Apresentação
Um dos mais controversos e revolucionários autores do cinema americano, Sam Peckinpah (1925-1984) trilhou um caminho de aventura e autodestruição. Dono de um temperamento forte, aliado a uma visão político-social ousada, ele chocou público e crítica. Em sua carreira relativamente curta, viveu uma guerra pessoal interminável contra estúdios, produtores e a moral vigente.
Tantas vezes comparado ao escritor Ernest Hemingway, Peckinpah foi o cronista de uma era agonizante, redefinindo as tradições do Western com muito chumbo e sangue. Porém, debaixo da aparente truculência, havia um artista sensível e nostálgico.
Realizou clássicos absolutos como Meu Ódio Será sua Herança (The Wild Bunch - 1969), Pat Garrett e Billy the Kid (Pat Garrett and Billy the Kid - 1973) e Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia” (Bring Me the Head of Alfredo Garcia - 1974), tornando-se um cineasta influente e cultuado até os dias de hoje.
Objetivo
O Curso de Férias SAM PECKINPAH: REBELDE IMPLACÁVEL, ministrado por Cesar Almeida. tem como objetivo analisar a obra deste grande mestre filme a filme, além de mergulhar nas histórias reais e lendárias de sua vida pessoal atribulada, combustível para os conflitos que exibiu nas telas.
Conteúdos
Aula 1
- A juventude real e imaginária de Sam Peckinpah em um Velho Oeste agonizante (1925-1954)
- O trabalho na TV (1954-1962)
- O Homem Que Eu Devia Odiar (The Deadly Companions - 1961)
- Pistoleiros do Entardecer (Ride the High Country - 1962)
- Juramento de Vingança (Major Dundee - 1965)
- O desencanto com Hollywood e a volta à TV
- Meu Ódio Será sua Herança” (The Wild Bunch - 1969)
- A Morte Não Manda Recado (The Ballad of Cable Hogue - 1970)
Aula 2
- Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs - 1971)
- Dez Segundos de Perigo (Junior Bonner - 1972)
- Os Implacáveis (The Getaway - 1972)
- Pat Garrett e Billy the Kid (Pat Garrett and Billy the Kid - 1973)
- Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (Bring Me the Head of Alfredo Garcia - 1974)
- Elite de Assassinos (The Killer Elite - 1975)
- A Cruz de Ferro (Cross of Iron - 1977)
- Comboio (Convoy - 1978)
- O Casal Osterman (The Osterman Weekend - 1983)
Pesquisa e escreve sobre cinema. É o autor de Cemitério Perdido dos Filmes B. Também atua como tradutor e editor, além de escrever ficção policial com o pseudônimo Cesar Alcázar. Foi um dos criadores e organizadores do Porto Alegre Noir. Já ministrou os cursos “Mestres & Dragões: A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema”; “À Queima-Roupa – A Literatura Policial Americana no Cinema”; “Blaxploitation – O Cinema Negro Americano dos Anos 70”; “Zumbis no Cinema – Eterno Retorno” e “Era Uma Vez o Spaghetti Western” pela Cine UM.
Curso de Férias