A ideia de Cinema Queer deriva da ascensão e consolidação da Teoria Queer, nas
décadas de 1980 e 1990, como uma maneira de reapropriação e ressignificação
teórico-crítica do termo queer. Palavra de cunho pejorativo – que
significa estranho e esquisito, e que equivale aos xingamentos: “viado”,
“maricas” e “bicha”, no Brasil.
Glen ou Glenda (1953)
Enquanto agenciamento, a Teoria Queer reivindicou um modelo de política interseccional que rejeita as noções de identidade monolíticas e dicotômicas: homem, mulher, branco / não-branco, heterossexual / homossexual. E entende a sexualidade como devir – como algo movediço, ambíguo e ambivalente, em permanente mutação, e que responde ao contexto histórico-cultural em que está inserida.
O Cinema Queer/Cuir diz respeito,
então, a produções cinematográficas que subvertem o discurso e a estética
heteronormativa – na forma e no conteúdo. Suas narrativas abordam sexualidades
fluidas que rompem com padrões tradicionais e têm como
protagonistas e/ou personagens de destaque indivíduos LGBTQIA (Lésbicas,
Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo e
Assexual).
Priscilla, A Rainha do Deserto (1994)
Nesse sentido, o Cinema Queer promove práticas discursivas a respeito de homoafetividade e homoerotismo em uma sociedade heterossexista, rompendo e se distanciando dos modelos estabelecidos pelo cinema clássico hollywoodiano. Enquanto linguagem e narrativa, esse cinema se constituiu e se afirmou por meio dos repertórios transgressores da estética camp marcada pelo uso da afetação, do artifício, do exagero, do deboche e da paródia de si, presentes na composição das narrativas e dxs personagens – no figurino, na maquiagem, nos gestos, nos discursos e, até mesmo, no próprio corpo.
Tatuagem (2013)
Objetivos
O Curso Cinema Queer: Identidade & Diversidade, ministrado por Rosângela
Fachel de Medeiros, objetiva traçar um panorama geral da questão do queer/cuir no cinema, partindo do entendimento do conceito e de sua
apropriação no âmbito cinematográfico mundial para então repensar sua
configuração no âmbito dos cinemas latino-americanos e brasileiro.
The Rocky Horror Picture Show (1975)
Conteúdos
Conteúdos
Aula 1
a) Contextualizar e discutir a teoria Queer e sua importância no campo dos
estudos em diferentes áreas do saber.
b) O que é Cinema Queer?
c) O Cinema Queer
antes da teoria Queer –
historiografia e principais expoentes da cinematografia Queer: cinema underground – décadas de 1960 e de 1970; San Francisco International Lesbian and Gay
Film Festival (1976/1977).
Filadélfia (1993)
Filadélfia (1993)
d) New
Queer Cinema –
B. Ruby Rich, Sight & Sound (1992)
– do impulso radical ao cinema de nicho.
e) Filadélfia (1993), de Jonathan
Demme – quando o Queer chega ao mainstream.
f) O Cinema Queer como ativismo e política de
representatividade.
Querelle (1982)
Aula 2
a) Contextualizar e discutir a ressignificação
do conceito Queer no âmbito
latino-americano como Cuir – descolonização
e identidade cultural.
b) Historiografia e principais expoentes do
Cinema Queer/Cuir Latino-americano.
c) O Queer/Cuir no Brasil – do subtexto ao ativismo.
Uma Mulher Fantástica (2017)
d) Uma Mulher Fantástica – quando o Queer/Cuir leva um Oscar;
Uma Mulher Fantástica (2017)
d) Uma Mulher Fantástica – quando o Queer/Cuir leva um Oscar;
e) Crianças Queer/Cuir no cinema: Minha Vida em Cor de Rosa (1997), de Alain Berliner; Tomboy (2011), de Céline Sciamma; Pelo Malo (2013), de Mariana Rondón.
f) Cinema Pós-Queer?
O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
Ministrante: Drª Rosângela Fachel de Medeiros
Possui mestrado e doutorado em Literatura Comparada pela UFRGS, e
graduação em Comunicação Social pela PUCRS. É Professora Visitante do Mestrado
em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas; e vice-líder do Grupo de
pesquisa (CNPq) "Narrativas Contemporâneas e Estudos
Culturais" – URI/FW. Participa dos grupos "Cinema
Latino-Americano" – UFF; "Cinema da América Latina e Vanguardas
Artísticas" (GECILAVA) – UNIFESP. Integra as redes internacionais: RedINAV
– Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales, e RICiLa –
Red de Investigadores sobre Cinema Latinoamericano. Desenvolve projetos de
pesquisas e extensão relacionados à configuração das narrativas audiovisuais
latino-americanas contemporâneas, temática sobre a qual já publicou artigos,
ministrou conferencias e cursos, e orientou trabalhos de graduação e
pós-graduação. Atuou como colaboradora nos festivais: FAM – Florianópolis
Audiovisual Mercosul /Brasil, como selecionadora e jurada; e FIS-MED – Festival
Internacional de Series Web – Medellín/Colombia, como jurada. Já ministrou para
a Cine UM os cursos: "David Cronenberg: Seu Cinema e Suas Obsessões"
e “Novo Cinema Argentino”.
Curso
CINEMA QUEER: IDENTIDADE & DIVERSIDADE
de Rosângela Fachel de Medeiros
de Rosângela Fachel de Medeiros
Datas
08 e 09 de Dezembro (sábado e domingo)
Horário
09h30 às 12h30
Duração
2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
Investimento
R$ 95,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário: R$ 90,00
Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)
Material
Certificado de participação e Apostila
Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714
Realização
Cine UM Produtora Cultural
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Instruções para efetuar a inscrição
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