalos republicanos. A relação entre o cinema, a mídia e os acontecimentos da década.
4 – Os sintomas do desencanto (e os monstros da sexualidade) a partir das novas abordagens dentro do cinema de horror.
Aula 1
1 – Introdução: O nascimento da Nova Hollywood
Vanguarda e indústria: Jerry Lewis, Monte Hellman e o cinema underground
O novo e o velho: Oscar 1968
2 – "The Losers"
Uma Mulher Descasada (An Unmarried Woman, 1977, Paul Mazursky)
Sem Destino (Easy Rider, 1969, Dennis Hopper)
Hardcore - No Submundo do Sexo (Hardcore, 1979, Paul Schrader)
Taxi Driver (1976, Martin Scorsese)
Caso de Assassinato (Cutter's Way, 1981, Ivan Passer)
3 - A classe operária (não) vai ao paraíso
Wanda (1970, Barbara Loden)
Os Novos Centuriões (The New Centurions, 1972, Richard Fleischer)
O Franco Atirador (The Deer Hunter, 1978, Michael Cimino)
Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977, John Badham)
O Matador de Ovelhas (Killer of Sheep, 1978, Charles Burnett)
Aula 2
1 - A revolução não será televisionada
Os Monkees Estão Soltos (Head, 1968, Bob Rafelson)
Amor Sem Barreiras (The Landlord, 1970, Hal Ashby)
A Conversação (The Conversation, 1974, Francis Ford Coppola)
Nashville (1975, Robert Altman)
Rede de Intrigas (1976, Sidney Lumet)
2 - (Re)nascem os Monstros
Na Mira da Morte (Targets, 1967, Peter Bogdanovich)
O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974, Tobe Hooper)
Tubarão (Jaws, 1975, Steven Spielberg)
Carrie, A Estranha (1976, Brian De Palma)
Foi Deus Quem Mandou (God Told me To, 1976, Larry Cohen)
Ministrante: Leonardo Bomfim
Programador da Cinemateca Capitólio (Porto Alegre) desde 2015. Foi programador da Sala de Cinema P. F. Gastal, entre 2013 e 2017. Realizou trabalhos de programação para os Festivais de Gramado (2019 e 2020) e de Brasília (2018). Em 2021 fez parte da equipe de programação da Mostra Cinema Brasileiro Anos 2010: Dez Olhares. Doutor em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) . Publicou textos sobre cinema nas revistas Archive Prism, Teorema, Norte, Noize, Cahiers du Cinéma e Harper's Bazaar Brasil. Já ministrou os cursos “Novos Cinemas dos Anos 60”; “Brian De Palma: O Poder da Imagem”; “Lumiére, Méliès & Outros Pioneiros”, “Cinema Marginal Brasileiro”, “A Gênese da Nova Hollywood” e “O Cinema Moderno no Leste Europeu” pela Cine UM.
Curso de Férias
NEW AMERICAN CINEMA: A REINVENÇÃO DE HOLLYWOOD NOS ANOS 70
Datas
17 e 18 / Fevereiro
(sábado e domingo)
Duração
2 encontros presenciais
(carga horária: 6 horas / aula)
Local
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 45,00
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Material
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Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99270-1352
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